• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

KOMBI DO TONHO: RESTAURAÇÃO PROSSEGUE

identicon por Alexander Gromow
14/02/2017
em AG, Falando de Fusca & Afins






Na matéria Missão quase impossível contei como começou a reforma de uma Kombi Corujinha. As “Velhas Senhoras” têm o seu fã clube cativo aqui neste meu trabalho no AE e a complicada tarefa do Antônio Carlos Carlini Pereira, o Tonho, chamou a atenção de todos.

Nos Comentários vieram pedidos como:

Cássio: bacana a matéria, adoro ver estas restaurações e uma Kombi é sempre prazeroso ficarei aguardando o andamento desta restauração .

Fat Jack: Ele vai reformar ambas? Por favor, AG, quando tiver umas brechas e puder atualize seus leitores das evoluções dessas maravilhas!
Sou um dos que adoraria corujar…

Então vamos lá. Antes a resposta ao Fat Jack: a Kombi cinza já está com a documentação regularizada e será vendida.

Quanto ao update da reforma, o Tonho me enviou algumas fotos e comentou: “Estou encaminhando algumas fotos da restauração da corujinha feitas no mês de janeiro. Agora na fase de preparação para a pintura, como pode ser visto, as partes por baixo da carroceria já foram pintadas, apliquei o famoso Bate Pedras à base d’água. O que está dando trabalho é a aplicação de massa poliéster, talvez por falta de experiência. É um trabalho braçal, pesado, e que fez ressuscitar uma velha bursite que estava inativa há muito tempo, mas acredito que a pior parte já foi executada. ”

Final da funilaria, alinhamento geral, ajustes das portas, conferência das folgas, trincos e dobradiças, últimas marteladas
Aplicação do produto “Bate Pedra” a base de água por baixo dos para-lamas e cabine do motorista

No meu tempo o pessoal conhecia um produto chamado Underseal, da 3M, era uma massa asfáltica que tinha que ser aplicada por espátula (que quando secava grudava firme e era difícil de tirar), e que podia deixar vazios entre esta massa e a chapa que acumulavam água e resultavam em uma ferrugem “oculta”. Mas, depois, a própria 3M lançou uma massa de emborrachar que pode ser aplicada por pistola específica numa camada fina e que, depois de seca, aceita pintura.

O produto Bate Pedra, da Maxi Rubber, que o Tonho está usando, é de base aquosa e também pode ser aplicado com uma pistola dedicada e também pode ser pintado na cor de acabamento do trabalho. Este já é um grau de sofisticação no que se refere a materiais aplicados à restauração de carros antigos.

Produtos como o Bate Pedra oferecem um emborrachamento das superfícies e são indicados para a proteção das partes externas e inferiores dos veículos (chassi, para-lamas, caixas de ar, painéis dianteiros e traseiros) contra a ação da chuva, maresia, batida de pedra e terra. A aplicação diminui os efeitos de vibrações e dá proteção adicional no interior das portas, porta-malas, assoalhos e outras partes contra ruídos e corrosão.

Aplicação do “Bate Pedra” por baixo do assoalho, longarinas e cofre do motor
Remoção de toda tinta existente e início de aplicação de massa poliéster visando corrigir todas as ondulações
Vista dianteira, aplicação de massa poliéster visando corrigir as imperfeições em função da substituição da parte inferior frontal
Vista lateral já com toda tinta removida e massa poliéster aplicada diretamente sobre a chapa nua
Vista frontal com massa poliéster aplicada, corrigindo as grandes imperfeições; daqui para frente começa o trabalho de correção dos pequenos detalhes e que dependerá muito do estado de espírito do executor

A aplicação de massa poliéster visa, principalmente, a correção de ondulações e, assim, tem que ser depositada em camadas e lixadas, de forma a se conseguir uma superfície mais plana possível. É bem capaz que a metade da massa aplicada vire pó de lixa, e com isto se pode ter uma noção do trabalho de lixamento.

A próxima etapa será a aplicação do fundo PU (poliuretano) e aplicação de KPO (adesivo selante) visando eliminar todas as frestas.

Ainda há um longo caminho adiante antes da Kombi Corujinha ficar pronta, está dando bastante trabalho, mas é uma Kombi que está sendo resgatada e que fará parte de um acervo que irá conservá-la por muitos anos.

AG

Fotos e informações passadas pelo Antônio Carlos Carlini Pereira.
Contato com Alexander Gromow pode ser feito pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

UM 1300 CARRERA – POR JACSON MAFFESSONI

Próximo

FIAT UNO SPORTING DUALOGIC 2017, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo

FIAT UNO SPORTING DUALOGIC 2017, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In