• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

É ISSO MESMO, MR. JACK…

identicon por Boris Feldman
19/02/2017
em BF, Opinião de Boris Feldman






Desdobramentos do “dieselgate” da VW eram inevitáveis.

Eu já imaginava que a fraude da Volkswagen para homologar seus carros a diesel teria desdobramentos. Quem a flagrou foi a West Virginia University (dos EUA): bastou rodar (em setembro de 2015) com alguns de seus modelos a diesel com um sensor no escapamento para descobrir que as emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) superavam em até 40 vezes os limites da legislação americana.

E os desdobramentos eram inevitáveis. Foi o que percebi ao conversar, logo que o “dieselgate” da VW veio à tona, com um engenheiro que tinha trabalhado na Renault, na França. Ele integrava a equipe que desenvolvia motores, mas, quando conversamos, no Salão de Genebra, já trabalhava para outra marca.

Ele comentou a pressão exercida pelas diretorias de várias fábricas de automóveis sobre as equipes de engenharia de motores, cobrando resultados semelhantes aos obtidos pela Volkswagen. Como ninguém imaginava que uma empresa daquele porte iria recorrer a uma fraude para homologar seus automóveis, os índices baixos de emissões eram atribuídos ao talento e esforço dos engenheiros da marca alemã. E comentou que a situação na nova empresa em que trabalhava não era muito diferente. Questionado sobre a solução encontrada, ele se limitou a sorrir…

Óbvio que várias outras fábricas acabaram se utilizando de recurso semelhante: no ano passado, investigações de órgãos ambientais na Europa não tardaram a descobrir que a mesma “solução” foi aplicada pela Mitsubishi, Volvo, Renault, Jeep, Hyundai, PSA e Fiat. Cada uma escorregou de um jeito. Na Alemanha, concluíram que o software da FCA (Fiat-Chrysler) estava programado para reduzir o controle de emissões depois de 22 minutos de funcionamento do motor no laboratório, pois todos sabiam que os testes para homologação duravam 20 minutos.

Bem mais sofisticado do que o “jeitinho” que a Fiat deu no Brasil, em 1995, quando as emissões do Uno foram verificadas no laboratório da Cetesb: dizem que, quando o capô do carro era levantado, a central eletrônica recebia um comando que reduzia as emissões. Como os testes exigiam a abertura do capô para passarem os cabos…

A Fiat foi multada em R$ 3,5 milhões e obrigada a plantar algumas milhares de árvores num parque. Valor simbólico se comparado com os diversos acordos feitos pela Volkswagen que já lhe custaram cerca de 20 bilhões de dólares. E ainda prenderam recentemente um de seus executivos nos EUA, por conta do “dieselgate”.  A FCA já foi avisada pelo órgão ambiental americano que pode se preparar para enfrentar problemas semelhantes. Alguém fez as contas e estimou uma multa de cerca de US$ 4 bi.

Estava lendo outro dia o que escreveu Jack Baruth, um articulista da revista americana Road&Track. Ele se diz decepcionado com os ventos que passaram a castigar nos últimos tempos a indústria automobilística mundial. Perseguida pela imprensa, pelos ambientalistas, pelos governos e pelos próprios consumidores, é  induzida a projetar e vender modelos que não agradam o mercado para atender a uma legislação que cada dia dá mais uma volta no parafuso. Compara a rigidez contra o automóvel com a liberalidade em relação à informática. Os lucros gigantescos do Google e Facebook que não produzem rigorosamente produto nenhum, só virtualidades. E de seu pouco compromisso com o consumidor. Baruth lamenta o terror exercido contra uma fábrica de automóveis que eventualmente erra o projeto de uma alavanca de mudanças enquanto nossos computadores travam quase diariamente e fica tudo por isso mesmo. Nerds se enfurecem e jogam (literalmente) pela janela um laptop que se travou. No dia seguinte entram na fila da Apple para comprar seu último lançamento.  Mas botam a boca no trombone se tiverem que levar o carro para um recall. E botam a boca no trombone se a fábrica não fizer o recall…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

OS DEZ MELHORES ALFA ROMEO

Próximo

DETROIT: DIÁRIO DE BORDO / CHEVROLET TRACKER

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Jpeg

DETROIT: DIÁRIO DE BORDO / CHEVROLET TRACKER

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In