• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

VINTE DE JANEIRO, DIA NACIONAL DO FUSCA. MAS POR QUÊ?

identicon por Alexander Gromow
05/02/2017
em AG, História, Outros






A história do “Dia Nacional do Fusca” remonta ao ano de 1988, quando os contatos do então Sedan Clube do Brasil com a Volkswagen do Brasil, na época sob controle da Autolatina (joint venture entre as filiais brasileiras e argentinas da Volkswagen e da Ford) estavam melhorando e alguns eventos já haviam sido realizados com a ajuda da fábrica. Estes eventos foram a “Primeira Exposição”, o “Quarto Passeio Anual”, sem contar o apoio que o setor de imprensa da VW dava às atividades do Sedan Clube através de divulgação em suas publicações.

Em meados de 1988 começou a preparado um megaevento em Interlagos, o “Encontro Nacional do Fusca”, que consolidaria a criação do “Dia Nacional do Fusca”.

Naquela época o gerente de Propaganda e Marketing da VW era o amigo Luís Cesar Basso Barbosa, uma pessoa que tinha um carinho especial pelo Fusca e que sempre que tinha condições para tal colaborava com os empreendimentos do Sedan Clube. Tanto é assim que ele participou de uma memorável reunião preparatória para o evento de Interlagos, que foi realizada no dia 12 de novembro de 1988, um domingo , no Well’s Burger da Praça Panamericana (hoje é um McDonalds). e levando sua esposa e filhos.

Reunião no Well’s Burger, da esquerda para a direita: Carlos E. Zan, Luís Cesar Basso Barbosa, Alfredo Batista Jr. (em pé), Bob Floriano, Carlos Menon (encoberto) e eu (Foto: Eduardo Pavanelli)

Outra foto do grupo, que se acomodou numa sacada que havia no Well’s Burger na procura de um pouco de privacidade para os trabalhos:

Da esquerda para direita, o Zan, Luís Cesar e sua filha, Alfredo batista Jr., Bob e sua namorada, Carlos Menon (já falecido) e o Eduardo Pavanelli, da Garagem WEB; na frente do Menon, alguns modelos de diplomas de participação e, em primeiro plano, minhas pastas de trabalho com a agenda do clube (minha foto)

A ideia inicial, pela qual a VW já estava agilizando os preparativos, era fazer o evento no dia 20 de novembro de 1988, um domingo, mas não houve condições logísticas para realizar o evento nesta data. No entanto, boa parte do trabalho já estava pronta, incluindo o logotipo do evento que era o número 20 grafado na forma de um Fusca,  já aprovado.

Logo do “Dia Nacional do Fusca” que permaneceu; somente a data foi alterada na versão final para 20 de janeiro

A reunião do Well’s Burger já foi parte do Plano B, que foi transferir o evento para 20 de janeiro, instituindo-o como “DIA NACIONAL DO FUSCA”. Mas esse dia, em 1989, era uma sexta-feira, e o evento em Interlagos acabou sendo antecipado para o dia 15, um domingo. O cronograma de eventos de janeiro de 1989 ficou assim:

• 15/01/89 – Na capital de São Paulo foi realizado o “Encontro Nacional dos Fuscas”. Em muitas outras localidades do Brasil foram realizados “Passeios de Fuscas” organizados pelos representantes locais da Rede Autorizada VW.
• 16/01/89 a 21/01/89 –“SEMANA DO FUSCA”, com festividades e promoções especiais (peças e serviços para Fuscas com desconto), que foram realizadas em todas as concessionárias VW.
• 20/01/89 – instituído como “DIA NACIONAL DO FUSCA”, que doravante seria o dia em que o Fusca seria homenageado todos os anos.

Abaixo, carta da VW com a definição do evento, dirigida a mim, então presidente do Sedan Clube do Brasil (a mudança para Fusca Clube ocorreu alguns anos depois, quando a VW concedeu o uso do nome ‘Fusca’ ao clube):

Esta carta foi assinada pelo Luís Cesar Basso Barbosa e por outro grande amigo até hoje, Roberto Malacrida; Aliás, toda a equipe daquele departamento merece meus agradecimentos.O famoso Fusca amarelo sorrindo apareceu nesta época e foi uma criação do amigo Lengard Müller Assis que na época trabalhava no departamento de Marketing da VW. Ele também decorou o panfleto que anunciava a Semana do Fusca:

O desenho do Fusquinha amarelo sorrindo logo cativou a todos!

Para anunciar o evento aos sócios do Sedan Clube foi publicada uma edição extra do jornalzinho “A BANANINHA” com dados do “ENCONTRO NACIONAL DOS FUSCAS” que seria realizado no dia 15 de janeiro de 1989. Esta publicação está disponível em PDF e pode ser baixada aqui.

Na capa desta edição extra do A BANANINHA vê-se alguns trabalhos de gráficos que eu fiz por computador, como a bananinha (indicador de direção tipo semáforo) na parte superior como o logo do Dia Nacional do Fusca, com o Fusca feito ponto por ponto e o número 20 sobreposto a ele

 

Em resumo: ao contrário do Dia Mundial do Fusca, no qual a data escolhida tem um vínculo com a história do Fusca, o “Dia Nacional do Fusca” foi criado sem este vínculo histórico em mente. Mas, sem dúvida, a sua criação formou um vínculo próprio e agora este dia chega aos 28 anos, tendo como descendentes o “Dia Mundial do Fusca”, comemorado nos dias 22 de junho de cada ano, e o “Dia Municipal do Fusca” em São Paulo, comemorado também no dia 20 de janeiro, data que colocou São Paulo na posição ímpar de ser uma metrópole com um dia oficialmente dedicado ao Fusca!

 

 

AG

Nota do Autor: este material, atualizado, foi originalmente publicado na minha coluna “Volkswagen World”, do Portal Maxicar (www.maxicar.com.br), e esta publicação ocorre de comum acordo com o meu amigo Fernando Barenco, gestor do MAXICAR, companheiro de muitos anos de trabalho em prol da preservação dos veículos VW históricos e de sua interessante história. O seu conteúdo é de interessa histórico e representa uma pesquisa bastante aprofundada do assunto. Material obtido em livros e na Internet, com pitadas de conhecimento próprio de longa data…

 

REGISTRO: após da mudança de provedor ocorreu a perda parcial de material fotográfico que foi recolocado nesta matéria no dia 04/02/2017. Este procedimento, feito pelo autor, complementou o trabalho feito pelo Staff do AUTOentusiastas na condução da transferência de muitas centenas de matérias para “seu novo lar”. Com isto esta matéria foi reconduzida à sua condição original, respeitando as condições de arquivo existentes, pequenas diferenças podem ter ocorrido.
.

 

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 





Anterior

ELEIÇÃO NA CBA: WALDNER BERNARDO É O NOVO PRESIDENTE

Próximo

MILAGRE UMA OVA!

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo

MILAGRE UMA OVA!

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação Land  Rover

LAND ROVER APRESENTA O NOVO DISCOVERY

11/04/2021
Daytona, 1990 (foto: ISC Images and Archives)

1990, AS ÚLTIMAS GRANDES VITÓRIAS DA JAGUAR

11/04/2021
Fotos: Divulgação Lamborghini

QUADRIGENTÉSIMO LAMBORGHINI HURACÁN

11/04/2021
Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação Land  Rover

LAND ROVER APRESENTA O NOVO DISCOVERY

11/04/2021
Daytona, 1990 (foto: ISC Images and Archives)

1990, AS ÚLTIMAS GRANDES VITÓRIAS DA JAGUAR

11/04/2021
Fotos: Divulgação Lamborghini

QUADRIGENTÉSIMO LAMBORGHINI HURACÁN

11/04/2021
Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In