• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

CHEGUEI LÁ…

identicon por Boris Feldman
07/01/2017
em BF, Opinião de Boris Feldman, Outros






Os avanços tecnológicos nos séculos XX e XXI contribuíram para um salto de qualidade em carros e residências.

Carro e casa fazem parte, nesta ordem, do nosso imaginário e sempre foram sonho de consumo.  Há divergência entre pesquisas: algumas apontam que as redes sociais reduziram  o contingente de adolescentes interessados em ter seu próprio automóvel, de conquistar com ele sua liberdade de ir e vir, principalmente nos EUA. Outras indicam que o pessoal desta faixa etária (cerca de 18 anos) continua tendo carros povoando seus sonhos. No Brasil, talvez pela precariedade do nosso transporte público, nosso jovem continua mantendo o sonho do carro na garagem.

Desde que inventado há 130 anos, o automóvel — na foto o primeiro, o Benz Patent-Motorwagen de 1886, dirigido por Bertha Benz, esposa de Karl Benz, que em agosto de 1888, com os dois filhos adolescentes Eugen e Richard foi de Stuttgart a Pforzheim e voltou, percorrendo quase 200 quilômetros — passou por substanciais transformações. Nasceu vilão e foi combatido por empresas de carruagens e ferrovias. Logo se transformou em sinal de status e a servir altos dignitários, autoridades e milionários. Depois se popularizou e se tornou meio de transporte de fato.  Virou herói cantado em prosa, verso, cinema, teatro e literatura. Mas voltou hoje à condição de malfeitor pois polui, congestiona e mata.

A casa, milhares de anos mais idosa que o automóvel, também passou por inúmeras transformações desde que deixou a caverna. De simples abrigo contra as intempéries, conquistou novos padrões de conforto e segurança. Entre as diversas modernidades implantadas durante séculos, foi até dotada (!) de vaso sanitário na casa de banhos…

Avanços tecnológicos nos séculos XX e XXI contribuíram para um salto de qualidade em carros e residências. A eletrônica tornou o automóvel  mais seguro, eficiente e confortável. A casa foi beneficiada com uma parafernália de equipamentos de conforto, lazer e segurança.

O carro sempre interferiu no padrão de habitação. Tornou desnecessária a proximidade do lar com o trabalho e estimulou a expansão de zonas residenciais para locais distantes dos centros. Além do crescimento vertical dos prédios de apartamentos, permitiu implantar condomínios horizontais afastados das grandes cidades.

O automóvel foi sempre um retrato de época, das diversas fases sociais e econômicas de cada país. O luxo e a ostentação dos modelos europeus anteriores à Segunda Guerra Mundial deram lugar a carros simples e econômicos do pós-guerra. Cada ciclo de prosperidade da economia resulta em automóveis maiores, mais potentes e com profusão de cromados.

A motorização do Primeiro Mundo atingiu índices inacreditáveis de habitantes por automóvel: 1:1 nos EUA, 1,7 na Europa. Mesmo em países com excelência de transportes públicos e de massa. No Brasil, ainda derrapamos em cinco pessoas por carro.

Carro expressa melhor o sinal de status que a casa. Ambos evidenciam a saúde financeira do dono. Mas a casa, mesmo sofisticada ou abrigando raríssimas e valiosas obras de arte, fica atrás de muros ou numa cobertura  do prédio e admirada apenas pelos mais chegados da família. Automóvel circula, se exibe, para na porta do restaurante ou da casa de shows. Está no topo dos sinais externos de riqueza. E, de tempos em tempos, o “must” automobilístico varia, muitas vezes influenciado pela própria indústria interessada em manter seus níveis de  faturamento. Se, até dez anos atrás, era chique chegar no restaurante com um belo automóvel do tipo sedã, ele hoje perde o brilho e o charme para o utilitário esportivo. E está enganado quem pensa que o SUV faz sucesso apenas no Brasil: no respeitável e conservador Velho Mundo ele já representa 25% do mercado.

Mas, o setor imobiliário não fica atrás e também cria seus apelos consumistas: o feliz motorista que finalmente realizou o sonho de seu SUV (“custei, mas cheguei lá!”) jamais compraria hoje um apartamento que não tenha na varanda um “Espaço Gourmet”…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

TURBINAS AERONÁUTICAS: HISTÓRIA, CONCEITOS E EMPREGOS – 1ª PARTE

Próximo

DEZ MELHORES CARROS NOVOS QUE POSSO COMPRAR EM 2017

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

DEZ MELHORES CARROS NOVOS QUE POSSO COMPRAR EM 2017

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In