• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

NOITE RENAULT REUNIU CARROS E FÃS DA MARCA

identicon por Autoentusiastas
17/12/2016
em AE, Notícias, Outros






Terça-feira última (13) o AE, com Bob Sharp e Paulo Keller, esteve presente na 8ª edição da “Noite Renault” no sambódromo do Anhembi (SP), onde houve uma exposição de carros antigos e recentes da marca. Com o tema “A História de sucesso dos motores Renault”, o evento relembrou os diferentes motores que equiparam dezenas de modelos Renault até hoje.

O Étoile Filante, ou Estrela Cadente, foi uma das atrações mais interessantes da noite. O veículo é propulsionado por uma turbina aeronáutica do fabricante francês Turbomeca, que o levou a estabelecer quatro recordes mundiais de velocidade em 1956, alcançando 307 km/h no deserto de sal de Bonneville em Utah, nos EUA.

There are no photos with those IDs or post 92465 does not have any attached images!

Outro campeão histórico da Noite Renault foi o Dauphine Bonneville, com motor Cléon-Fonte de 956 cm³, que quebrou recorde de velocidade em agosto último também no deserto de Bonneville na categoria CGC/I (Classic Gas Coupe) de modelos produzidos de 1928 a 1981 com motor entre 754 e 1.015 cm³, atingindo 123,088 km/h. Construído pela Renault Classic para celebrar os 60 anos do Dauphine, foi inspirado no Dauphine de 1961. O número do carro 9561 é a combinação da cilindrada do motor e do ano do modelo.

O Dauphine tinha originalmente o motor Ventoux de 845 cm³, de três mancais. Em 1962 a Renault lançou um novo motor para os anos à frente, chamado Sierra, mas logo renomeado Cléon, nome da então moderna fábrica Renault onde era fabricado. Mais tarde, com a chegada da versão de bloco de alumínio para o Renault 16, de 1965, para diferenciá-los os motores passaram a se denominar Cleón-Fonte (bloco de ferro fundido, fonte em francês), e Cléon-Alu.

O motor Cléon-Fonte, de cinco mancais e bem mais robusto que o de três, começou sua vida em 1962 nos Renault 8 e Floride S, ambos revelados no Salão de Genebra daquele ano. O motor teve grande sucesso, sua cilindrada subiu para 1.108 cm ³, depois 1.297 cm³, 1.372 cm³ e 1.555 cm³, essas três últimas tendo chegado também ao Ford Corcel, uma vez que este modelo era, na sua base, o Renault 12 modificado. Na Argentina o Renault 19 era de 1.565 cm³. Essas foram algumas da cilindradas desse motor, um dos mais produzidos no mundo em sua existência de 42 anos: 27.277.306 motores.

Dauphine Bonneville
Dauphine Bonneville (foto Renault)

E já que falamos de esportividade aproveitamos para relembrar um post do MAO com os Dez melhores esportivos da Renault.

Em exposição também estavam modelos clássicos da marca, como um raro Renault 1918 preparado para competições; o Juvaquattre surgido em 1937; o 4 CV que estreou o motor Ventoux, em 1946; a linha Dauphine e Gordini; os clássicos europeus Renault 8 e 10, que estrearam o motor Cléon-Fonte no início dos anos 1960; o moderno R16; e o Renault 4 do entusiasta Bruno Hohmann.

There are no photos with those IDs or post 92465 does not have any attached images!

Também fizeram parte da exposição modelos recentes como o inovador Twingo, Clio, Mégane, Laguna, Sandero e Logan, entre outros, e com a presença dos seus respectivos clubes.

There are no photos with those IDs or post 92465 does not have any attached images!

Também foi muito gratificante encontrar os diretores de Comunicação, Carlos Henrique “Caíque” Ferreira, e de Marketing, Bruno Hohmann, este com seu Renault 4 trazido da Colômbia, país onde trabalhou seis anos como diretor de vendas da Renault-Sofasa, além do francês Alain Tissier, vice-presidente da filial brasileira da  fabricante e que participou do tradicional desfile do evento como passageiro do Bruno a bordo do Renault 4. Todos autoentusiastas na sua essência.

O Renault 4, que foi produzido em diversos países, incluindo a Colômbia, de 1961 a 1994, tem algumas particularidades como o entre-eixos diferente em cada lado (direito 2.440 mm e esquerdo, 2.395 mm) solução para acomodar as molas de torção instaladas transversalmente (solução que chegou ao Renault 5), e foi também o primeiro automóvel a ter o sistema de arrefecimento selado. Foi o primeiro Renault de tração dianteira e o transeixo com câmbio de quatro marchas  fica à frente do motor. Ao “4” é creditado o feito de ser o primeiro hatchback de grande produção do mundo; mais 8 milhões foram produzidos e seu sucessor foi o Twingo.

There are no photos with those IDs or post 92465 does not have any attached images!

A noite também abriu espaço para uma homenagem a Marco de Bari, tragicamente falecido em julho deste ano aos 53 anos quando fotografava num estúdio. Bari é considerado o maior nome da fotografia do setor automobilístico. Com uma carreira de 37 anos, foi responsável por mais de 150 capas da revista Quatro Rodas, onde trabalhava desde 1989. A homenagem foi entregue a Rosa de Bari, mãe do fotógrafo, Nicolle de Bari, filha, e Juliana Linhares, esposa.

Foi mesmo uma bela noite, recheada de puro autoentusiasmo!

AE/PK





Tags: ClássicosDauphiniGordiniRenaultTwingo
Anterior

PINÓQUIO DE OURO 2016: SINDICOM

Próximo

SEAT LEON ST CUPRA TEM 300 cv

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

SEAT LEON ST CUPRA TEM 300 cv

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In