• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AK

AUDI TTS ROADSTER, UMA REFERÊNCIA

identicon por Arnaldo Keller
13/12/2016
em AK, Outros, Testes






Na distribuição dos Audi que recebemos para acompanhar os nossos leitores no II Passeio AE em 27/11, fui premiado com o TTS Roadster. Como o período foi muito curto, não houve tempo para uma avaliação completa. Mas o tempo foi suficiente para algumas (boas) impressões. E não custa lembrar que o Bob já fez a avaliação do TT Cupê.

Seus 286 cv provém de um pequeno motor 4-cilindros turbocomprimido de 1.984 cm³; são 144 cv/l. Essa potência máxima não vem num pico de rotação, mas ocorre num platô que vai de 5.300 a 6.200 rpm. O torque máximo compreende outro platô, bem mais amplo, de 1.800 a 5.200 rpm, quando entrega nada menos 38,7 m·kgf. O resultado prático, o que você sente no pé direito, é que seja lá qual for o regime de giros, basta uma acelerada que lá vem patada.

O TTS Coupé, que é 85 kg mais leve que o Roadster, que pesa 1.450 kg, faz o 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, segundo a fabricante, portanto é certo que o Roadster o faz em menos de 5 segundos. Mas esse dado é só uma referência para o leitor. O que mais impressiona e dá um enorme prazer é como ele vai rápido dos 120 aos 200 km/h.

Vale dizer que sua aerodinâmica é excelente, pois já que sua velocidade máxima é limitada a 250 km/h, o que ele precisa mesmo é de correta downforce, a força aerodinâmica descendente, e nota-se isso com clareza: quanto mais aumenta a velocidade, mais se sente o carro sendo equilibradamente achatado de encontro ao solo.

Esse tropel de cavalaria que vem com a acelerada seria até um “problema” não fosse o TTS ter tração integral. Em saídas de curva é possível acelerar bem antes e com mais intensidade do que se faria se a tração fosse num só eixo. Sendo assim, dirigi-lo na pista é um aprendizado; buscam-se limites que antes pareciam impossíveis. Que há limite, claro que há, mas ele está num patamar acima, uma região que eu ainda não conhecia e à qual é preciso adaptação. Os quatro pneus 235/35R19 ajudam nisso.

ii-passeio-ae-mobgraphia-fernando-silva-maquinas-039

Mas essa fase não é nada “assustadora”. Os freios não são nada menos que excelentes. A disco ventilado nas quatro, enormes, 312 mm na frente e 300 mm atrás, incansáveis, freiam barbaridade. E nas curvas o carro é perfeitamente equilibrado, com só pequena tendência em sair de frente quando começa a perder aderência por excesso de aceleração — coisa trivial de controlar para quem está acostumado com carros de tração dianteira, basta aliviar com suavidade a aceleração. De qualquer modo, o TTS Roadster é bom amigo e com antecedência avisa claramente o que pretende fazer, o que dá tempo de sobra para agir em termos de comandos.

Eu o defino como um canhãozinho obediente — uso o diminutivo por haver um irmão maior na família Audi, o R8, o canhão obediente. Mas, cá entre nós, eu não me sentiria nada diminuído se tivesse que ter o menor.

Os curtos três dias em que ele foi meu foram bem aproveitados. Uma viagem ao litoral norte, cuja volta, tarde da noite, estrada vazia, sozinho subindo a serra que vai de Bertioga a Mogi das Cruzes, capota arriada, vai ficar na memória como das mais prazerosas que já fiz. Nada de loucuras — somente subida rápida e consistente, desenhando as curvas, como diz o amigo Bob — e com tempo para refletir; sendo que uma dessas reflexões resultou no reforço do que considero meu tipo ideal de carro: baixo, potente, leve, agarrado ao chão e… conversível.

O Audi TTS Roadster se encaixa perfeitamente nesse ideal. Parece que a Audi o fez sob minha encomenda. Obrigado, Audi! E, por favor, aproveite e diga ao TTS Roadster amarelinho que a nossa conversa ainda não acabou.

AK

There are no photos with those IDs or post 92340 does not have any attached images!

Vídeo do TT com o BS em Interlagos





Tags: AudiTTTTS
Anterior

QUANDO A VITÓRIA NÃO RESOLVE TUDO

Próximo

MERCEDES-AMG GT R: DESENVOLVIDO NO "INFERNO VERDE"

identicon

Arnaldo Keller

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

Próximo

MERCEDES-AMG GT R: DESENVOLVIDO NO "INFERNO VERDE"

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In