• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

SAUBER HERDA AUDI E PORSCHE VENCE WEC

identicon por Wagner Gonzalez
08/11/2016
em Conversa de Pista, Outros, WG






 

Sauber herda técnicos de primeiro escalão da Audi e Porsche vence a 6 Horas de Xangai e garante o título do Mundial de Resistência

Vitória em Shnagai garantiu o Mundial de Endurance para a Porsche (Foto Porsche)
Vitória em Xangai garantiu o Mundial de Resistência para a Porsche; Toyota completou o pódio chinês (Foto Porsche)

Não foi exatamente uma surpresa a Porsche ter garantido o título do Campeonato Mundial de Resistência desta temporada, conquista garantida após uma nova rodada de “falta de sorte” da Toyota. No ano que a Audi abandona a categoria a Sauber já conta com pelo menos quatro ex-integrantes de primeira grandeza dessa equipe, o que alimenta rumores de quem em 2018/2019 a marca finalmente desembarcará na F-1.

F-1 que esta semana desembarca no Brasil para a penúltima etapa da temporada; a corrida de domingo, em Interlagos, tem chances de definir o título: se Nico Rosberg marcar cinco pontos a mais que Lewis Hamilton ele deixará de ser o piloto com mais vitórias na categoria sem conseguir o título de campeão. A competição será também a última apresentação de Felipe Massa e um fim de semana importante para definir o futuro de Felipe Nasr na categoria: Force India, Renault e, em menor escala, ficar na Sauber, são suas opções para 2017.

Felipe Nasr ainda não definiu se na temporada 2017 permanece ou deixa a equipe Sauber (Foto Sauber)
Felipe Nasr ainda não definiu se na temporada 2017 permanece na Sauber ou troca de equipe (Foto Sauber)

Acordo Sauber e Audi não é novo

Jörg Zander retorna à Sauber, onde trabalhou na época que a equipe era mantida pela BMW (Foto Audi)
Jörg Zander retorna à Sauber, onde trabalhou na época que a equipe era mantida pela BMW (Foto Audi)

A recente onda de imigrantes da Audi para a equipe Sauber tem bases mais antigas e forjadas no uso do túnel de vento de Hinwill — considerado um dos melhores do mundo para carros de competição —, para desenvolver os protótipos da WEC e os carros do DTM que levam o logotipo dos quatro anéis entrelaçados. Com o final do programa WEC, já são pelo menos quatro os profissionais que migraram para a equipe suíça de F-1: Jorg Zander, Nicolas Hennel de Beaupreau, Ruth Buscombeand e Xevi Pujolar. Zander preenche o cargo de diretor técnico, que estava em aberto desde que o inglês Mark Smith deixou a equipe em março, e é o maior expoente desse grupo até agora.

Nicolas já trabalha há bom tempo no túnel de vento da Sauber, onde desenvolveu protótipos e carros do DTM (Foto Audi)
De Beaupreau trabalha há bom tempo no túnel de vento da Sauber, onde desenvolveu carros do WEC e DTM (Foto Audi)

Como Beaupreau ocupa o posto de aerodinamicista-chefe, Buscombeand o de estrategista e Pujolar o de engenheiro-chefe de pista, novos ex-Audi são aguardados para aumentar essa brigada e até agora não foi anunciada a identidade do novo investidor da Sauber, é plausível pensar que a marca alemã já poderia estar trabalhando para desembarcar na F-1 em um fase após o grupo VW ter-se recuperado do escândalo provocado pela fraude no controle de emissões dos motores diesel que explodiu nos Estados Unidos. A decisão de apoiar a equipe ABT-Schaeffler no Campeonato Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, não justificaria esse processo de migração em massa.

outro imigrante do planeta Audi que já veste o uniforme da Sauber (FOto Sauber)
Pujolar — ex Red Bull e Ferrari — é outro imigrante do planeta Audi que já veste o uniforme da Sauber (Foto Sauber)

Se essa interpretação corresponder à realidade, e as evidências são inúmeras, continuar na Sauber seria uma opção interessante para Felipe Nasr. O brasiliense ainda tem chances de assinar com a Force India, mas segundo Eddie Jordan, a vaga poderá ser ocupada por Esteban Ocón. Protegido da Mercedes, o francês de ascendência catalã tem a vantagem de azeitar a engrenagem que liga a equipe ao fornecedor de motores. Inicialmente a casa da estrela de três pontas tentou emplacar Pascal Wehrlein, mas a equipe rejeitou a oferta em função do desempenho que campeão do DTM de 2015 demonstrou durante testes no meio da temporada.

O franco-catalão Ocón, protegido da Mercedes, pode garantir melhores motores para a Force India (Foto Sahara Force India)
O franco-catalão Ocón, protegido da Mercedes, pode garantir melhores motores para a Force India (Foto Force India)

O destino de Nasr, ainda segundo Jordan, seria a Renault, algo que interessa à marca para capitalizar no mercado brasileiro, particularmente caso a economia do País volte a crescer no ano que vem. A presença do brasileiro ajudaria a melhorar as vendas internas caso, finalmente, o PIB deixe de ser negativo e volte a ser positivo.

 

Pneus furados prejudicam Toyota

Toyota andou forte em Shangai, mas pneus furados comprometeram o resultado final (Foto Toyota)
Toyota andou forte em Xangai, mas pneus furados comprometeram o resultado final (Foto Toyota)

Tal como aconteceu na 24 Horas de Le Mans deste ano, quando a Toyota foi derrotada por um problema eletrônico a cinco minutos da bandeirada final, a casa japonesa também amargou um resultado aquém do seu potencial na penúltima etapa da temporada 2016 do WEC, sigla em inglês para o Campeonato Mundial de Resistência. Nem por isso o esforço dos nipônicos parece em viés de baixa: o argentino José Maria “Pechito”Lopez foi anunciado como um dos pilotos da equipe para o ano que vem. O anúncio oficial deverá acontecer no início de janeiro e, segundo declarações de Pascal Vasselon, diretor técnico da Toyota Motorsport, a escolha de pilotos já está definida. Essa informação afeta diretamente o brasileiro Pipo Derani, que foi convidado a testar um dos carros da equipe após a etapa final da temporada, dia 19, no Bahrein.

Argentino Pechito Lopez, há várias temporadas se destacando no Mundial de Turismo, é reforço da Toyota para 2017 (FOto Citroën)
Argentino Pechito Lopez, há anos destaque no Mundial de Turismo, é reforço da Toyota para 2017 (Foto Citroën)

Na corrida de Xangai, o degrau mais alto do pódio foi ocupado pelo trio formado por Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley (Porsche 919) seguido por Stéphane Sarrazin, Mike Conway/Kamui Kobayashi (Toyota TS050) e Anthony Davidson/ Sébastien Buemi/ Kazuki Nakajima (Toyota TS050). O trio segundo colocado teve dois pneus furados, o que definiiu a corrida a favor do Porsche vencedor. Na categoria LMP2 o quarto lugar obtido pelo Renault Alpine conduzido por Nicolas Lapierre, Stéphane Richelmi e Gustavo Menezes garantiu o título para a marca francesa. O melhor dessa classe foi Oreca 05-Nissan pilotado por Will Stevens/Roman Rusinov/ Alex Brundle.

Finalmente, a saída da Audi poderá ser amenizada com a chegada da Peugeot, marca que já dominou o WEC na década de 1990. O diretor da Peugeot Sport, Bruno Famin, há tempos vem dando declarações que a marca poderia voltar ao Campeonato Mundial de Resistência se algumas alterações no regulamento fossem consideradas.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: AudiF-1FaminNasrPechito LopezPorcheSauberWECZander
Anterior

VOLKSWAGEN TAUBATÉ COMEMORA 40 ANOS

Próximo

QUE VIAGEM!

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

QUE VIAGEM!

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In