• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AK

LANÇAMENTO: HONDA CRF1000L AFRICA TWIN

identicon por Arnaldo Keller
09/12/2018
em AK, Destaques, Lançamentos, MOTOentusiastas, Outros






A Honda CRF100L Africa Twin será a primeira moto Honda fabricada no Brasil a receber o emblema da asa em seu tanque de combustível. Esse emblema só é colocado nos mais modernos e sofisticados modelos da marca; portanto ela é o que a fabricante considera o seu melhor em termos mundiais. E cá entre nós, se o “seu pior” já é bom…

A origem do modelo remete ao Rali Paris-Dakar, onde na década de 80 as vitórias nessa famosa e dificílima prova ensejaram a Honda a produzir a Africa Twin XRV 650, uma moto de rua bem semelhante ao modelo vencedor do rali. Em 2015, um ano após sua apresentação como protótipo no Salão de Milão, a nova Africa Twin chegou ao mercado. E agora veio para o Brasil sendo fabricada em Manaus. A partir de dezembro estará à venda nas concessionárias.

Peso seco: 212 kg
Peso seco: 212 kg

O motor transversal de dois cilindros em linha, de 999,1 cm³, gera 90,2 cv a 7.500 rpm e 9,3 m·kgf a 6.000 rpm. Tem cárter seco, duas velas por cilindro e suas 4 válvulas por cilindro são acionadas por um só comando. O virabrequim é a 270° e tem árvore contrarrotativa para suavizar seu funcionamento. Nele, tudo foi feito para que fosse compacto, com baixo CG (centro de gravidade) e leve. E para dar maior leveza ao conjunto, o motor não é parte estrutural do chassi, e este é formado por um berço semiduplo em aço. O tanque de combustível, de 18,8 litros, está o mais baixo possível, também para baixar o CG. O vão livre do solo é de 250 mm. A altura da sela é ajustável: 850 mm e 870 mm.

 

A Africa Twin Travel Adventure vem equipada com bauletos
A Africa Twin Travel Adventure vem equipada com bauletos

A Africa Twin visa competir com as grandes estradeiras oferecendo o mesmo e um algo mais, maior leveza e agilidade, para que com ela se possa ir sem dramas aonde essas grandes estradeiras não vão ou vão com dificuldade, ou seja, além de ser boa de estrada pretende ser boa para o fora-de-estrada. Simplificando, no linguajar motociclístico, pretende ser mais maneira. Particularmente, acho a ideia muito boa, pois o espírito de uma viagem de moto, para mim, envolve poder se aventurar por onde der vontade.

A embreagem tem um sistema que evita tranco na roda motriz, mesmo que seja solta (acoplada) abruptamente, isso para que, por exemplo, numa curva esse possível tranco não provoque a perda de aderência do pneu traseiro. Ela tem ABS, mas pode-se desligar o da roda traseira, o que é ótimo, principalmente no fora-de-estrada, onde muitas vezes convém travar a roda traseira para provocar uma derrapagem controlada.

Ela tem quatro níveis de controle de tração, o que é conveniente quando mãos inexperientes aceleram essas motos potentes, principalmente na chuva; e tem a opção de desligar completamente esse controle eletrônico, o que é conveniente para os motociclistas mais habilidosos.

Assistência não só no Brasil, mas também em países vizinhos
Assistência não só no Brasil, mas também em países vizinhos

No Brasil, serão duas versões disponíveis: Africa Twin (R$ 64.900) e Africa Twin Travel Adventure (R$ 74.900), esta última com a adição de bauletos para acomodação de bagagens.

A Honda pretende vender ao redor de 1.200 unidades por ano. Dá três anos de garantia e o Honda Assistance 24 H, que garante assistência durante todo o período de vigência da garantia em território brasileiro, assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Mais detalhes virão quando eu pegar uma dessas para uma matéria no uso, que não sou bobo para deixar de dar uns passeios com ela.

AK

 

FICHA TÉCNICA CRF1000L AFRICA TWIN
MOTOR
Descrição Dois cilindros em linha, transversal, comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento a líquido
Cilindrada (cm³) 999,1
Diâmetro e curso (mm) 92,0 x 75,1
Taxa de compressão (:1) 10,0
Potência máxima (cv/rpm) 90,2/7.500
Torque máximo (m·kgf/rpm) 9,3/6.000
TRANSMISSÃO
Câmbio Seis marchas
SUSPENSÃO
Dianteira Garfo telescópico invertido, curso de 230 mm
Traseira Pro-Link monoamortecedor multiajustável, curso de 220 mm
FREIOS
Dianteiros A disco, Ø 310 mm, com ABS
Traseiros) A disco, Ø 256 mm, com ABS desligável
PNEUS
Dianteiro 90/90-21 M/C (54H)
Traseiro 150/70-18 M/C (70H)
CAPACIDADES E PESOS
Tanque de combustível (L) 18,8
Peso a seco (kg) 212
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 2.334
Largura 932
Altura 1.478
Distância entre eixos 1.574
Distância mínima do solo 250





Tags: moto
Anterior

PAUL ROSCHE (1934-2016)

Próximo

ALFA ROMEO APRESENTA O STELVIO

identicon

Arnaldo Keller

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

Próximo

ALFA ROMEO APRESENTA O STELVIO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In