• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

IRMÃO MAIS VELHO

identicon por Alexander Gromow
05/02/2017
em AG, Falando de Fusca & Afins, Outros






Este é um causo que eu não tinha publicado até hoje. Foi-me foi enviado em 2004, tendo chegado um pouco tarde para ter sido incluído no Livro II. Seu autor é um amigo com quem troquei muitas figurinhas no blog Antigomóveis que ele manteve por alguns anos. Trata-se do médico psiquiatra mineiro Luís Augusto Dias Malta, que nos brinda com uma história de cumplicidade e amor entre um Fusca 1969 e a família Malta e que continua até os dias de hoje. E as chances são que esta história se alastre pelas novas gerações desta família decididamente fuscamaníaca.

 


 

IRMÃO MAIS VELHO

Por Luís Augusto Dias Malta

Na última semana de março de 1977, o clima era de tensão na residência do Dr. Paulo César Malta, clínico-geral, no bairro Santo Antônio. Sua esposa, D. Ilzéa, estava nos últimos dias da gestação do primeiro filho do casal. Por precaução, o Dr. Paulo estava deixando o seu carro — um Fusca 1969 branco — “dormir” na rua, pois embora houvesse garagem no edifício onde moravam, os carros eram estacionados em fila, de modo que um fechava a passagem dos outros. Homem precavido, o Dr. Paulo queria estar pronto para qualquer eventual emergência, deixando o carro livre para sair a qualquer hora caso viesse a precisar.

E, de fato, na noite de 26/3, o Fusca, conduzido pelo Dr. Paulo, levava D. Ilzéa para o Hospital São Lucas para dar a luz o seu primeiro filho, Luís Augusto, hoje médico psiquiatra, atual proprietário do carro e escritor dessas linhas.

Na verdade, a história do Fusca com a família havia começado bem antes, em fevereiro de 1973. Após ter se formado em Medicina, no final de 1971, meu pai passou a ter como prioridade a compra de um carro para poder ganhar tempo entre os plantões, idas ao hospital e visitas a pacientes.

Estava procurando um carro para comprar quando o seu colega, Dr. Aírton de Castro, cirurgião, ofereceu o Fusquinha 69 de sua esposa. O carro, seminovo, estava em perfeito estado de conservação e meu pai não teve dúvidas em arrematar o Fusca, sem imaginar a longa história que teriam juntos.

Os anos se passaram. Vieram o casamento, os três filhos, a compra do apartamento, crises da economia, dívidas de parentes, compra de outros carros. E o Fusca resistiu. Até 1982, treze anos após a sua fabricação, era o único carro da família. E, até 1996, aos dezessete anos, era o carro de uso diário do meu pai. Foi nessa época que, em um encontro casual com o Dr. Aírton, este custou a acreditar quando viu o Fusca, exclamando:

“É, o carro que eu te vendi era bom mesmo…”

Pouco tempo depois, o Dr. Aírton morria, vítima de um infarto fulminante do miocárdio.

A história não termina aí. Em 1996, um carro que eu usava para ir à faculdade — cursava o terceiro período de Medicina, ainda no campus da UFMG na Pampulha — foi roubado e nunca mais recuperado. Quis o destino que o Fusca, que me levou para nascer, ao jardim de infância, ao colégio, para fazer vestibular, para aprender a dirigir e que me acompanhou no dia a dia durante tantos anos, me acompanhasse também até o fim do curso médico, no final de 2000.

Minha paixão pelo carrinho era tanta que levou meu pai, orgulhoso, a me dá-lo como presente de formatura. Eu ainda usaria o Fusca por quase um ano diariamente, no meu primeiro ano de residência, quando comprei outro carro, enquanto finalizava uma reforma completa no adorado Fusquinha.

Depois de quase 33 anos ininterruptos de peripécias, ele foi aposentado do uso diário, passando a rodar só em fins de semana. Mas a aposentadoria definitiva está longe: após ter sido condecorado com a placa preta, exclusiva de veículos de coleção, a ideia é que o velho Fusquinha testemunhe o meu casamento e — quem sabe? — o nascimento de uma nova geração de apaixonados por este que já é membro da família.

Algumas fotos do Fusca 69 da família Malta (Fotos de Júlia Dias):

 


 

ag-63-foto-08
Dr. Luís Augusto Dias Malta

Este delicioso causo me foi enviado pelo e-mail abaixo que reproduzo com os agradecimentos não só pelo causo, como pelas palavras gentis que ele dedicou a mim:

E-mail de 22/03/2004
Caríssimo Alexander Gromow,

Sou grande admirador do seu trabalho de pesquisa e divulgação da história do nosso tão amado Fusquinha. Como proprietário de um modelo 1300 1969 em estado de 0-km adquirido pelo meu pai, estou lamentando muito não estar participando deste seu segundo lançamento com um caso próprio. De qualquer forma, eu o envio para que possa, talvez, ser incluído em edições futuras ou — quem sabe? —até mesmo inserido de última hora nessa que está para ser lançada. Acrescento, ainda, que tenho uma razoável literatura a respeito do carrinho e me coloco à disposição para eventuais pesquisas e trabalhos visando a sua preservação.
Um abraço,

Luís Augusto Dias Malta

 

Quem é o “Malta”, como ele é comumente conhecido:
Mineiro de Belo Horizonte, médico psiquiatra, ativo no movimento de preservação de automóveis antigos. Ele é antigomobilista desde criança, sócio-fundador do Clube de Veículos Antigos de MG , criador do blog Antigomóveis, que ficou ativo entre 2008 e 2014. É um dos organizadores do RAID Estrada Real .

 

AG

 

Contato pelo e-mail: alexander.gromow@autoentusiastas.com.br

 

REGISTRO: após da mudança de provedor ocorreu a perda parcial de material fotográfico que foi recolocado nesta matéria no dia 05/02/2017. Este procedimento, feito pelo autor, complementou o trabalho feito pelo Staff do AUTOentusiastas na condução da transferência de muitas centenas de matérias para “seu novo lar”. Com isto esta matéria foi reconduzida à sua condição original, respeitando as condições de arquivo existentes, pequenas diferenças podem ter ocorrido.

 

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

MOTORES, EMISSÕES E A SÍNDROME DE CASSANDRA

Próximo

II PASSEIO AE: INSCRIÇÕES ABERTAS

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo

II PASSEIO AE: INSCRIÇÕES ABERTAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In