• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

FIAT MOBI DRIVE, NOVA VERSÃO

identicon por Bob Sharp
29/03/2017
em BS, Destaques, Lançamentos, Outros






A Fiat apresentou ontem (23) a nova versão do Mobi, chamada Drive [drai’v], cujos destaques são o motor Firefly 1-litro de três cilindros lançado há dois meses no novo Uno e a adoção de direção com assistência elétrica com função City que aumenta a assistência, no lugar da hidráulica. O novo motor não tem mais o  sistema auxiliar de partida a frio por injeção de gasolina.

O Mobi Drive é acréscimo ao resto da linha Mobi, que permanece inalterada com o motor Fire EVO 1-L de quatro cilindros, que que passou por diversas melhorias, entre as quais a elevação da taxa de compressão de 12,15:1 para 13:1, novo comando de válvulas e novos injetores. A base do Drive é o Like/Like On.

O motor Firefly, como já vimos no lançamento do Uno 2017, é um monocomando de duas válvulas por cilindro e injeção no duto que desenvolve, com gasolina e álcool, 72/77 cv a 6.250 rpm e 10,4/10,6 m·kgf a 3.250 rpm (o maior torque entre os 1-L de aspiração atmosférica). O 1-L EVO entrega 73/75 cv à mesma rotação e 9,6/9,9 m·kgf a 3.850 rpm.

O forte do motor Firefly é consumir pouco. Na cidade, 13,7/9,6 km/l  e na estrada, 16,1/11,3 km/l, gasolina e álcool, números superiores em, respectivamente, em 7,9%/9,0%/12,6%/14,1%. Nota-se ganho maior na estrada, responsabilidade da quinta marcha 5,1% mais longa, de 0,838:1 para 0,795:1, única modificação na transmissão; pneus permanecem 175/6514. Com a mudança a v/1000 aumentou de 31,2 para 32,9 km/h, o que representa 120 km/h a 3.650 rpm.

20161123_153920
O Firefly 1-L no seu berço; desapareceu a tampa vermelha do reservatório de gasolina

Com o novo motor, a aceleração 0-100 km/h é em 12,8/12,0 s e a velocidade máxima, 161/164 km/h; antes, 152/151 km/h e 14,6/13,9 s. Não há dúvida quanto ao ganho, embora o quem já tenha comprado ou venha a comprar as versões não Drive terão um carro com disposição próxima e mesma agilidade.

 

Itens de série e opcionais

O Mobi Drive básico e seu preço de R$ 39.870 traz, de série, ar-condicionado, para-brisa com faixa degradê, banco traseiro bipartido, computador de bordo, espelho nos para-sóis, pisca-5, acionamento elétrico dos vidro dianteiros, ajuste de altura do volante e rodas de aço 5,5Jx14, entre outros itens.

Os opcionais estão reunidos em dois kits. Há o Tech, de R$ 4.500, que envolve: faróis de neblina, alarme antifurto com telecomando, acionamento elétrico dos espelhos externos com repetidoras de setas e função orientação para baixo no direito ao engatar ré, ajuste de altura do banco do motorista, detalhes de acabamento interno, alças de teto para passageiros do banco dianteiro direito e traseiro, porta-óculos, apoio de pé para o motorista, bolsa porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, sensor de estacionamento traseiro com gráfico de aproximação, rádio Connect (Bluetooth; áudio streaming; entrada USB e Aux.), rodas de alumínio e console de teto com porta-objetos e espelho de vigilância interna.

O outro kit é o Tech Live On, alternativo, por R$ 4.650, inclui os itens do Tech e acrescenta volante multifuncional com comandos de áudio e telefone, mais Sistema Multimídia Live On de integração smartphone/Veículo via App(Apple e Android). E há as pinturas metálicas ou perolizadas que custam R$ 1.265.

Tudo somado, o preço do Mobi Drive pode chegar a R$ 45.785.

 

Como anda

O que já foi dito quando da apresentação em abril se repete. Um carro ágil, agradável de andar, uma suspensão excelente em todos os sentidos, com boa posição de dirigir e comando de câmbio muito bom.

No trecho sinuoso entre Tuiuti e Bragança Paulista (SP) as boas características de comportamento logo aparecem, mesmo com os pneus superverdes. Apesar do motor de apenas 1 litro, dá vontade e é um prazer impor ritmo rápido. Como em outros triciíndricos, a partir de 3.500~4.000 rpm vem a sonoridade  bem parecida com a de um motor boxer Porsche de seis cilindros. O corte de rotação limpo ocorre a 6.800 rpm.

20161123_171637
O motor Firefly, da nova família Global Small Engines, da FCA, se atém às duas válvulas por cilindro e injeção no duto para conter custo, mas o resultado é bom

A direção eletroassistida, novidade na linha, mostra acerto de calibração e correta percepção de centro. Para manobras, a função City é bem-vinda, deixa a direção incrivelmente leve.

O motor com mais potência e torque contribui para a desenvoltura maior e sua sonoridade com extrema”quietude”  em marcha-lenta a 900 rpm agradam.

O Mobi está longe de ser espaçoso no banco traseiro, o porta-malas de apenas 215 litros é pequeno, mas na cidade seus 3.566 mm de comprimento facilitam as coisas, ajudado pelo diâmetro mínimo de giro de menos de 10 metros (9,96 m). Como ocorre com qualquer carro, tudo é questão de escolher o que se quer, de valorizar o que se aprecia e/ou precisa.

BS





Tags: FCAFIATFireflyGSEMobi
Anterior

INDÚSTRIA AOS 60 ANOS

Próximo

MERCEDES FEZ A FESTA NA FESTRANSPOR

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

MERCEDES FEZ A FESTA NA FESTRANSPOR

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In