• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

QUAL O CARRO MAIS DESEJADO PELOS JOVENS?

identicon por Autoentusiastas
17/09/2017
em Análises, Outros, PK






Muitas pesquisas e opiniões apontam para o desinteresse do jovem por automóveis. As explicações são diversas e passam por alguns fatores como: a menor necessidade de deslocamento devido a melhores tecnologias de comunicação, cidades cada vez mais populosas com trânsito cada vez mais pesado impondo limitações e restrições de uso, e a possibilidade do uso compartilhado eliminando a necessidade da posse de um bem de preço e custo de propriedade altos.

Ainda que a passos lentos esses e outros fatores estão provocando muitos questionamentos e transformações no conceito do automóvel. A mais notável é que os fabricantes estão revendo a sua razão de existir de empresas de manufatura de bens duráveis para empresas de soluções de mobilidade. E quem tiver coragem de olhar para o futuro com um pouco de pragmatismo pode enxergar o automóvel como algo bem diferente e com bem menos apelo emocional. E nem precisamos avançar muito, basta ver os carrinhos do Google.

carro-googleMas essas mudanças acontecerão de forma gradativa e levarão muito tempo para afetar todos os usuários de automóveis. Portanto, o carro do jeito que conhecemos ainda vai perdurar.

Olhando um pouco para o passado, a cada década ou época, sempre existiram carros que se destacavam mais no desejo dos entusiastas e de pessoas comuns. Entre os desejados em um passado não muito distante estão modelos como o Dodge Charger, Opala, Maverick, Gol GT, Escort XR3, Kadett GSi e outros, incluindo importados. Essa lista é grande. Muitos deles são objetos de desejo até hoje, seja na forma original ou em novas gerações. E não há dúvida da importância para uma marca em ter um carro entre os mais desejados. Esse desejo, mesmo que não possa ser alcançado por todos os consumidores, serve de referência para escolha de outros modelos da mesma marca.

mclaren-f1
McLaren F1, um dos mais desejados na sua época

Mas o mercado cresceu no mundo inteiro, as marcas se multiplicaram, a oferta de modelos explodiu. Há muitos ícones de desejo ainda vivos, como a tríade de muscle cars americanos, Camaro, Mustang e Challenger, ou a tríade de modelos esportivos das marcas alemãs, BMW M, Audi RS e Mercedes-Benz AMG. Esses e outros ícones estão sendo perpetuados por gerações, mas qual será o desejo de jovens que estão entrando no mercado consumidor para comprar seu primeiro carro?

Os jovens de 16 a 20 anos de idade são os novos consumidores que as marcas terão que atender agora e nas próximas décadas. Depois de comprar seu primeiro carro farão várias trocas nos próximos 30 anos ou mais. Por isso a opinião deles é a mais valiosa para o direcionamento de um futuro mais próximo. E se forem fisgados corretamente, com produtos e serviços a altura de suas expectativas e com um preço apropriado, poderão ser consumidores da marca por vários anos.

No entanto, não há uma clareza sobre qual modelo tenha maior destaque no imaginário dos jovens brasileiros. Não há um modelo específico que possa ser facilmente identificado. Nós mesmos aqui no AE temos divergências e uma pesquisa interna entre os editores não nos levou a uma conclusão objetiva sobre qual é o carro mais desejado entre os jovens.

Assim nasceu a ideia de fazermos uma pesquisa simples e direta para responder a seguinte pergunta feita a jovens de 16 a 20 anos: qual é a marca e o modelo do carro que você deseja ter?

O questionário foi disponibilizado para jovens de ambos os sexos. Após o filtro da idade havia uma pergunta para confirmar o desejo ou intenção de comprar um carro. Caso a resposta fosse negativa o questionário se encerrava. Tivemos 1.144 respondentes com apenas 10 deles sem intenção de compra. Assim o total de respondentes foi de 1.134, sendo que três deles não identificaram qual o carro desejado. Então o total de respostas válidas foi de 1.131, sendo apenas três respondentes do sexo feminino. A pesquisa teve abrangência nacional com respondentes de todos os estados do país.

O tipo de carroceria mais desejada é a sedã (37%) seguida da hatch (31%) e cupê (19%). Interessante notar a falta de interesse pelos SUVs e menos ainda pelas peruas. Nessa fase da vida os jovens não necessitam de espaço e versatilidade.

tipo-de-carroceria

Os esportivos, ou versões esportivas correspondem a 31% dos modelos desejados.

esportivos

A importância dos esportivos na formação do desejo por marcas de menor consideração é notória. No caso da Renault 94% dos modelos desejados são Sandero R.S.. Isso equivale a dizer que a Renault praticamente não teria sido lembrada se o seu esportivo não existisse.

O mesmo vale para a Nissan, onde 54% dos modelos correspondem apenas ao GT-R com mais 35% de 350/370Z, Skyline e Silvia. No caso da Subaru, 57% dos modelos desejados são WRX/WRX STI e no caso da Mitsubishi também 57% correspondem ao Lancer EVO. Nas marcas premium 0s modelos RS e S da Audi correspondem a 55%, enquanto os M correspondem a 47% dos BMW e o s AMG a 36% dos Mercedes-Benz.

representatividade-dos-esportivos

As marcas premium e de luxo são desejadas por 13% do total. A BMW segue na liderança com 42% do desejo entre essas marcas, seguida da Audi com 29,4%, de da Mercedes-Benz bem atrás com 9,8%.

premium-vs-volume

marcas-premium

O ranking das marcas mais desejadas, incluindo as premium e de luxo tem a Volkswagen no topo com 23,8% e boa vantagem sobre a segunda colocada, a Chevrolet, com 16,5%, seguida de perto pela Ford com 13,8%. Na quarta posição, mais abaixo e com 7,3% vem a Honda, e na quinta posição a BMW, com 5,3%.

marcas-mais-desejadas

E agora o carro mais desejado pelos jovens brasileiros: o Volkswagen Golf, com 9,9% do total de menções. Ele é o símbolo do desejo e a versão GTI, se fosse considerada com um modelo separado, ocuparia a quinta posição, provando a sua importância na geração do desejo pelo Golf e pela marca Volkswagen.

Em segundo lugar curiosamente apareceu o veterano e fora de linha Opala com 7,6% e que no seu tempo já ocupou o lugar de modelo mais desejado. E em terceiro o Honda Civic com 7% seguido do VW Gol com 4,2% e do Subaru Impreza com 3,8%. Notamos que a aparição do Opala nessa lista pode ser fruto de algum viés causado por muitas respostas da grande comunidade de opaleiros que existe nas mídias sociais. De qualquer maneira decidimos manter o resultado com todos os dados.

No gráfico acima mostramos apenas os modelos que conseguiram resultados superiores a 1%. A Ford foi a marca com maior quantidade de modelos no ranking, com cinco: Mustang, Focus, Fusion, Maverick e Fiesta. A Chevrolet teve quatro modelos no ranking: Opala, Camaro, Vectra e Cruze. E a VW também emplacou quatro modelos: Golf, Gol, Jetta e Saveiro. Vale notar a presença de Renault no ranking com o Sandero R.S..

volkswagen-golf-gti
O carro mais desejado do jovem brasileiro; parabéns, VW

Ao que tudo indica, se os fabricantes observarem o desejo dos jovens nós ainda vamos ter carros muito interessantes por um bom tempo.

 

PK





Tags: Golf GTiGTiMarcamodelopesquisaVolkswagen GolfVW Golf
Anterior

AMG PERFORMANCE TOUR 2016 (COM VÍDEO)

Próximo

ESPAÇO PARA INOVAÇÕES

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

ESPAÇO PARA INOVAÇÕES

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In