• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

ECONOMIA… DE MENTIRINHA

identicon por Alexander Gromow
05/02/2017
em AG, Falando de Fusca & Afins, Outros






Acho que muitos já ouviram falar, ou até já caíram na tentação de experimentar métodos mirabolantes para economizar combustível, que em regra não passam de falácias que podem até estragar o carro, no mínimo a regulagem do motor é prejudicada nas tentativas de ajustar a economia prometida. Nosso amigo Afrânio Benzaquem de Souza enviou mais um causo* deliciosamente escrito sobre a sua experiência com um destes métodos de economia de combustível, confiram no que deu…


 

ECONOMIA… DE MENTIRINHA

Afrânio B. de Souza

Na década de 80 houve um desusado interesse dos automobilistas em economizar combustível. Vez por outra, aparecia um método novo, que até prometia duplicar a quilometragem útil, rodada por litro. Até com água, diziam e provavam que os carros funcionavam.

Eu tinha um Fusca 70 e olhava essas notícias com cautela e incredulidade. Contentava-me com o tradicional consumo de um litro a cada 12 ou 13 quilômetros, usual numa estrada.

Entretanto, um dia, eu vi, num Fusca 68, uma geringonça esquisita no carburador. Esse carro pertencia a um competente mecânico de avião, e também piloto privado que, eu sabia, bebia além da marca “socialmente” configurada…

Aproveitei um momento de sobriedade e interroguei-o sobre aquele curiosíssimo engenho. “Ah, isso é um método de injeção de água no carburador… Aumenta a compressão nos cilindros… Economiza quase 50% de combustível… Mas tem que avançar 15o no distribuidor”… Foram suas entrecortadas respostas, que não achei conflitantes. Insisti se tinha efetuado a prova, tirando a média de consumo ao encher o tanque, com a quilometragem devidamente anotada. “Não”, respondeu-me. “Estou me baseando no ponteirinho”…

Mesmo assim, resolvi experimentar a genial alternativa. A coisa consistia num depósito plástico de água, de cerca de três litros, ligado por uma fina mangueira de soro fisiológico, que terminava numa agulha hipodérmica, calibre 25, injetada no carburador.

Quando a minha mulher me viu preparando essa improvisada aranhola, resumiu numa sábia e premonitória frase: “Que besteira é essa que você está inventando aí?”

Mas não me deixei abater e fui em frente. Conferi a abertura do platinado, avançando o distribuidor, conforme o requerido. Limpei e calibrei as velas para maior garantia.

A prova, eu planejei com todos os parâmetros controlados. Medi cuidadosamente a distância a percorrer. Parti com o tanque cheio, anotando a quilometragem. Numa projeção pessimista de consumo, um litro para cada 10 quilômetros rodados, chegaria ao ponto de reabastecimento com uma sobra de cinco litros no tanque.

A prática mostrou-me outra realidade. O carro “amarrava” em 80 quilômetros por hora. Não conseguia nem mais um milímetro no indicador. A princípio, imaginei que dali provinha a economia. A estrada era deserta (como a da foto) e, felizmente, não precisei de ultrapassagens. Mas a indicação de combustível baixava de forma acentuada e contínua.

Minha mulher começou a prever que não iríamos chegar. Mas insisti. Mesmo porque o último posto já ficara à retaguarda. A 15 quilômetros do destino, o motor começou a tossir e engasgar. Alguns metros adiante, finalmente apagou-se… Mas o maldito reservatório da “injeção de água” ainda continha mais de um litro! Arranquei-o, sem piedade, danado da vida, enquanto ouvia mais uma lapidar frase da minha interlocutora e consorte: “Eu não lhe disse que essa porcaria não ia dar certo?”

Fui salvo por uma Kombi, cujo motorista parou, perguntando-me o ocorrido. Respondi simplesmente que o tanque secara e o ponteirinho enganou-me, omitindo a fracassada experiência. Será que o mecânico-piloto me passara um trote?

O Fusca, até hoje, está traumatizado. Não pode ver seringas e mangueiras que fica todo ouriçado… Mas, felizmente, ficou vacinado contra essas inovações fajutas!

Tanto assim, que agora sonha em adquirir para si um verdadeiro sistema de injeção eletrônica!


* Afrânio Benzaquem de Souza é nosso velho conhecido e já contribuiu com dois outros causos reproduzidos nesta coluna: “Eles têm artes… do cão!” e “Vacas afetuosas”. No final do primeiro causo consta uma apresentação do Afrânio, para quem ainda não o conhece.

AG

REGISTRO: após da mudança de provedor ocorreu a perda parcial de material fotográfico que foi recolocado nesta matéria no dia 05/02/2017. Este procedimento, feito pelo autor, complementou o trabalho feito pelo Staff do AUTOentusiastas na condução da transferência de muitas centenas de matérias para “seu novo lar”. Com isto esta matéria foi reconduzida à sua condição original, respeitando as condições de arquivo existentes, pequenas diferenças podem ter ocorrido.

 

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: Economia de combustívelInjeção de água
Anterior

DIA DAS CRIANÇAS SOBRE RODAS – POR MARCOS ALVARENGA

Próximo

FALANDO DE CONTROLE DE EMISSÕES EM MOTORES DIESEL

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo

FALANDO DE CONTROLE DE EMISSÕES EM MOTORES DIESEL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In