• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

BIZARRICES…

identicon por Boris Feldman
29/10/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman, Outros






Dá para explicar o porquê dos dois chutinhos nos pneus?

O comportamento do homem atrás do volante é imprevisível. E muitas vezes inexplicável.  Dá para explicar por que a grande maioria dos motoristas inclina o pescoço para o mesmo lado da curva? Preste atenção no carro que vai à sua frente na estrada: pode reparar que, numa curva mais apertada para a direita, é para este lado que ele inclina a cabeça. Como um motociclista que inclina o corpo na curva.

Outra mania curiosa é de quem chega perto de um carro que desconhecia, numa exposição de antigos ou numa feira de novos ou seminovos, por exemplo. Ele dá uma circulada em volta, examina o interior pelo vidro (deixa nele suas digitais…) e quase sempre termina a jornada com dois pequenos pontapés num pneu. Ninguém faz a mínima ideia de alguma razão que pudesse motivá-lo para esse “controle”. Pois nem mesmo verificar a calibragem do pneu é possível com os dois chutinhos. E, se for um carro antigo, ainda dá duas batidinhas com a traseira do dedo indicador no para-lama e exclama: “Naqueles tempos é que se faziam carros de verdade. Nada a ver com essas latas de sardinha de hoje…”.

E, que interesse pode ter alguém que não seja colecionador, nem pretende se enveredar por este campo, em saber se é fácil ou difícil conseguir peças para um Packard ’33? Ou perguntar para o dono de uma Ferrari, que jamais contabilizou o consumo : “Bebe muito? Quantos quilômetros faz por litro?”.

Mania antiga que vem perdendo força é o inexplicável cuidado do dono do carro equipado de fábrica com um revestimento especial nos bancos, de tecido ou couro, em “protegê-lo”  com um plástico de última categoria. Daqueles que grudam, não respiram e fazem o motorista suar.  A explicação: manter o revestimento original em condições de zero-km para “facilitar” a venda do carro anos mais tarde. Pode?

Na Rússia, os ricos inventaram um brinquedinho novo. E caro. Compram ambulâncias antigas e reformam sua carroceria de cabo a rabo, mantendo todas suas características originais. Mas, trocam toda a mecânica por outra nova e potente. Motor com mais de 500 cv, câmbio automático de seis ou sete marchas, suspensão e freios à altura. E saem acelerando com a sirene ligada, simulando atendimento de emergência. Desrespeitam velocidade máxima, semáforos vermelhos e outras limitações do trânsito sem despertar nenhuma suspeita nem serem autuados por infração nenhuma…

Um mecânico super-habilidoso de Belo Horizonte foi o pioneiro, na década de 50, do carro “autônomo”. Ele desmontou todo o sistema de direção e pedaleira de um sedã quatro portas dos anos 30. Construiu uma complexa ligação mecânica que lhe permitiu instalar o volante atrás do banco do motorista. E aumentou o comprimento de todos os cabos e hastes conectados à embreagem, freio e acelerador, instalando a pedaleira original no assoalho defronte ao banco traseiro. Sua maior diversão, principalmente à noite, era sair dirigindo o carro pelas ruas mas sentado atrás, sem ser visto por ninguém. Hoje ele poderia ser confundido com um veículo “autônomo”, mas na época era mesmo o “carro-fantasma” que assustou muita gente. Até que um dia um vizinho do “Zé Maria” descobriu a farsa.

Há quem segure o volante apenas com a mão direita (ou esquerda) pois a outra está ocupada com a lata de refri ( ou cerveja…), celular ou sanduíche. Está errado, fora da lei e correndo risco. Mas, ainda pior e que não dá para entender é o motorista que se julga o “bom-geral”, acha desnecessário manter as duas mãos ao volante e dirige com o braço esquerdo pendurado fora da porta. Alguns acabam no pronto-socorro com o braço semidecepado…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

DUPLA DINÂMICA: FIAT STRADA HARD WORKING E HONDA POP 110i

Próximo

CAMARO, 50 ANOS (COM VÍDEO)

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

CAMARO, 50 ANOS (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In