• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias

    NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 1ª SEMANA

    Fotos: autor

    HONDA ADV 150 NO USO – UM SCOOTER QUE TAMBÉM GOSTA DE TERRA

    Captação de vídeo: Rockset Produção / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Rafael Gagliano - divulgação Audi

    AUDI A4 SEDÃ E A5 SPORTBACK, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)    

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias

    NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 1ª SEMANA

    Fotos: autor

    HONDA ADV 150 NO USO – UM SCOOTER QUE TAMBÉM GOSTA DE TERRA

    Captação de vídeo: Rockset Produção / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Rafael Gagliano - divulgação Audi

    AUDI A4 SEDÃ E A5 SPORTBACK, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)    

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

ATIROU NO QUE VIU….

identicon por Boris Feldman
18/09/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






Quem sabe o “downsizing”  abra os olhos do governo para a burrice tributária que tanto prejudica a indústria automobilística?

O Brasil é um dos campeões mundiais no apetite pelos impostos sobre automóveis. Boa parte (as vezes mais que metade) do que se paga pelo carro não vai para a concessionária nem para a fábrica, mas para os cofres públicos, tamanha a sede do governo. Além de elevada, a classificação tributária é composta de uma série de aberrações.

As principais distorções começaram quando, no início da década de 90, o governo decidiu estimular a indústria automobilística (em crise…) reduzindo impostos para carro de baixa cilindrada. Automóveis com motor de até 1.000 cm³ (ou 1 litro) de cilindrada, passaram a ser chamados de “populares” e tiveram seus impostos reduzidos. Mas, como no Brasil sempre se dá um jeitinho, vingou o lobby da VW e logo se abriu exceção para o Fusca, que tinha motor 1,6.

A ideia do governo, tornar mais acessível  o carro simples e econômico, foi logo desvirtuada pelas fábricas que correram para lançar modelos 1,0 cada vez mais sofisticados. E, para conferir um desempenho minimamente razoável, foram “envenenando” os motores que chegaram a receber turbocompressor (VW, foto de abertura) e compressor de deslocamento (Ford). Era carro “popular” com mais de 100 cv de potência e repleto de equipamentos sofisticados.

O incentivo tributário acabou gerando uma grande distorção, pois o motor 1,0 chegou a equipar 70% dos modelos vendidos no mercado doméstico. As engenharias das fábricas se empenhavam em aumentar a cavalaria sob o capô sem se preocupar com a eficiência do motor. Não se importavam com o consumo ou emissões desde que se valessem da redução dos impostos para incrementar vendas. Já que lei é lei, a Fiat chegou a equipar o Siena (1,0) com câmbio de seis marchas para “ajudar” no desempenho. A GM arriscou um Chevette (“Junior”) com direção assistida hidráulica e ar-condicionado que se arrastava por ruas e estradas. Com cinco passageiros e porta-malas carregado ele simplesmente se recusava a arrancar em ladeiras mais íngremes…

Remendos na lei foram contaminando outros modelos. Além da cilindrada, gasolina pagando mais, flex pagando menos. Importado mais taxado que o nacional, picape privilegiada e outras aberrações do gênero. Durante dezenas de anos não se pensou em estimular as alternativas energéticas, tendência mundial que tem no Brasil uma das raras exceções. Aqui, carros híbridos e elétricos foram ligeiramente beneficiados no final do ano passado, mas longe dos subsídios concedidos por outros países.

E assim, de crise em crise, o governo federal foi manipulando impostos para estimular pontualmente o mercado, tirando com uma mão, dando com a outra. Sem jamais imaginar um programa definitivo para estabelecer uma classificação tributária coerente, inteligente, que, além de estimular o mercado, incentive também as fábricas a tornar seus automóveis mais eficientes. Acenou com o Inovar-Auto, outro estímulo também temporário.

A rigor, ao estabelecer esta incoerência de conceder taxação mínima aos carros 1,0, que já perdura quase 30 anos, o governo acabou atirando no que viu e acertando no que não viu, pois a tendência mundial mais recente do “downsizing” resultou em motores de baixa cilindrada supereficientes. Se os antigos 1,0 mal chegavam aos 70 cv de potência, os atuais passam dos 100 cv com a redução de quatro para três cilindros, turbo, injeção direta, comandos variáveis.

Talvez este avanço tecnológico que caiu por acaso no nosso colo e privilegiou — por coincidência — justamente nossos compactos de baixa cilindrada que já pagavam imposto reduzido — abra os olhos do governo para o óbvio: não se estabelece classificação tributária por cilindrada ou combustível, mas pela eficiência térmica. Que pode ser medida tecnicamente em megajoules (MJ), ou km, por litro. E que vale para qualquer veículo, a gasolina, álcool, gás, diesel ou elétrico.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

FLAGRANTE DE INDÚSTRIA DA MULTA

Próximo

UM DIA ASSUSTADOR

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

UM DIA ASSUSTADOR

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

fonte: Pinterest

RODA NO AR, PODE SIM

25/02/2021
Foto: adaptive.com.br

WAZE OU GOOGLE MAPS: QUAL O MELHOR?

25/02/2021

NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

24/02/2021
Foto: icarros;.com.bt

OS “SOMELIÊS DE DESGRAÇAS”

24/02/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

fonte: Pinterest

RODA NO AR, PODE SIM

25/02/2021
Foto: adaptive.com.br

WAZE OU GOOGLE MAPS: QUAL O MELHOR?

25/02/2021

NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

24/02/2021
Foto: icarros;.com.bt

OS “SOMELIÊS DE DESGRAÇAS”

24/02/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In