• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Do fundo do baú

QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

identicon por Ronaldo Berg
08/04/2017
em Do fundo do baú, RB






Você se lembra dos causos que contei? Todos foram reais, muito divertidos ou cômicos, mas nenhum tragicômico. Ao contrário desse que vou lhe contar hoje, que se passou no início dos anos 70.

Eu já tinha dois anos de Volkswagen do Brasil e acabava de ser promovido a uma nova função, Representante de Assistência Técnica. O que isto significava? Para mim, um salto fantástico dentro da empresa, e para o lado pessoal outro tipo de desafio, uma vez que a atividade seria desenvolvida em uma região bem distante de São Paulo, onde era a minha casa. Nessa época eu morava com meus pais.

Esta distância era algo muito parecido com a vida de garçom nos restaurantes. Quanto mais novo o garçom, mais distante da cozinha era onde ficavam as mesas de sua responsabilidade de atendimento, e à medida que o tempo ia passando e o trabalho mais conhecido, para mais próximo da cozinha eram deslocados, como um prêmio.

No ambiente fabril algo parecido ocorria e ocorre até hoje. Representante novo para região distante e mais sofrida, representantes com mais experiência eram trazidos para as capitais, ou seja, distâncias menores, concessionárias maiores, enfim, uma vida um pouco mais fácil.

Mas o que fazia um representante de Assistência Técnica de uma Volkswagen do Brasil? A resposta não é tão fácil assim, mas vou tentar resumi-la.

Visitar as Concessionárias da sua região através de um pré-agendamento e verificar o funcionamento de uma série de itens como: atendimento ao cliente, funcionamento da recepção, acompanhar serviços realizados pela oficina, programar treinamento para os mecânicos e checar a existência de ferramental e equipamentos conforme normas e padrões preconizados pela fábrica. É por isso que essa função era conhecida na indústria como “inspetor’, mas agora havia mudado para “representante”.

A minha região de atuação abrangia o Paraná e Santa Catarina e somavam-se aproximadamente 30 concessionárias a serem visitadas. A minha sede era São Bernardo do Campo, de onde eu saía em viagem e só retornava uns 30/40 dias depois, o que significava ter visitado metade das minhas concessionárias.

Entre uma visita e outra também fazia o atendimento a clientes que estavam com algum problema e tinham escrito para a fábrica reclamando de algo.

Fui ao encontro de um destes clientes insatisfeitos que residia na cidade de Medianeira, no estado do Paraná, a caminho de Foz do Iguaçu próximo a Cascavel, só para você se localizar onde eu estava, importante para entender melhor este meu relato. Na ocasião meu carro de serviço era um Fusca, aquele com motor 1300 e era um desbravador, mas não imaginava o que passaria comigo ao volante.

Visita ao cliente agendada, eu não poderia falhar, afinal este era um dos meus primeiros atendimentos e tinha que demonstrar ao cliente e ao meu chefe sentado em sua cadeira em São Bernardo do Campo que eu tinha jeito para a coisa.

Saí da rodovia principal (BR-277 que seguia na direção de Foz do Iguaçu) e fui em direção a Medianeira, distante aproximadamente 25 km dela, mas um detalhe importante é que chovia muito e a estrada era de terra —  e que terra! Para chegar à cidade tive que colocar correntes nas rodas traseiras para evitar que o corajoso Fusca atolasse (correntes eram compradas na região por onde se andava e depois o valor era reembolsado pela fábrica – era obrigatório para cada viajante da região ter este acessório salva-vidas).

Depois de levar oito horas para percorrer estes 25 quilômetros fui para um hotel na cidade, uma vez que já era tarde e o cliente só seria atendido na manhã do dia seguinte, conforme agendado. O hotel era na rodoviária da cidade, dá para imaginar quantas estrelas ele tinha? Por sorte tinha vaga, do contrário teria que dormir no carro. Talvez tivesse sido melhor não ter vaga…

Manhã seguinte, com dores no corpo todo em consequência de uma cama “superconfortável”, dirigi-me ao endereço dado pelo cliente em sua carta. Sabe quem era ele? Sua Exciª. o Delegado da cidade, e o endereço era a Delegacia de Polícia.

Chegando, apresentei-me ao assistente do Delegado (por pouco não o chamei de capanga). Ele, sem gentileza nenhuma, me disse:

— Senta aí e espera que o Doutor ainda não chegou.

Eram 10 horas da manhã de um dia frio e ainda chuvoso.

Não vi por onde o Delegado entrou, mas repentinamente aquele assistente (o legítimo capanga) me fez entrar em uma antessala e depois acesso à sala do Delegado. Dá para você imaginar o que eu estava sentindo naquele momento?

O delegado sentado à mesa e as duas cadeiras de cortesia que seriam utilizadas por visitantes estavam ocupadas por, creio, outros capangas. O medo tomou conta de mim e o coração acelerou, e o atendimento sequer tinha-se iniciado.

Sentei em uma terceira cadeira, longe de ser tão confortável como aquelas duas ocupadas pelos “amigos” do Doutor Delegado e perguntei:

— Em que posso ajudá-lo, Dr.?

A resposta veio de imediato:

— O motor do meu Fusca fundiu e este é um problema da fábrica, que porcaria vocês produziram, este carro não tem nem dois anos” etc., etc. —  e tome “elogios” ao produto. A garantia era de um ano.

Pedi para ver o carro, era o mínimo que eu podia fazer. Pedi também o Manual do Proprietário para ver o quadro de revisões feitas e onde. Mas, revisões, que ideia! Naquele fim do mundo ninguém fazia revisões, mas também não clamavam garantia, isto é verdade.

Acompanhado pelos assistentes do Dr. Delegado, fui ao pátio da delegacia e lá estava o coitado do Fusca, colocado naquelas rampas de concreto comuns no interior onde se vê o carro por baixo, em que pode ser lavado e também ter o óleo trocado. Examinei atentamente o carro, com barro até o teto — e o motor travado.

Até imaginei como seria o meu relatório para a fábrica. Seria…

Problema: motor fundido por falta de óleo
Causa: falta de óleo devido a ruptura da carcaça do motor, perda da tampa do cárter.
Reparo: troca do motor completo, original sem condição de reparo.
Responsabilidade: toda do cliente, problema provocado por uso indevido (uma pedra foi a responsável por todo este dano e que provocou o vazamento).

Muito bem, e agora? Coragem, moço, disse a mim mesmo, vou negar o atendimento e dar as inúmeras razões para fazê-lo.

Quando entrei na sala do Dr. Delegado, ele estava sentado em sua majestosa cadeira, à sua frente a minha cadeira livre e as outras duas cadeiras ocupadas pelos seus assistentes (capangas, confirmado meu diagnóstico)

E veio a pergunta lógica do Dr. que não poderia ser outra, aliás eu já esperava.

— E então, menino qual é a sua palavra?
— Dr., o Sr. sabe que o problema do seu carro não é de origem de fábrica — tentei explicar, quando fui interrompido com um vozeirão do capanga:
— Isto o Dr. já sabe, ele quer saber e aí, como é que fica?

Imediatamente informei que levando em consideração a importância de ter um Dr. Delegado dirigindo um VW na região e a sua urgente necessidade de ter o carro em condições normais de uso, eu autorizaria a Concessionária de Cascavel, a mais próxima, a efetuar trocar o motor por um zerinho, novinho em folha, deixando desta forma o carro em ordem, e tudo isto em caráter de cortesia, sem qualquer despesa para o Dr. Delegado.

Os assistentes disseram que a decisão de dar este atendimento especial seria muito reconhecida por todos da cidade e que jamais o Dr. Delegado trocaria de marca (eu sinceramente lamentei…).

De volta a São Bernardo do Campo, o difícil, mas não impossível, foi convencer meu chefe de que eu tinha passado por risco de vida e que por esta razão tinha tomado a decisão que tomei.

— Foi uma QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA! — disse-lhe.

Domingo que vem tem mais.

RB

A coluna “Do fundo do baú” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

FELIZ DIA DOS PAIS

Próximo

ADVENTURANDO POR AÍ – POR NOEL FASTERSON

identicon

Ronaldo Berg

Ronaldo Berg, com toda sua vida ligada intimamente ao automóvel, aos 16 começou como aprendiz de mecânico numa concessionária Volkswagen em 1964. De lá para cá trabalhou na VW (26 anos), Audi (4), GM do Brasil (8), Kia (2), Peugeot Sport (4) e Harley-Davidson (2 anos). Sempre em nível gerencial e ligado a assistência técnica, foi também o gerente responsável pelas competições na VW e na Peugeot Sport, gerenciando a atividade dos ralis. No começo da década de 1970 chegou a correr de automóvel, mas com sua crescente atividade na VW do Brasil não pôde continuar.

Próximo

ADVENTURANDO POR AÍ – POR NOEL FASTERSON

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In