• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

O MERCADO SE MEXE

identicon por Boris Feldman
28/08/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






As fábricas criam alternativas para tornar o financiamento mais atraente e estimular as vendas de carros zero-km

Desde que Michel Temer assumiu a presidência e Henrique Meirelles (foto), o comando da economia, houve uma inflexão na curva que retrata o estado de ânimo do mercado. Ela pode não ter apontado ainda para cima mas, pelo menos, não continua mirando o porão.

Mas só otimismo não resgata empregos, não baixa a inflação nem faz surgir crédito no mercado. São reações lentas e previstas para o próximo ano, na melhor das hipóteses. Mas os executivos não cruzam os braços à espera da retomada da economia e imaginam fórmulas para atrair o consumidor. Se funcionarem na época de vacas magras, bombariam ainda mais lá na frente com o mercado em alta.

Se o financiamento é uma considerável barreira e espanta clientes, pois falta crédito e os juros estão elevados, a ideia é criar alternativas para estimular negócios. Toyota e Honda, por exemplo, lançaram quase simultaneamente no mercado um plano para financiar carro zero-km num esquema muito semelhante ao do leasing.

Chamado de “Ciclo Toyota” ou “Plano Unique Honda”, o consumidor dá uma entrada de 30% a 40% do valor do carro e financia outros 30% ou 40% em 12, 24 ou 36 parcelas mensais. E o valor residual, de 30 ou 40%, pode ser amortizado com a recompra do automóvel pela concessionária, que paga 85% do valor da tabela Fipe. Ou refinanciado em até 18 meses caso o freguês tenha interesse em permanecer com o carro.

O governo vai dar também sua contribuição para agilizar o financiamento e reduzir juros. Atualmente, recuperar o carro de um consumidor que se tornou inadimplente é uma novela mais longa que as da Globo.  São tantos empecilhos burocráticos que até fazer valer uma ordem judicial de busca e apreensão já se passaram meses (anos, às vezes…) e a financiadora acaba recebendo o carro em situação deplorável. Entretanto, está para ser implementada uma nova ferramenta jurídica que agiliza seu resgate, tornando possível a apreensão 60 dias depois de confirmada a inadimplência. O que reduziria sensivelmente os custos das financeiras e que poderiam, então, diminuir as taxas da operação. No frigir dos ovos, o financiamento do carro seria mais atraente e os justos deixariam de pagar pelos pecadores.

Por outro lado, o consórcio vem se tornando uma boa alternativa ao financiamento do automóvel. Quanto mais difícil a obtenção de crédito e os juros elevados, maior a adesão ao plano consorcial. Que tem vantagens e desvantagens, mas que chama a atenção atualmente por algumas das normas estabelecidas pelo Banco Central. Uma delas que passou a atrair o consorciado é a valorização da carta de crédito, entregue ao contemplado por sorteio ou lance. É como se fosse um cheque ao portador emitido pela administradora para se comprar um produto qualquer.

Entretanto, caso o consorciado tenha interesse em adquirir um automóvel, mas o modelo esteja em fim de linha e já anunciado seu substituto para daí a três ou quatro meses, nenhum problema: o valor de face da carta de crédito é atualizado mensalmente pelo índice Selic. Ou seja, se o novo modelo for um pouco mais caro, o consorciado continua tendo condições de adquiri-lo sem nenhum desembolso extra. Ao contrário, se ele mantém a carta no bolso e deixa para fechar o negócios três meses depois e o carro não teve aumento de tabela, o consorciado poderá comprar um modelo de maior valor. E finalmente, uma vantagem extra: os rendimentos financeiros obtidos pela valorização da carta de crédito não estão sujeitos a Imposto de Renda. Uma bela opção de aplicação!

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: ConsórcioFinanciamento
Anterior

VOLVO BATE RECORDES COM CAMINHÃO

Próximo

SYNC 3 E A MOBILIDADE CONECTADA DA FORD

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

SYNC 3 E A MOBILIDADE CONECTADA DA FORD

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021
Fotos: Divulgação Audi

AUDI APRESENTA VERSÃO ELÉTRICA DOS Q4 E Q4 SPORTBACK

18/04/2021
Foto; AE

NOVA COLUNA NO AE

18/04/2021
Vai encarar o Gomzalez e o Famgio? (Foto: reddit.xom)

LANCES DO FANGIO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In