• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

“JOGA A CHAVE, CORAÇÃO!”

identicon por Boris Feldman
21/08/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






Bateria arriada se resolvia ladeira abaixo, no tranco. Hoje, a antiga prática fulmina o catalisador…

O automóvel tornou-se mais seguro, eficiente e prazeroso desde que assumido pela eletrônica. Mas toda mudança tem prós e contras. A evolução foi positiva no frigir dos ovos, mas a eletrônica derrapa em algumas curvas. Seu lado positivo, por exemplo, foi a central eletrônica ter eliminado distribuidor e carburador, fonte de problemas e carros parados no acostamento. Negativo? Dava-se um jeitinho no platinado queimado com uma simples lixa de unha. Hoje, só com um celular para chamar o socorro e levar o carro para o diagnóstico de um computador.

Motorista saía correndo do apartamento, de manhã, para o trabalho. Ao chegar na garagem percebia ter esquecido a chave do carro. Gritava então para a mulher “Joga a chave, coração!” e ia embora para o escritório. Hoje, se a chave cair de mau jeito no chão, o chip se desconfigura e só buscando a de reserva…

Na oficina, empurroterapia não era impossível, porém mais complicada, pois não havia bicos injetores, TBI nem sonda lambda para se “limpar preventivamente”.

Um prosaico chip de R$ 300 opera milagres na central eletrônica: converte em flex o motor a gasolina, aumenta em 50% o haras sob o capô e outras intervenções do gênero. Mas milagre não existe: os resultados são geralmente duvidosos e certamente reprovados na primeira vistoria para aferir nível de emissões…

Bateria arriada ou motor afogado se resolvia ladeira abaixo ou com três musculosos circunstantes bem articulados na traseira para o motorista desfechar o “tranco” no motor (foto de abertura). Hoje, nem pensar: o primeiro a chiar é o catalisador encharcado e inutilizado simultaneamente com a manobra…

Lavar o motor com água pressurizada poderia ter, como grave inconveniente, o motor que se recusava a funcionar com o distribuidor molhado internamente. Nada que não se resolvesse com um jato de ar ou paninho seco. Hoje, adeus central eletrônica…

Candidato a compra do usadinho joia (hoje virou “seminovo”…) saía para o test-drive com o vendedor da loja ao lado. Se o pedal do freio trepidasse ao ser acionado, estava evidenciada a deformação de discos e/ou tambores. Hoje, o pedal trepidante é explicado pelo vendedor como “característica” do sistema ABS. Mesmo que o carro nem ABS tenha…

Chave de ignição agora fica no bolso, pois basta acionar um comando no painel ou console para se ligar o motor, novidade no rol das maravilhas eletrônicas. Mas também no rol das encrencas: o marido volta do escritório à noite mas, antes de sair do carro, chega a mulher apressada para tomar seu lugar ao volante e dar um pulo ao supermercado para uma compra de emergência. O marido entra em casa e recebe uma ligação meia hora depois. Ela só percebeu ter saído sem a chave (ainda no bolso do maridão) ao retornar com as compras para o carro. E lá foi ele — de uber ou bicicleta — socorrer a mulher.

Mas, nenhum destes probleminhas de ordem prática e desencontros do dia a dia arrepia tanto os executivos da indústria automobilística como as últimas intervenções de bandidos nos carros computadorizados e conectados ao mundo. Munidos de hardwares e softwares, são capazes de interferir remotamente nos comandos do automóvel. Paralisando-o, por exemplo. Ou entram no carro estacionado, conectam elétrica ou magneticamente seus próprios equipamentos no circuito e o levam embora em segundos. E, quanto mais os engenheiros aperfeiçoam seus sistemas de proteção, mais refinada a operação dos hackers.

No passado, era fácil o amigo do alheio levar seu carro com uma chave falsa. Mas risco zero de ser surpreendido e assaltado em plena estrada com o motor desativado remotamente por uma sofisticada quadrilha…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 

 





Anterior

VISION MERCEDES-MAYBACH MOSTRADO EM PEBBLE BEACH

Próximo

DESVENDANDO O TL PERSONALIZADO, ALIÁS TL SPORT

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

DESVENDANDO O TL PERSONALIZADO, ALIÁS TL SPORT

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In