• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home JJ

SAE BRASIL COMPLETA 25 ANOS

identicon por Juvenal Jorge
25/06/2016
em JJ, Notícias






Há 25 anos o americano Ed Mabley, diretor da Ford para o programa Cargo e ex-presidente da SAE International (fundada em 1905), desembarcava no Brasil com John Casker, responsável pela expansão da entidade, com a missão de apoiar engenheiros na implantação da SAE BRASIL, que viria a ser a primeira afiliada da SAE International fora dos Estados Unidos. Era 1991 e o presidente Fernando Collor de Mello abria o mercado brasileiro para veículos estrangeiros.

SAE25 1
Primeiro Congresso: no centro, Bernd Wiedemann, presidente da SAE BRASIL 1992, à esq. Ed Mabley, que apoiou a implantação da SAE no País, e Jack Schmidt, à dir. diretor de Desenvolvimento do WV Group, então presidente da SAE International

Bem antes de sua fundação propriamente dita, em dezembro de 1991, a semente da SAE BRASIL foi lançada em 1981 quando Philip Maziotti, diretor da Dana e então presidente da SAE International, veio ao Brasil e convidou engenheiros locais do setor automobilístico para a reunião que estabeleceria as bases da filial brasileira. A partir daí as palestras para troca de experiências entre especialistas sobre temas relacionados ao desenvolvimento de produto e manufatura começaram a se tornar frequentes.

Apoiada por expoentes da engenharia brasileira como Carlos Buechler (General Motors do Brasil), Luc de Ferran (Ford), Berndt Wieldeman (Volkswagen), Ferdinand Panik (Mercedes-Benz), Ozires Silva e Horácio Forjaz (Embraer), Fernando Almeida (VW Caminhões/Chrysler), Flaminio Leme (Eaton), Edmir Bertolaccini e Vivaldo Russo (Clark), Fábio Braga e Marcus Bonito (TRW), Guilherme Sortino e Alberto Futuro, entre outros, a SAE BRASIL desenvolveu seu quadro associativo. Com a participação voluntária de seus membros, marca de gestão da entidade, a SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) estendeu o programa de eventos técnicos e promoveu a expansão da entidade a fim de acompanhar o mapa da produção automobilística no País.

Desde a vinda de Ed Mabley, a trajetória da SAE BRASIL se funde aos avanços da indústria da mobilidade. Exemplos que fundamentam essa assertiva não faltam. Entre eles a tecnologia dos motores flexíveis em combustível, pela primeira vez relatada em um trabalho técnico apresentado no Congresso SAE BRASIL nos anos 1990 e apresentado nas Mostras de Engenharia do Congresso como tecnologia pronta para o mercado.

SAE25 2
Presidentes no Congresso SAE BRASIL 2015, que recebeu 9 mil visitantes

“Desde a fundação, a SAE BRASIL participa do desenvolvimento da engenharia brasileira não apenas por meio de programas como o de educação continuada com cursos de atualização e complementação profissional, mas também no fomento da tecnologia com a promoção de debates em seus eventos, como o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, o maior encontro da engenharia da mobilidade do hemisfério sul, que reúne expoentes da engenharia do Brasil e do mundo. Além disso, investe na formação acadêmica e incentiva jovens a seguirem carreira na engenharia da mobilidade por meio de seus programas estudantis”, analisa o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL para o biênio 2015-2016.

Sowade destaca ainda que os 25 anos da SAE no Brasil foram marcados pelo crescimento e pela consolidação da engenharia da mobilidade nos setores automobilístico, aeroespacial e ferroviário e pela busca contínua da excelência no desenvolvimento tecnológico, fundamental para a competitividade de mercados emergentes como o nosso. “Construímos uma base sólida no passado, e por isso vejo um futuro cheio de desafios, mas com muitas oportunidades”, conclui o presidente da SAE BRASIL.

SAE BRASIL em números

  •  A SAE BRASIL conta atualmente com 6 mil associados, mais de mil deles atuantes voluntários dos programas da entidade. Está representada em sete estados e 10 seções regionais: São Paulo (Seções São Paulo, Campinas, São Carlos/ Piracicaba, São José dos Campos), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul (Seções Caxias do Sul e Porto Alegre), Paraná/Santa Catarina, e Bahia, sedes das 10 seções regionais caracterizadas por polos tecnológicos em diversos segmentos da engenharia. Em nível global a instituição SAE está presente em 100 países e soma aproximadamente 138 mil sócios.
  • Atualmente a associação promove mais de 50 eventos por ano, entre simpósios, fóruns, colóquios, palestras e congresso, que contam com cerca de 18 mil participantes.
  • Ao longo de sua história no País a SAE BRASIL promoveu mais de 500 cursos e palestras com cerca de 8 mil horas de conteúdo ministrado a 7,5 mil pessoas. Nos 24 congressos anuais realizados, eventos-âncora da programação da entidade que conta com a participação de renomados especialistas do Brasil e do Exterior, recebeu cerca de 120 mil visitantes e apresentou 3,4 mil trabalhos técnicos relacionados à engenharia da mobilidade com tecnologias no estado da arte. Também realizou dezenas de simpósios técnicos em várias regiões do País.
  • Mais de 33 mil estudantes de engenharia de instituições de ensino, de norte a sul do País, desenvolveram projetos, construíram protótipos e os levaram para as competições dos programas estudantis AeroDesign, Fórmula SAE, Baja SAE e Demoiselle, conquistando títulos nacionais e internacionais nas competições promovidas pela SAE International realizadas nos Estados Unidos.

A data será comemorada no 25º Congresso SAE BRASIL, em outubro.

Mais sobre a SAE BRASIL em www.saebrasil.org.br

JJ





Anterior

KIA SPORTAGE 2017 É APRESENTADO E AGRADA

Próximo

ORIGINAL OU GENÉRICA?

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo

ORIGINAL OU GENÉRICA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In