• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

F-1 PERDE PARA LE MANS. MAIS UMA VEZ.

identicon por Wagner Gonzalez
22/06/2016
em Automobilismo, Conversa de Pista, WG






A Fórmula 1 e sua ganância não pensam duas vezes para aniquilar qualquer evento que possa fazer sombra a seus interesses. No fim de semana passado a última tentativa de praticar essa política foi como um tiro nos próprios pneus: ao marcar a primeira edição do Grande Prêmio do Azerbaijão em data conflitante com a edição 2016 da 24 Horas de Le Mans, Bernie Ecclestone jamais poderia esperar um resultado tão acachapante para os seus interesses. Ante uma das corridas mais modorrentas dos últimos tempos nas ruas de Baku, a prova de resistência mais famosa do mundo teve uma das mais disputadas edições da sua história de 100 anos, com direito a final antológico. A F-1 perdeu para a Le Mans em questão de popularidade, emoção e suspense, mais uma vez…

O Toyota que liderava e o Porsche venceu (Foto Toyota Gazoo)
O Toyota que liderava e o Porsche que venceu (Foto Toyota Gazoo)

Após 23h55 de intensa disputa com Porsche, e a Audi acompanhando de perto a batalha, a Toyota viveu o que entrou para a história do esporte a motor como um dos resultados mais injustos do automobilismo internacional: próximo de iniciar a última volta seu carro que liderava a competição parou com problemas mecânicos, o que permitiu a 18a vitória da marca alemã em Sarthe. Ao contrário da F-1, que segrega e vende caro suas imagens, o Automóvel Clube do Oeste (ACO), da França,  sabe usar muito bem o potencial das redes sociais e libera imagens de primeira qualidade do seu evento mais importante, como estas que mostram os minutos finais da corrida. Clicando aqui você tem um resumo da atmosfera das 24 horas da competição.

Largada de Le Mans 2016 foi sob chuva. Chegada teve lágrimas (Foto Porsche)
Largada de Le Mans 2016 foi sob chuva. Chegada teve lágrimas (Foto Porsche)

Durante toda a corrida, iniciada sob chuva leve, Toyota e Porsche ocuparam as primeiras posições numa luta onde o carro de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima liderou a maior parte da prova. Nos cinco minutos finais o filho do ex-piloto de F-1 Satoru, mantinha um minuto de vantagem sobre o Porsche de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas e todos esperavam para uma apoteótica primeira vitória da Toyota em Le Mans. Subitamente, porém, seu carro começou a perder velocidade, consequência da perda de potência, única explicação conhecida até agora para o problema que causou o antológico final. Ainda que as câmeras de TV mostrassem o trio eventualmente vencedor celebrando o desfecho inesperado, não faltaram à Toyota palavras de apoio e alento de um deles e da própria Porsche.

A expressão de Hugues de Chaunauc ilustra muito bem o clima no box da Toyota ao final da prova (Foto ACO)
A expressão de Hugues de Chaunauc ilustra muito bem o clima no box da Toyota ao final da prova (Foto ACO)

A imagem do pessoal do box ao ver a vitória escapar pode ser pintada na expressão de Hugues de Chaunac, fundador do grupo Oreca e um dos principais estrategistas da operação Toyota no Mundial de Resistência. Nem mesmo um homem habituado aos números — Chaunac diplomou-se como professor de matemática — às delícias e às  decepções do esporte resistiu às lágrimas. Longe dali, a mensagem do presidente da casa japonesa foi ainda mais emblemática para descrever o estado de espírito dos samurais do WEC:

O comunicado de Akyo Toyoda, o presidente da Toyota (Foto ACO)
O comunicado de Akyo Toyoda, o presidente da Toyota (Foto ACO)

“Nós não competimos ignorando o sentimento de derrota. Tendo provado a verdadeira amargura da derrota, voltaremos à arena do Campeonato Mundial de Resistência no ano que vem e voltaremos a competir na batalha que é a 24 Horas de Le Mans. Faremos por nossa busca em construir carros cada vez melhores… é por isso que voltaremos às estradas de Le Mans.
Quero expressar minha gratidão a todos os carros e pilotos que lutaram conosco na pista em Le Mans, particularmente Porsche e Audi. Voltaremos no ano que vem, renascidos e prontos para enfrentá-los com toda a nossa força. Olho nos ‘perdedores feridos’, Toyota, na pista no ano que vem. A luta não acabou.
Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation.”

Graças ao abandono do Toyota, o inglês Oliver Jarvis subiu ao pódio como terceiro classificado junto com Lucas Di Grassi e Löic Duval, pilotos do Audi nº 8, carro que nunca esteve diretamente envolvido pela vitória. As palavras do inglês sintetizam o sentimento da maioria dos adversários da casa japonesa:

“Nós certamente preferiríamos ver os amigos da Toyota lá em cima, não é dessa maneira que gostamos de subir ao pódio. Eu daria meu lugar para vê-los recompensados pelo grande trabalho que fizeram”.

Japoneses ficaram impassíveis no momento da derrota (foto ACO)
Japoneses ficaram impassíveis no momento da derrota (foto ACO)

Em quatro décadas de jornalismo já trabalhei com profissionais de culturas das mais antagônicas, como ingleses e mexicanos, argentinos e finlandeses, australianos e croatas, porém nenhum deles me impressionou mais pela resiliência e foco quanto os japoneses. Pode levar tempo para acertar um contrato de trabalho ou de fornecimento de serviços com os nipônicos, mas uma vez que o compromisso é firmado, nem mesmo um terremoto os faz mudar de ideia, caso do GP do Pacífico de 1994, em Aida.

Cabe aqui também registrar algo que me foi lembrado pelo amigo Ronaldo Nazar: há seis décadas o automobilismo brasileiro viveu situação semelhante. Na disputa das Mil Milhas Brasileiras o pequeno Malzoni-DKW de Emerson Fittipaldi e Jan Balder liderava a competição até duas voltas para a bandeirada quando um problema elétrico tornou inoperante um dos três cilindros do motor do pequeno GT. Se a  vitória de Camillo Christófaro e Eduardo Celidônio marcou merecidamente a carreira de ambos,  a decepção de Fittipaldi e Balder certamente não foi menor que a vivida pelos japoneses em Le Mans.

Porsche conseguiu a décima-oitava vitória em Le Mans (Foto Porsche)
Porsche conseguiu a décima-oitava vitória em Le Mans (Foto Porsche)

A 18a vitória da Porsche nas 24 Horas de Le Mans ficará marcada pelo desfecho cruel da rival, fato que empanou a luta entre Ford e Ferrari, onde o fabricante americano reviveu a vitória épica de 1966, desta vez na categoria Le Mans GTE Pro. Além de Di Grassi, também participaram da prova os brasileiros Oswaldo Negri Jr (Ligier JS P2 Honda, 14o classificado na geral, e 9o na categoria LM P2), Bruno Senna (Ligier JS P2 Nissan, 15o/10o na categoria LM P2), Fernando Rees (Aston Martin Vantage, 24o/6o na categoria Le Mans GTE Pro), Nélson Piquet Jr (Rebellion R-One AER, 29o/6o LM P1) e Pipo Derani (Ligier JS P2 Nissan, 42o/16o LM P2). A classificação completa da prova você encontra clicando aqui.

Rosberg volta a vencer

Rosberg, largou na pole, liderou toda a prova e venceu a quinta do ano (Foto Ferrari)
Rosberg, largou na pole, liderou toda a prova e venceu a quinta do ano (Foto Ferrari)

Em uma corrida onde faltaram os esperados episódios típicos de um circuito de rua, estreito e com curvas de 90o ao final de grandes retas, o alemão Nico Rosberg conquistou sua quinta vitória na temporada de F-1 sem maior oposição dos demais 21 pilotos que participaram do GP do Azerbaijão. Talvez influenciados por inúmeros acidentes que marcaram as provas de GP-2 a ponto de causar a interrupção da prova, os pilotos da categoria principal foram cautelosos, talvez além do que se esperava.

Momentos de emoção acabaram surgindo graças aos plásticos jogados na pista, cortesia dos fortes ventos do mar Cáspio, os mesmos que dão nome à capital Baku. Segundo a Wikipedia esse nome significa “cidade fustigada pelo vento” em persa arcaico. Maior destaque da corrida foi o mexicano Sérgio Pérez, que terminou em terceiro lugar. Todos os números do GP do Azerbaijão você encontra clicando aqui.

Segundo pódio em três corridas coloca Perez à frente de Massa no Mundial de Pilotos (Foto Sahara Force India)
Segundo pódio em três corridas coloca Perez à frente de Massa no Mundial de Pilotos (Foto Sahara Force India)

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: AzerbaijãoChaunacF1Le MansMil Milhas 1966PerezRosbergToyota
Anterior

RETÍFICA DE MOTOR

Próximo

CURSOS DE PILOTAGEM GRATUITOS

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

CURSOS DE PILOTAGEM GRATUITOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In