• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AK

AE CLÁSSICOS: EPISÓDIO 4 – FIAT 124 ABARTH RALLY

identicon por Arnaldo Keller
10/07/2016
em AK, Clássicos, Destaques, Vídeos






Neste ano de 2016 comemora-se cinquenta anos do lançamento do primeiro Fiat 124 Sport Spider, um gracioso esportivo cuja carroceria foi desenhada por Tom Tjaarda, que na época trabalhava na Pininfarina. Tjaarda, para lembrar, depois veio a desenhar o De Tomaso Pantera. Esse 124 foi um sucesso. Tinha que ser. Carro compacto, motor dianteiro, tração traseira, leve, 900 kg e com boa distribuição de peso, motor saudável, com duplo comando e farta alimentação de mistura, e conversível.

O motor de 1,6 litro é um projeto de Aurelio Lampredi, ex-engenheiro-chefe de motores da Ferrari. Suspensão dianteira McPherson e traseira de eixo rígido com barra Panhard. Qual autoentusiasta não quer um carro que nos promete tantos prazeres? Aproveitando a data, e dando a devida importância ao que representou o primeiro 124 Sport Spider, a Fiat lançou o novo 124 Spider, baseado nessas mesmas premissas.

 

Quatro cilindros, dois comandos, dois carburadores de corpo duplo.

Em 1972 lançaram a versão 124 Abarth Rally. O motor de 1.756 cm³ desenvolvia 128 cv a 6.200 rpm e 16,2 m·kgf a 5.200 rpm. Cabeçote de alumínio, duplo-comando alimentado por dois carburadores Weber 44 IDF. A velocidade máxima superava 190 km/h. De cara ganhou o Campeonato Europeu de Rali, com Rafaelle Pinto ao volante. E daí seguiu arrebanhando várias vitórias. Um bom carro para o autoentusiasta guiar, principalmente aquele que ama máquinas viscerais, coisa que os italianos são mestres em fabricar.

E não é que no Brazil Classics Show 2016, realizado no recente mês de maio em Araxá, lá estava exposto um 124 Abarth Rally? Imediatamente veio aquele desejo, tenho que guiar esse carro! Preciso guiar esse carro!. Daí saí farejando como um sabujo detetive para procurar o dono. Vi que o Abarth estava entre os carros dos sócios do MG Club do Brasil, e sabia que eles tinham ido rodando de São Paulo ao evento, uma viagem de uns 580 km. Sorte! Conheço boa parte do “pessoal do MG”. Talvez eu conheça o dono. Talvez ele tope nos mostrar seu Abarth em ação e nos contar sobre ele.

O Abarth ao lado dos seus amigos

Sorte! O carro é do Luiz Cezar, amigo e dono de um ótimo blog sobre carros clássicos, principalmente esportivos, de corrida e de rali (luiscezar.blogspot.com.br), justamente o que mais gosto de ler a respeito de carros. Entrar no blog do Luiz Cezar é fácil, é só clicar no link, mas aviso que o duro é sair, porque é tanta informação boa, tanta curiosidade à respeito da raiz de nosso autoentusiasmo, que de um assunto se vai para outro e nada da gente desgrudar dele.

"Tenho que guiar esse carro! Preciso guiar esse carro!"
Tenho que guiar esse carro! Preciso guiar esse carro!

Sendo assim, o recomendo aos que conhecem a história do automóvel esportivo, pois lá terão ainda muito que aprender, e recomendo também aos iniciantes, pois será um modo de entrar com o pé direito nesse curioso mundo. A maioria dos assuntos se desenrolou numa época bem mais romântica que a atual; uma ambientação, portanto, mais propícia para se falar da nossa paixão pela máquina automóvel.

Obrigado, amigo Luiz Cezar. Sempre muito gentil e sempre disposto a dividir sua paixão com a gente. Então, vamos lá dar a nossa voltinha com o Fiat 124 Abarth Rally. O Luiz Cezar vai nos contar o que estamos ansiosos por saber.

Veja o vídeo:

 

AK

 





Tags: 124AbarthAE ClássicosFIAT
Anterior

BRASIL ATIROU NO QUE VIU...

Próximo

FIAT LINEA ABSOLUTE COM CÂMBIO DUALOGIC PLUS (VÍDEO)

identicon

Arnaldo Keller

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

Próximo

FIAT LINEA ABSOLUTE COM CÂMBIO DUALOGIC PLUS (VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In