• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

BRASIL ATIROU NO QUE VIU…

identicon por Boris Feldman
21/06/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






Brasileiro teve razão em protestar contra a proibição — única no mundo — do diesel em automóveis, pois é mais eficiente que a gasolina. Mas…

O Brasil é o único país do mundo que proíbe o motor diesel nos automóveis. O governo teve seus motivos, no passado, para restringi-lo a caminhões, ônibus, tratores e jipes. Foi para limitar sua importação num país carente de dólares, pois nossas refinarias não têm capacidade para suprir a demanda. Além disso, ao reduzir seus impostos, a ideia era baratear o custo do transporte de cargas e passageiros, não dos automóveis. E era — na época — um combustível ainda mais sujo, extremamente poluente. Com uma enorme vantagem em relação à gasolina: mais eficiente, além de emitir menos CO2, o gás que provoca o efeito estufa.

Novas tecnologias aperfeiçoaram os motores diesel. Deixaram de ser fumacentos, lerdos, barulhentos e trepidantes e sua aplicação na frota europeia de automóveis foi crescendo: de 10% nos anos 90, chegou a 53% em 2014. O próprio diesel tornou-se mais “limpo” com a redução do teor de enxofre em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O brasileiro dirige carros a diesel na Europa e protesta contra sua proibição, pois nem percebe que está ao volante de um motor com esta motorização, tão surpreendente seu desempenho. Além disso, sua maior eficiência térmica resulta num consumo menor que o motor a gasolina. Se existe no mundo inteiro, por que proibi-lo aqui?

Entretanto, houve uma decisiva alteração do panorama nos últimos anos. Em primeiro lugar, pelo desenvolvimento dos motores a gasolina, contemplados com turbocompressores, injeção direta, comandos variáveis, redução de cilindros e cilindrada e outras tecnologias que aumentaram sensivelmente sua eficiência. Os híbridos, por exemplo, concorrem com os diesel em consumo.

Em segundo lugar, o Protocolo de Kyoto de 1997 estimulou  países europeus a incentivar o uso do diesel no automóvel devido à baixa emissão de CO2, menor que a dos motores a gasolina. Impostos do combustível e licenciamento dos veículos foram reduzidos na maioria deles.

Entretanto, o motor diesel emite elevados teores de NOx (óxidos de nitrogênio), HC (hidrocarbonetos) e MP (Material Particulado), aquele bem fininho que vai direto aos pulmões…), o que exige filtragem de custos elevados para reduzi-los no escapamento. Tão elevados que resultaram no vexame do “dieselgate” : Volkswagen, Mitsubishi, Suzuki (e outras, possivelmente…)  criaram dispositivos para trapacear nos testes de emissões.

A Comunidade Europeia está revendo sua postura e anunciando medidas para desestimular o diesel nos automóveis. Nos EUA existe uma reação natural contra o combustível que teve sua imagem prejudicada nos anos 80 com uma infinidade de problemas na linha Oldsmobile lançada com motores diesel.

Exatamente quando se registra uma reversão do quadro na Europa, o Congresso Nacional está analisando um projeto de lei que permitiria sua utilização em automóveis. Medida que chega atrasada e na contramão da nossa história pois estamos em pleno desenvolvimento de motores flex. O álcool pode ter seus problemas, mas é muitas vezes mais limpo que o diesel. Renovável e incentivador de empregos no campo.

A engenharia da nossa indústria automobilística está debruçada, no momento, sobre dezenas de projetos (estimulada pelo Inovar-Auto) para aumentar a eficiência do carro flex. Além disso, pelo menos duas refinarias que seriam construídas no Nordeste (como a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, foto de abertura) com perfil de refino voltado ao diesel deram no que deram… e continuamos importando quase 20% de sua demanda.

O Brasil navegou contra a maré durante dezenas de anos, ao proibir o diesel em automóveis. Atirou no que viu, acertou o que não viu. Será que vai reverter sua postura exatamente quando o mundo dá uma guinada de 180º?

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

PARIS PERMITIRÁ VEÍCULOS HISTÓRICOS NO CENTRO

Próximo

AE CLÁSSICOS: EPISÓDIO 4 - FIAT 124 ABARTH RALLY

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

AE CLÁSSICOS: EPISÓDIO 4 - FIAT 124 ABARTH RALLY

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In