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Home AK

FIAT TORO FREEDOM 1,8 FLEX, NO USO (COM VÍDEO)

identicon por Arnaldo Keller
06/05/2016
em AK, Testes






Já tive a oportunidade de avaliar, no uso, a Fiat Toro Freedom a diesel 4×2, que só dispõe de câmbio manual de 6 marchas e tem capacidade de carga de uma tonelada. Esta de agora, com motor 1,8-litro flex e câmbio automático (Aisin) de 6 marchas exclusivamente (ao menos por enquanto), tem tração só dianteira e capacidade de carga de 650 kg. Já na diesel há a opção dos dois tipos de câmbio, sendo que o automático tem 9 marchas, e também a tração 4×4.

Uma picape ágil e confortável

Uma picape ágil e confortável

Como já levantei várias impressões que seriam comuns às duas, para não ficar repetitivo me restringirei ao que lhes é diferente.

Uma picape para quem gosta de dirigir carro

A Toro é uma picape para quem gosta de dirigir carro

Apesar de particularmente gostar de câmbio manual, principalmente para a estrada, para este tipo de veículo, uma picape cabine-dupla com comportamento de suve, não há dúvida de que o automático lhe vai melhor, principalmente quando se trata do excelente Aisin, que funciona com perfeição. Ela tem o motor E.torQ 1,8 EVO, o mesmo que vem no Linea, por exemplo, mas que teve sua potência e torque aumentados para equipar a Toro.

A potência máxima subiu de 130/132 cv (G/A) a 5.250 rpm para 135/139 cv a 5.750 rpm, e o torque máximo de 18,6/18,9 m·kgf a 4.500 rpm foi para 18,8/19,3 m·kgf a 3.750 rpm. Como se vê, ele ganhou 5 cv/7 cv com as mudanças, parte deles graças ao ganho de 500 rpm no pico da potência máxima e outra parte devido ao aumento do torque. Ganhou 0,4 m·kgf, o que é pouco, mas o interessante é que o pico do torque passou a ser a 750 rpm abaixo, ou seja, o motor da Toro disponibiliza maior potência quando em giro baixo, importante quando se trata de um veículo mais pesado.

As mudanças no motor foram a adoção do coletor de admissão de dois roteiros que favorece o fluxo de ar tanto em baixas quanto em altas rotações, melhorando o enchimento dos cilindros, e a bomba de óleo de vazão variável, que contribui para redução de atrito.

O motor E.torQ é mais silencioso e suave que o diesel e dá perfeitamente conta do recado
O motor E.torQ é mais silencioso e suave que o diesel e dá perfeitamente conta do recado

A Toro flex pesa 304 kg a mais que um Linea básico (1.619 kg x 1.315 kg), e essa é uma diferença considerável. Uma Toro flex, só com o motorista, pesa tanto quanto um Linea com cinco passageiros a bordo. Daí é que vem a importância do câmbio automático, pois por ele saber aproveitar bem o que o motor oferece, mesmo a Toro sendo um veículo relativamente pesado ele passa sensação de leve. Suas primeiras marchas são curtas e próximas, e ele é rápido para reduzir marcha, daí que com pouco curso no pedal do acelerador já vem uma ou duas marchas mais baixas e com isso a picape acelera muito bem, tanto que faz, segundo a fábrica, o 0-a-100 km/h em 12,8/12,2 segundos (G/A) e atinge a máxima de 172/175 km/h, que são bons números. Se o leitor temia, como eu, que a Toro Freedom flex não fosse ágil o bastante, pode esquecer esse temor, porque ela não nos deixa passando vontade.

A suspensão traseira por multibraços e molas de constante variável faz tremenda diferença em relação às de eixo rígido
A eficiente suspensão traseira multibraço e molas de constante variável faz tremenda diferença em relação às de eixo rígido

E na estrada também vai muito bem. Se a lei permitisse, ela viajaria perfeitamente bem, sem dramas, entre 140 e 150 km/h de velocidade cruzeiro. A 120 km/h reais (125 km/h no velocímetro) o giro segue a 2.600 rpm em 6ª marcha. Uma leve acelerada, ou uma leve rampa, já basta para que o câmbio baixe para 5ª, o que eleva a rotação em 700 rpm para 3.300 rpm, o que ainda é baixo. Nas aceleradas a fundo o giro máximo é 5.800 rpm, quando então ele sobe marcha, independente de se em modo automático ou manual. Raramente, mais por capricho, se usa o modo manual, já que o modo automático faz o que deve ser feito.

A distância mínima do solo é de 206 mm na dianteira e 251 na traseira

A distância mínima do solo é de 206 mm na dianteira e 251 mm na traseira

Desci a Serra do Mar pela Rodovia dos Imigrantes, onde, na descida, o limite é 80 km/h. Liguei o controle de velocidade e ajustei-o para 84 km/h. Eu vinha em velocidade maior e em 6ª marcha. Deixei a velocidade da descida por conta do carro para ver o que acontecia. O câmbio, por si só, tratou de reduzir marchas até que a velocidade comandada fosse atingida, o que conseguiu com a terceira. Quando vinha trecho mais plano ele passava para a 4ª e, quando voltava a ter uma maior inclinação, ele baixava para 3ª. Nas reduções, ele promove com perfeição a aceleração interina, daí que essa redução é feita como se deve, suavemente.

Na Toro flex os pneus não são de uso misto, são para asfalto, o que é bom
Na Toro Freedom flex os pneus não são de uso misto, mas para asfalto, o que é bom

Ela segue silenciosa. Como era esperado, o motor ciclo Otto vibra menos e também é menos ruidoso que o diesel. Além disso, está bem abafado por materiais fonoabsorventes sob o capô e sob a capa que encobre o motor. Pouco se ouve do trabalho da suspensão quando se passa por buracos e a sensação é de solidez e robustez geral. A versão flex vem com pneus de outra medida — 215/65R16 de asfalto, na diesel são 225/70R17 de uso misto. Preferi estes, os de asfalto, por serem mais silenciosos e aderentes. O isolamento acústico geral é muito bom. Viajar com vidros fechados é se isolar do mundo exterior.

Caçamba de 820 litros. Suas medidas não foram fornecidas pela fabricante, mas mede ao redor de 1,30 m x 1,30 m

Caçamba de 820 litros; suas medidas não foram fornecidas pela fabricante, mas mede ao redor de 1,30 m x 1,30 m

O consumo, medido pelo computador de bordo, ficou ao redor de 5,5 km/l de álcool na cidade e 8,5 km/l na estrada. Não foi possível testá-la com gasolina.

Bom espaço e conforto para quatro adultos. Os vidros traseiros baixam até sumirem portas adentro
Bom espaço e conforto para quatro adultos; os vidros traseiros baixam totalmente

A Toro Freedom flex, repito, não deixa o motorista passando vontade por maior desempenho, e faço votos que a Fiat faça o caminho inverso ao que a Renault fez com a Oroch, que a derivou do suve Duster: tenho certeza de um suve Toro, derivado da picape e com amplo porta-malas, ficaria excelente.

AK

Veja o vídeo:

 

FICHA TÉCNICA TORO FREEDOM 1.8 FLEX
MOTOR
Designação E.torQ 1.8
Descrição 4-cil. em linha, um comando no cabeçote acionado por corrente com variador de fase, 4 válvulas por cilindro, transversal, flex
Cilindrada 1.747 cm³
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm
Taxa de compressão 12,5:1
Potência máxima 135 cv a 5.750 rpm (G) e 139 cv a 5.750 rpm (A)
Torque máximo 18,8 kgf?m a 3.750 rpm (G) e 19,2 kgf?m a 3.750 rpm (A)
Formação de mistura Injeção eletrônica Marelli no duto
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático de 6 marchas mais ré, tração dianteira
Relações da marchas 1ª 4,459:1, 2ª 2,508:1; 3ª 1,566:1; 4ª 1,142:1; 5ª 0,852:1; 6ª 0,672:1; Ré 3,185:1
Relação de diferencial 4,067:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora, subchassi
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva 12,2 m
FREIOS
Dianteiros A disco ventilado, com Ø 305 mm
Traseiros A tambor, com Ø 254 mm
ABS Teves e EBD
RODAS E PNEUS
Rodas Aço 6,5Jx16 (alumínio opcional)
Pneus 215/65R16
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, picape cabine dupla, 4 portas, cinco lugares
CAPACIDADES
Caçamba 820 litros
Tanque de combustível 60 litros
PESOS
Em ordem de marcha 1.619 kg
Carga útil 650 kg
Peso rebocável 400 kg sem freio
DIMENSÕES
Comprimento 4.915 mm
Largura sem espelhos 1.844 mm
Altura 1.680 mm
Distância entre eixos 2.990 mm
Bitola dianteira/traseira 1.547/1.575 mm
Distância mínima do solo 206 mm
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 12,8 s (G), 12,2 s (A)
Velocidade máxima 172 km/h (G), 175 km/h (Al)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (computador de bordo)
Cidade 5,5 km/l (A)
Estrada 8,5 km/l (A)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª 45,9km/h
Rotação a 120 km/h, em 6ª 2.600 rpm
Rotação à velocidade máxima (5ª) 4.800 rpm





Tags: E.torQ EVOFIATFiat TorosuveToro
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Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

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