• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

FÁBRICA DE MOTORES DA TOYOTA É INAUGURADA

identicon por Bob Sharp
16/05/2016
em BS, Notícias






Com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a Toyota inaugurou terça-feira passada (10) sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP), a 121 quilômetros a noroeste da capital e distante 40 km de Sorocaba, onde está fábrica que produz o Etios inaugurada em setembro de 2012. Além do japonês Koel Saga, diretor-geral da Toyota Motor Corporation, atenderam à cerimônia o executivo-chefe da Toyota para América Latina e Caribe e presidente da Toyota do Brasil, o americano Steve St. Angelo Jr e membros da diretoria, bem como não poderia deixar de ser, o prefeito de Porto Feliz, Levi Rodrigues; representando a presidente de República, Margarete Maria Gandini, diretora do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O complexo construído numa área total de 872.500 m² resultou de investimento ordem de R$ 580 milhões (¥ 18 bilhões) e tem capacidade para 108.000 motores por ano, entre 1,3 e 1,5-litro, a gasolina e flex, em dois turnos de sua mão de obra de 320 funcionários. Até então esses motores eram importados do Japão. Como era o transeixo manual de cinco marchas, que agora, com seis marchas, é produzido no Brasil pela Aisin na fábrica em Itu, distante 40 quilômetros de Porto Feliz. Já transeixo automático do Etios 2017, também Aisin (empresa do grupo Toyota), é importado do Japão.

20160510_110051
Início da cerimônia, vendo-se ao centro, ajeitando os fones e ouvido, Steve St. Angelo e à sua direita o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (foto do autor)

Numa etapa adiante, esta fábrica produzirá o motor do Corolla, atualmente importado e aplicado na linha de montagem da fábrica Toyota de Indaiatuba. Essas três fábricas — Porto Feliz, Sorocaba e Indaiatuba — somam-se à primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão, em São Bernardo do Campo (SP), no longínquo ano de 1958, para a produção do utilitário Bandeirante, atividade que durou até 2001 após mais de 100.000 unidades fabricadas. Essa fábrica, que passou a ser fornecedora de peças para o Corolla, continua nesse papel fornecendo virabrequim e bielas para os motores do Etios. Atualmente está sendo montado lá um centro tecnológico, com inauguração prevista para agosto. E a Toyota continua circunscrita no Estado de São Paulo, apesar de somar agora quatro unidades industriais.

20160510_pfz_startup
Cerimônia do corte da fita inaugural à entrada da fábrica (foto Toyota)

Fundição

A fábrica de motores é uma das primeiras da fabricante a conter os processos de fundição do bloco do motor e do cabeçote, usinagem e montagem em um único local. O forno de fundição fica em conexão direta com o vazador do alumínio no molde, acelerando o processo. Antes, esses dois pontos ficavam distantes nas fábricas e demandavam transporte por longo trajeto. Assim, aumenta a segurança e se reduz o espaço na fábrica. Além disso, há ganho em produtividade, pois ajuda a flexibilizar a produção de acordo com a demanda.

Núcleos de areia inorgânicos

A fundição do bloco é sob pressão, enquanto a do cabeçote é por gravidade moldes de areia com aditivos orgânicos em núcleos. As camisas dos cilindros são de ferro fundido e adicionadas junto com o vazamento de alumínio, portanto são fixas, não removeis, mas podem ser retificadas.

No cabeçote, após o alumínio endurecer os núcleos são quebrados. Os aditivos orgânicos são usados durante o vazamento por ser necessário combinar facilidade de desintegração, resistência ao calor e propriedades de moldagem. Mas o utilizar núcleos com aditivos orgânicos, uma alta taxa de partículas e odores nocivos é emitida por conta do processo de combustão. Esta, por sua vez, requer a utilização de coletores de poeira e desodorizantes para remoção de tais subprodutos. A Toyota desenvolveu uma melhoria que aprimora as propriedades de formação de núcleos ao usar aditivos de matéria inorgânica.

A redução do volume de partículas significa que o tamanho dos coletores de poeira também puderam ser otimizados. Com isso, ganhos em espaço também auxiliam em redução significativa dos riscos de incêndio, bem como na manutenção e limpeza do ambiente de trabalho. Paralelamente, a diminuição do odor gerado também elimina a necessidade de desodorizantes, o que reduz ainda mais o espaço necessário para a fundição, com ganhos  no investimento inicial.

Automação

A fabrica conta com a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, bem como detém elevado grau de automação industrial por meio de máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem. Para assegurar a qualidade do fim do processo, há um laboratório específico para a realização de testes de bancada.

20160510_112245
Ao final o tradicional brinde de saquê no melhor estilo japonês para dar sorte (autor)

BS





Anterior

NOVOS FIAT. DOIS IGUAL A CINCO

Próximo

DEVAGOSTER OU VAGAROSTER?

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

DEVAGOSTER OU VAGAROSTER?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

18/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In