• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

TOYOTA ETIOS SEDÃ PLATINUM – 1ª SEMANA

identicon por Roberto Agresti
11/04/2016
em Destaques, RA, Testes de 30 dias


Roberto Agresti recomenda



Um novo carro entra na nossa série de teste de trinta dias, o Toyota Etios Sedã Platinum, versão mais equipada do modelo fabricado em Sorocaba (SP), e que no “Monte o seu” do site da Toyota tem preço anunciado de R$ 57.050, R$ 2.200 a mais que a versão XLS por ter um sistema multimídia com tela tátil que traz TV, navegador, câmera de ré, DVD player e rádio AM-FM.

A “distância” desta versão topo de linha para o mais essencial carro desta família de Toyota, o Etios Sedã X, é de R$ 9.920,00, todavia em termos de mecânica, nada de diferenças, pois ambos, seja o equipadão quanto o peladão, trazem o mesmo motor 1,5-litro flex, razoavelmente moderno, dotado de duplo comando acionado por corrente e 16 válvulas para o qual a Toyota declara 96,5 cv a 5.600 rpm com álcool e 92 cv, à mesma rotação, com gasolina. O torque máximo é de 13,9 m·kgf a 3.100 rpm, com qualquer combustível. É o único motor disponível para o Etios Sedã, enquanto o Hatch pode ter este e o 1,3-L.

Toyota Etios 14 C
Bom acesso ao interior, inclusive ao banco traseiro

A chegada deste Toyota para esta avaliação justamente na sequência do Nissan Versa não foi premeditada mas certamente será benéfica, pois permitirá uma visão comparativa de dois modelos que brigam em um mesmo segmento de nosso mercado, e cuja semelhança vai além do mero posicionamento e preço.

Aliás, uma consideração que fiz no encerramento do 30-dias com o Versa pode ser perfeitamente aplicada a este Etios Platinum, e diz respeito exatamente ao preço. No meu modo de entender, o Etios certo a ser levado para casa não é esse travestido de sedã de luxo, com tanto de banco de couro e mimos eletrônicos presentes via central multimídia, mas sim o “X”, custa dez mil a menos, mas que em termos de motorização e características gerais em nada se diferencia deste com o qual nesta semana inicial rodamos perto de 300 km.

Toyota Etios 08 C
O controvertido quadro de instrumentos no centro

Ponto de maior atenção nestes primeiros quilômetros? A elasticidade do motor. É tanta que chega a exigir um ajuste de hábito, pois quase sempre é possível rodar com uma marcha acima do que seria a natural para determinada condição de velocidade. Mesmo com giros próximos do mínimo, 1.000 rpm ou pouco mais que isso, afundar o pé garante resposta. É tão elástico que incita a provocações como, por exemplo, encarar ladeirões e apostar quando (e se) o motor vai “pedir penico”, ou seja, uma redução de marcha.

À elasticidade do 1,5-L soma-se, e colabora, o peso contido, uma surpresa: apenas 985 kg nesta versão de topo.

Toyota Etios 16
O motor de 1.496 cm³ não é o mais potente da sua classe, mas sua elasticidade surpreende

Outro bom aspecto do Etios é o câmbio. Não o escalonamento, julgamento que prefiro guardar para mais adiante, depois de um uso mais extenso e com esticadas rodoviárias, mas sim quanto à facilidade de troca de marcha e o tato da alavanca, em nível ótimo. E tal consideração merecem também os comandos de acelerador, freio e embreagem assim como a direção, com assistência elétrica, que ao menos em uso quase que 100% urbano sem mostrou adequada e agradável. Menos agradável é, porém, o revestimento do volante e da alavanca de câmbio: ao tato parece plástico, mas trata-se de couro. Duro demais, porém, o que contribui apenas para a aparência.

Toyota Etios 06 C
“Mesa de trabalho” bem arranjada e agradável; cintos dianteiros contam com o importante pré-tensionador

Neste quesito — aparência — o Etios sedã se alinha com o Nissan Versa, pois ambos em minha opinião (e na de muitos…) não nasceram de pranchetas em dia inspirado. Os volumes externos entregam que o projeto vem de um hatch que ganhou traseira mas talvez o que há de menos feliz no Etios não sejam as linhas de sua carroceria, mas sim que se vê quando sentado ao volante.

Não sou xiita, e com isso quero dizer que quadro de instrumentos deslocado para o centro do painel é algo que pode ser até interessante desde que haja um motivo, como, por exemplo, nos Citroën C4 Picasso. Optando por tal arranjo houve como dar espaço a práticos porta-objetos. No Etios esse quadro está no centro do painel, mas a área diante dos olhos do motorista não foi aproveitada para nada, e tampouco a do passageiro, que, aliás, tem um porta-luvas com uma tampa volumosa cuja abertura não tem exatamente o que chamo de boa solução. Idem o posicionamento das saídas do ar no painel. Duas estão onde deveriam estar, nas extremidades, e duas estão deslocadas à direita, uma sobre a outra, perto do porta-luvas. É estranho.

Toyota Etios 12
Até receptor de TV tem, mas é incompreensível não haver computador de bordo

E estranho também é o contraste da fornida central multimídia — tem até TV! — com a total ausência de computador de bordo. Na mínima tela dedicada ao hodômetro total e dois parciais há apenas o marcador de combustível e relógio. Quanto ao painel, velocímetro e conta-giros são unanimemente considerados como dos menos felizes da indústria automobilística, tanto quanto à legibilidade (sofrível) quanto ao design, que para mim lembra o visual de máquinas de flipperama de três décadas ou mais para trás.

Se forma e função não parecem premiar positivamente o painel do Etios, menos mal vai a ergonomia. Bancos com revestimento misto — couro natural/couro sintético — apoiam razoavelmente o corpo. No do motorista há ajuste de altura e de inclinação do encosto bem fáceis de operar. A coluna de direção oferece ajuste em altura e a posição de dirigir ideal é encontrada rapidamente, com acesso aos controles ocorrendo de maneira natural.

Toyota Etios 03
Exclusivas rodas de alumínio de 15″ de série no Platinum; a medida dos pneus é sensata: 185/60R15

Sem enfrentar grandes congestionamentos a primeira semana do Etios revelou um consumo adequado, 8,5 km/l. A inexistência de computador de bordo vai fazer com que seja necessário usar a informação “na unha”, capturada na bomba. Para minimizar erros, na medida do possível o Etios será sempre abastecido na mesma bomba, com o carro na mesma posição e deixando o abastecimento parar no primeiro desligamento automático do bico da mangueira.

A intenção para a segunda semana deste novo 30-dias é encarar a viagem padrão deste teste, a reveladora ida ao litoral norte de São Paulo com carro cheio, trajeto que oferece uma grande variedade de tipo de estradas, pisos e ritmos de viagem.

RA

TOYOTA ETIOS SEDÃ PLATINUM

Dias: 7
Quilometragem total: 273,1 km
Distância na cidade: 223,1 km (82%)
Distância na estrada: 50,0 km (18%)
Consumo médio: 8,5 km/l (gasolina)

Mais fotos:

 





Anterior

APERTE O CINTO QUE A MOTORISTA CAIU!

Próximo

NOVO CONTINENTAL CHEGA EM BOM MOMENTO PARA A LINCOLN

identicon

Roberto Agresti

Experiente jornalista especializado em veículos de duas rodas e quantas mais houverem. Foi editor e publisher da revista Motoshow de 1987 a 1994 e da Revista Moto! de 1994 a 2017. Foi colunista do G1 – coluna semanal DICAS DE MOTOS – de 2013 a 2016 e colunista do UOL – coluna semanal O MOTOCICLISTA de 2016 a 2018. Atualmente além de editor do AE (desde 2012) é comentarista da rádio CBN no programa CBN Moto, aos domingos às 11h50.

Próximo

NOVO CONTINENTAL CHEGA EM BOM MOMENTO PARA A LINCOLN

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In