• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

SP-039, RODOVIA EDUCADORA

identicon por Bob Sharp
26/04/2016
em Análises, BS






O que é isto? O AE enlouqueceu? Fiquei senil? Como pode uma rodovia ser “educadora”? Educadora é relativo a instituições de ensino; nem pátria pode ser considerada educadora, e não preciso dizer da boca de quem sai essa besteira. Quanto mais ser uma afirmação falsa. Mas o caso é que a SP-039, Rodovia Engº Cândido do Rêgo Chaves é inegavelmente uma grande educadora.

Seus “alunos”, os motoristas, e, principalmente, autoridades de trânsito e políticos de maneira geral, é que não aproveitam seu ensinamento ou são maus alunos mesmo, relapsos, displicentes, faltam às aulas.

O ensinamento dessa rodovia é que a lombada, oficialmente ondulação transversal, não serve para nada. Ou melhor, serve para tornar o dirigir insuportável, para aumentar o consumo de combustível ao se ter que diminuir e acelerar de novo desperdiçado energia cinética, obrigar os fabricantes a aumentar a altura de rodagem, prejudicando a aerodinâmica e assim aumentar o consumo,  desgastar freios desnecessariamente, prejudicar a fluidez, causar acidentes e até facilitar o trabalho dos assaltantes, o que tem ocorrido, com ocupantes dos veículos assassinados.

Mas o pior de tudo é que a lombada deseduca os motorista mais e mais. Não haver uma lombada na via passou a significar “pode acelerar à vontade”. Ela deleta a responsabilidade que todo motorista se supõe ter.

Dito de outra maneira, não exista absolutamente justificativa para haver lombada nas ruas e, pior, nas estradas.

A lombada é produto de mente, ou de mentes doentias. Não sou qualificado para expressar tal opinião, mas mesmo assim afirmo e desafio quem me prove o contrário. Foge ao mínimo de bom senso criar um obstáculo artificial ao deslocamento de um veículo para que reduza velocidade.

Terceira vez

É a terceira vez que toco nesse assunto dessa rodovia aqui no AE e acho que não será a última, pois o Brasil torna-se cada vez mais um país intransitável. Por que volto a falar nisso? Porque vivencio a questão toda vez que há um lançamento de veículo no Paradise Golf & Lake Resort, caso do evento do Etios 2017 semana passada, e que fica nessa rodovia do Estado de São Paulo no nº 4.500, bairro de Jundiapeba, município de Mogi das Cruzes.

Ao sair do hotel rumo sul, depois de poucos quilômetros chega-se ao bairro chamado Barroso, que é cortado pela SP-039. A rodovia é a Rua Principal, a Main Street do bairro que tem comércio, igreja, escola, moradias, como na maior parte dos bairros Brasil afora. A foto de abertura mostra isso bem.

Mas em Barroso não existe lombada. Veja o leitor, vêm-se por uma rodovia de limite 80 km/h e chega-se ao bairro. Sinalização perfeita indica duas reduções sucessivas de velocidade, placa de advertência de pedestres à frente e pintura de faixa dupla contínua amarela. Exatamente com no mais civilizado dos países. A sinalização começa por advertência por escrito de circulação de pedestres à frente, ao entrar pelo lado sul.

20160420_085327
Aviso de circulação de pedestres à frente

O motorista sabe o que espera. Não lhe fica dúvida e começa a ficar atento. Nada mais natural e correto, Mas ele/ela prossegue em sua marcha e logo adiante se depara com a seguinte situação:

20160420_085425
Percepção inquestionável de que deve diminuir velocidade

Note que o/a motorista vê a placa de novo e mais baixo limite de velocidade, placa de advertência com o pictograma de um pedestre, e uma grande placa sobre a via com informações, inclusive a de haver fiscalização eletrônica de velocidade.

Prosseguindo, já em velocidade mais baixa, nova placa de limite, agora 40 km/h:

20160420_085517
Segunda redução de velocidade

Agora entra-se em Barroso propriamente dito, já em velocidade reduzida, sem que haja qualquer obstáculo artificial para isso. Não existe nenhuma dificuldade em atender à sinalização.

20160420_085552
Trafegando tranquilamente a 40 km/h; o carro a frente pôde fazer sua manobra sem dificuldade, uma vez que seu motorista sabe que eu vinha na velocidade máxima permitida.

Depois de “atravessar toda a cidade”, o visual e uma placa de advertência de curva sugere que se vai pegar de novo o trecho de estrada.

20160420_085645
Fim da “cidade”, volta à estrada

Pergunto ao leitor/leitora: você viu alguma dificuldade nesse processo que pode ser classificado de totalmente normal? Houve ameaça à vida sob qualquer forma? É evidente que não.

Então por que mais para próximo do hotel, na mesma rodovia, depara-se com uma lombada? Onde está a lógica? Que algum especialista em rodovias me explique, se puder.

20160420_090015

Então por que essa proliferação desmedida de lombadas pelo país inteiro?  Onde está a razoabilidade de infestar as estradas com esses dejetos viários, pior, totalmente fora de especificação em sua maioria? Seria para prefeitos e secretários de transportes receberem propina das empreiteiras que constroem lombadas? É possível, diante da propinolândia que o Brasil se tornou.

Uma coisa é liquida e certa: o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por seu presidente Alberto Angerami, com esta omissão está cometendo crime de prevaricação ao nada fazer contra a excrescência que são as lombadas no Brasil. É assunto para o Ministério Público Federal agir com presteza e pôr um fim a esta farra.

Omissão tão perniciosa quanto não determinar fiscalização firme dos carros com sacos de lixo nos vidros da condução, que afrontam resolução do Contran que regulamenta a matéria. O brasileiro está dirigindo às cegas, especialmente à noite.

Voltando ao nosso assunto, o bairro de Barroso, em plena SP-039, é a maior prova de que não se precisa de lombadas. Como ninguém precisa contrair câncer. Afinal, os dois, lombadas e câncer, fazem o mal cada um à sua maneira.

BS





Tags: lombadasMogi das CruzesSacos de lixoSP-038. Barroso
Anterior

UMA GRANDE PAIXÃO

Próximo

MAZDA MIATA CHEGA A 1 MILHÃO DE UNIDADES

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

MAZDA MIATA CHEGA A 1 MILHÃO DE UNIDADES

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação Lamborghini

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

22/04/2021
Foto: AE/Gerson Borini

MERCADO EM MARÇO: PRIMEIRO TRIMESTRE DO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA

22/04/2021
Foto: abc.com

TESLA SE ENVOLVE EM NOVA POLÊMICA

22/04/2021
Fotos: Divulgação VW

VOLKSWAGEN POLO 2022

22/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação Lamborghini

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

22/04/2021
Foto: AE/Gerson Borini

MERCADO EM MARÇO: PRIMEIRO TRIMESTRE DO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA

22/04/2021
Foto: abc.com

TESLA SE ENVOLVE EM NOVA POLÊMICA

22/04/2021
Fotos: Divulgação VW

VOLKSWAGEN POLO 2022

22/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In