• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

MINHA AMADA E ODIADA MARAJÓ – POR DANIEL S. DE ARAÚJO

identicon por Autoentusiastas
11/04/2016
em AE, Histórias dos Leitores






A matéria do Marco Antônio de Oliveira de 30 de março último (“Nós gostamos de Chevette”) trouxe-me uma série de lembranças daquele que foi meu primeiro carro de uso diário: uma Marajó SL 1986 a álcool, adquirida zero-quilômetro por Cz$ 79 mil (nossa moeda na época, o cruzado), no dia 16 de maio de 1986, data em que fui, junto com meu pai, buscá-la na Concessionária Metrocar no bairro do Jabaquara, na capital paulista. Essa Marajó foi o carro de uso diário de minha mãe até meados de 1992, quando então meu pai presenteou-a com um Suzuki Vitara (está com ela até hoje!) e a Marajó acabou indo “para o canto da garagem” até 1997, quando aí tirei minha CNH.

Quando me tornei motorista habilitado, “cantei” meus pais para que eles adquirissem um Gol S “1,6-L” azul marinho que meu pai possuía na empresa. O plano estava quase dando certo, quando minha mãe descobriu as reais intenções por trás do Gol: o carro, embora surrado e chamasse pouco a atenção (preocupação deles, queriam justamente isso), tinha sido mexido por alguém e rodava com um motor 1,8-L acoplado ao câmbio original de quatro marchas do 1,6-L, tinha forte aceleração e, assim, com medo de eu acabar enfiando a cara em algum poste, meus pais acharam por bem colocar a Marajó para andar de novo. Desse modo, numa época em que a placa amarela era algo praticamente extinto, lá ia eu formoso para o Curso Anglo da rua Sergipe com a RJ-9695, minha barca dourada e conhecida no Curso inteiro.

A Marajó vivia imaculadamente limpa. Já que eu não tinha meu Gol “1,6-L”, considerava absolutamente necessário que a perua chamasse a atenção pela conservação. Sempre encerada, com pneus brilhando a glicerina, a velha perua chamava a atenção parada no estacionamento em meio a Gols, Paratis, Golfs Mk3 (era a sensação da molecada), Astras belgas, enfim, carros que meus colegas de curso pré-vestibular, muitos deles com excepcionais condições financeiras, possuíam.

Às vezes a turma do cursinho se juntava para comer lanche em algum McDonald’s mais longe. E lá ia eu, enchendo a Marajó com alguma colega (bonita, de preferência) no banco dianteiro, uns três ou quatro marmanjos no banco traseiro e quem aguentasse se contorcer, no porta-malas.

odio4
O bom porta-malas onde os marmanjos se ajeitavam (flatout.com.br)

Sair à noite também era engraçado: geralmente quando voltávamos (de madrugada, quase sempre), combinávamos todos sairmos juntos. Só que meus colegas com seus carros a gasolina e injeção eletrônica geralmente tinham que me esperar, pois o motor GM 1,6-L OHC pintado de amarelo funcionava extremamente mal quando frio e não rendia se colocado para andar com o afogador puxado.

odio5
Os motores Chevrolet a álcool eram pintados de amarelo (flatout.com.br)

A Marajó, além de me ensinar a dirigir, foi também escola de uma amiga minha, já com 18 anos e o querendo também, mas não sei por que razão ninguém a ensinava. E assim, o “Instrutor Daniel” e sua Marajó a levava para dirigir nas ruas próximas da casa dela no Alto da Lapa. Sempre que fazia isso, era comum ela raspar o pneu em alguma guia e eu, para esconder o malfeito de meus pais, encostava a Marajó bem “colado” à parede de maneira a ocultar as manchas brancas na banda do pneu.

O tempo foi passando, a Marajó, que embora fosse um carro bem conservado, já começava a dar mostras da necessidade de uma manutenção mais “pesada” como a embreagem (rodei todo o tempo com ela ruim, patinando), cabeçote com indício de trinca (ela “fumava” na primeira partida do dia) e freios, e meu pai, que já tínhamos gasto um bom dinheiro trocando o carburador Solex 35 de corpo simples por outro novinho, colocado pneus e refeito a suspensão, não estava animado em gastar mais dinheiro em um carro que valia na época, R$ 4 mil. E dessa maneira a Marajó acabou fazendo parte de um acerto trabalhista, entrando por um valor simbólico para a pessoa que a recebeu.

Como carro, a Marajó era ruim: bancos cansativos, gastona (quando bem regulada fazia 4,5 km/L na cidade), o motor GM funcionava mal com álcool, especialmente no frio, desempenho ruim (um Gol arrefecido a ar arrancava muito melhor que ela — muito mais “Autoentusiasta”) e tinha o péssimo hábito de esquentar as pernas da gente. Só que, por outro lado, a Marajó na minha vida carregou todo o valor de liberdade e individualidade que o automóvel representa. Significou a transição do menino para o homem que ao mesmo tempo descobria o mundo, sabia da responsabilidade de conduzir um automóvel e da fragilidade de sua carga (os passageiros).

Ela esteve presente em um momento de minha vida de descobertas onde um mundo novo se descortinava, ainda sem o “peso” de uma responsabilidade profissional e/ou familiar, e isso foi muito significativo.

E por conta de tudo isso, a Marajó foi um dos carros mais amados que tive, cuja lembrança se reveste de carinho e saudade de uma época repleta de sonhos e ideais.

DSdA





Tags: chevetteMarajóMotor a álcool
Anterior

COMO NOSSOS PAIS

Próximo

ALESSANDRO ZANARDI VENCE A MARATONA DE ROMA COM SEU PARACICLO

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

ALESSANDRO ZANARDI VENCE A MARATONA DE ROMA COM SEU PARACICLO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

16/04/2021
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

16/04/2021
Foto: autor

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

16/04/2021
Fotos: Divulgação Honda

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

16/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

16/04/2021
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

16/04/2021
Foto: autor

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

16/04/2021
Fotos: Divulgação Honda

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

16/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In