• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

É JUSTO O QUE A TV FEZ COM EMERSON?

identicon por Wagner Gonzalez
08/04/2016
em Conversa de Pista, WG
Emerson Fittipaldi, majestade ao volante, nem tanto como administrador (Foto oinformante.org)

Emerson Fittipaldi, majestade ao volante, nem tanto como administrador (Foto oinformante.org)







A TV Record mostrou no último domingo (3 de abril) uma longa reportagem, com mais de 16’ de duração, descrevendo as agruras financeiras que assolam a vida de Emerson Fittipaldi, primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de F-1 e responsável pelo surgimento da maior era que automobilismo nacional viveu até hoje. Extremamente técnico e grande visionário, Emerson nunca brilhou por se cercar de bons administradores ou gerenciar os lucros proporcionados por suas vitórias, títulos e carisma.

O valor não tangível do que ele proporcionou ao Brasil superam, largamente, os desvarios econômicos que igualmente marcaram sua carreira. Daí a destroçar os símbolos de sua história e fazer sensacionalismo oportunista ao registrar autoridades retirando bens de seu escritório e divulgá-los em horário nobre da TV é, no mínimo, discutível. Que as dívidas existem é fato, porém, não é a primeira vez que isso acontece e Emerson sempre se reergueu. Longe deste colunista postular por sua canonização, mas deve-se reverenciar o legado de alguém que criou oportunidades a muitos pilotos, gerou empregos para atender à demanda de um automobilismo regional que cresceu e se consolidou.

Por mais histórias confusas e discordâncias que Emerson Fittipaldi tenha se envolvido no passado, nada mais injusto que reviver o escândalo da Jules Rimet e derreter seus troféus e automóveis para quitar dívidas. Cabe ao piloto dar o primeiro passo e procurar pessoas de confiança e capacidade comprovada para recuperar sua saúde financeira. E que isso aconteça antes que se descubra que essa reportagem só ganhou destaque porque interessa a esta ou aquela empresa ou entidade.

F-1: Rosberg segue invicto

Nico Rosberg obteve quinta vitória consecutiva. Ferrari continua atrás da Mercedes (Foto Mercedes)
Nico Rosberg obteve quinta vitória consecutiva; Ferrari continua atrás da Mercedes (Foto Mercedes)

O alemão Nico Rosberg conquistou sua segunda vitória do ano e quinta consecutiva ao conquistar o GP do Bahrein, competição que valeu como segunda etapa do Campeonato Mundial de F-1. A corrida serviu para embaralhar ainda mais as forças da categoria neste início de temporada, como o real potencial da Ferrari, o progresso da Red Bull, a Williams deixando de ser a terceira força, a novata Haas pontuando novamente e o belga Stoffel Vandoorne marcar um ponto em sua estreia como piloto oficial da McLaren. O campeonato prossegue dentro de duas semanas, com o GP da China, em Xangai.

A equipe Mercedes novamente mostrou-se superior aos adversários no quesito conjunto da obra, ao passo que a Ferrari — sua maior rival —, teve altos e baixos: recuperou-se de um primeiro dia de treinos, onde foi cerca de dois segundos mais lenta que os alemães e, na volta de apresentação da corrida viu as chances de Sebastian Vettel diluírem-se em uma espessa nuvem de fumaça, envolvente o suficiente para deixar o piloto nos boxes. Kimi Räikkönen fez o que pôde, mas, verdade seja dita, só ficou em segundo graças a uma pequena ajuda do compatriota e arquirrival Valteri Bottas. Na primeira curva Bottas e Hamilton se chocaram e a corrida de ambas ficou comprometida. A ver se a invencibilidade de Rosberg sucumbirá a um Hamilton em dia sem problemas.

No Campeonato de Construtores a Williams foi ultrapassada pela Red Bull (Foto Williams/Glenn Dunbar
No Campeonato de Construtores a Williams foi ultrapassada pela Red Bull (Foto Williams/Glenn Dunbar

Na Williams, mais uma vez, a estratégia de pneus impediu que a boa largada de Felipe Massa fosse consolidada com um resultado à altura de sua excelente largada: o brasileiro completou a primeira curva atrás apenas de Rosberg. Pior é que o passo adiante — aquele movimento para ficar mais perto de Mercedes e Ferrari —, parece cada mais difícil, como mostra o fato da Red Bull aparecer como terceira colocada na classificação dos Construtores. O falado bico novo não pôde ser avaliado como esperado, algo que deverá ocorrer em Xangai. Se der certo, ótimo, mas não se deve esquecer que a Red Bull continua fazendo progressos muito mais palpáveis.

Romain Grosjean foi quinto no Bahrein e surpreendeu novamente (foto HaasF1)
Romain Grosjean foi quinto no Bahrein e surpreendeu novamente (foto HaasF1)

Enquanto isso, no mais perfeito estilo mineiro, a Haas já dá motivos para que dirigentes como Pat Symmonds, da Williams, questione o fato de que um empresário americano pratique a terceirização para construir um carro de alto rendimento. Em outras palavras, Symmonds levantou a bandeira de que a equipe americana — ao contratar a Dallara para fazer um chassi equipado com trem de força da Ferrari — contamine o valor de mercado de equipes consolidadas e que constroem tudo em casa, como a própria Williams.

Já a Renault segue comendo a baguette que o diabo amassou e viveu um fim de semana pouco produtivo, sem jamais esboçar qualquer potencial. Óbvio que há um longo caminho a percorrer até que os franceses voltem a se impor na categoria e mais claro ainda está o fato de que, ao decidir incorporar a Lotus no apagar das luzes da temporada de 2015, largou em desvantagem frente à equipe de Gene Haas, que dá mostras de se tornar a boa surpresa da temporada. Falando em surpresas, a estreia de Stoffel Vandoorne, pela McLaren, mostrou um piloto aguerrido, combativo e que custa muito menos por ponto do que os campeões e caros Fernando Alonso e Jenson Button. Se Vandoorne for confirmado para mais uma apresentação em função de permitir a recuperação completa de Fernando Alonso, o espanhol e o inglês devem começar a procurar emprego para a próxima temporada.

Stefan Vandoorne estreou com boa performance e o décimo lugar na prova (Foto McLaren)
Stofell Vandoorne estreou com boa performance e o décimo lugar na prova (Foto McLaren)

A mais nova crise econômica da Sauber poderá significar a incorporação da equipe suíça pela FCA. A negociação seria um passo importante para lançar as bases da volta da Alfa Romeo à F-1.

Interlagos, pobre Interlagos

Em Interlagos, uma série de largadas para categorias como Copa Classic, F-1600, Marcas e Pilotos e Old Stock, além do Torneio Interlagos de Regularidade, competição apoiada pelo AUTOentusiastas. Se a Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) e seus dirigentes — os mesmos que presidem e administram os clubes — não assumirem seu papel real nesse processo, os clientes potenciais do esporte não vão demorar a virar as costas e matar a galinha de ovos de ouro que alimenta meia-dúzia de cartolas. Não se viu serviço de bombeiros, o padrão dos comissários de pista (os bandeirinhas) deixou a desejar e não havia qualquer controle de público nas áreas próximas à pista. Este vídeo mostra muito bem o procedimento adotado em um acidente na prova de Old Stock.

Mais, um competidor, que tem cargo diretivo na Confederação Brasileira de Automobilismo, disputou a prova dessa categoria, onde também é um dos promotores. Nem essas “imunidades” impediram que ele fosse desclassificado por não usar a vestimenta exigida para os pilotos, o que é um ponto a favor do diretor de prova, Marcus Ramaciotti. Tão lastimável exemplo ocorreu apesar ter anunciado de antemão que faria vistoria completa no equipamento de segurança.

Regional bem organizado é a salvação

Novamente volto a defender que a solução para a sobrevivência do automobilismo brasileiro depende diretamente das atividades regionais. No autódromo de Tarumã, próximo a Porto Alegre, o circo da Endurance deu um belo espetáculo e reuniu 37 carros na disputa da 500 Quilômetros de Tarumã, competição onde a vitória foi decidida por escassos 600 milésimos de segundo em favor da dupla Franco Pasquale/Tiel de Andrade (Protótipo Tubarão). Nilson e José Ribeiro, pai e filho, ficaram em segundo com um protótipo MXR.

WG

Legenda da foto de abertura: Emerson Fittipaldi, majestade ao volante, nem tanto como administrador

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: Bahrein 2016Emerson FittipaldiGrosjeanMassaOld StockRegionalRosbergTarumãVandoorne
Anterior

UM CHEVETTE AZUL EM INTERLAGOS

Próximo

PSA GROUPE É NOVO NOME DA PSA PEUGEOT CITROËN

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
les 5 propositions

PSA GROUPE É NOVO NOME DA PSA PEUGEOT CITROËN

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In