• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Outros

COMO NOSSOS PAIS

Sérgio Berezovsky por Sérgio Berezovsky
12/04/2016
em Outros, SB






Há tempos eu vinha protelando um programa que me foi indicado por um amigo, o José Vignoli, um apreciador, pesquisador e proprietário de carros nacionais da marca Willys. Segundo ele, uma visita ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. O Arquivo é uma das principais fontes documentais do país. Lá é possível consultar jornais e revistas de antigamente, entre outros documentos, era algo imperdível, coisa que ele fazia com certa frequência. Admito que o que me levou até lá não foi a busca de grandes reportagens, ou o impulso de fazer determinado levantamento histórico. Fui mesmo atrás de anúncios classificados, vocês podem imaginar do quê…

Desde que eu me lembro por gente, tão tradicional quanto a lasanha de domingo era a cena do meu pai no sofá da sala com o jornal O Estado de S. Paulo nas mãos. Depois de ler as notícias e reportagens nas seções de Política, Economia  e Internacional, chegava a hora dos anúncios classificados dedicada aos carros, chamada Autos e Acessórios. Desconfio que ele postergava a parte mais prazerosa. Vale lembrar que até meados dos anos 1990, a internet tal como a conhecemos hoje não existia nem mesmo nos desvarios dos mais criativos autores de ficção. Eram os jornais eram o principal meio de se procurar casa, apartamento, carro, emprego e até animais de estimação. Na seção chamada Negócios e Oportunidades, por exemplo, podia-se encontrar de helicópteros a projetores de filmes domésticos de 8 mm.

Pois para criar uma espécie de túnel do tempo particular, pedi para ver as edições do Estadão do início do mês de abril de 1966, ou seja uma volta de meio século. Minha viagem teve início com uma breve aula de como operar o sistema de microfilme, uma vez que, por questões de espaço e conservação, as páginas dos jornais estão reproduzidas neste sistema. É incrível que caibam tantas páginas no pequeno rolo de filme que corre para frente e para trás ao comando de teclas. É como se fosse um antigo toca-fitas, tem até avanço rápido e lento.

aprilfoolAcelerei a busca e fui direto ao meu objeto de interesse. O borrão das imagens projetadas correndo pela base do equipamento me transportaram em poucos segundos me transportariam ao meu destino. De repente, uma grande foto de um Fusca com o capô dianteiro aberto e com um radiador à mostra, me obriga a uma freada brusca no projetor: “1º. de abril! 1º. de abril!”, dizia o título, uma ironia com o carro famoso por ter motor traseiro arrefecido a ar… Aliás, o anúncio de página inteira obedecia o padrão internacional dos anúncios da VW do tipo saia-e-blusa, ou seja, a página era dividida ao meio por imagem foto e texto. Um clássico!

Segui adiante e finalmente cheguei ao objetivo, a tal seção Autos e Acessórios. E dei de cara com uma parede de “tijolinhos” que anunciavam uma quantidade considerável de carros, sem nenhuma preocupação organizacional no que diz respeito a divisão por marcas ou ordem alfabética dos modelos. Quem estava a fim de comprar um Aero-Willys era obrigado a passar por várias Kombi, DKW-Vemag Belcar e Vemaguet, Gordini, Jeep… Mas naquela edição de sexta-feira (os dias mais nobres para se anunciar eram quinta, sábado e domingo), lá estavam o que hoje seriam verdadeiras moscas brancas. Logo na página de abertura do caderno aparece um “Motor Porches” (sic) e o telefone 807930. Seriam vários motores? Quais? Ou seria apenas um erro de concordância? Fico imaginando a possibilidade de comprar um motor Porsche zerinho “discando” apenas seis dígitos – ou números, como se dizia. Segui em frente e topei com um Thunderbird 1956 “em estado de novo e documentos em ordem”. Ah, se o dono soubesse que o modelo desta safra se tornaria o mais icônico e desejado dos Thunder, ele pensaria duas vezes antes de anunciá-lo no jornal. E o que dizer dos pequenos Interlagos berlineta, cupê e conversível, anos 62, 63 e 64, à venda na rua Veridiana, 384? E não é que o vendedor ainda aceitava troca e tinha disposição para financiar a longo prazo?

Uma opção interessante para quem precisava de mais espaço para a família podia ser o Simca Tufão 1964, único dono. O Tufão era a versão ligeiramente mais apimentada do Simca Chambord. Equipados com um motor V-8 que produzia uma agradável sinfonia, os Simca esbanjavam charme, mas na hora de entregar desempenho produziam mais calor que energia. O preço? Dois milhões de cruzeiros.

Numa época em que possuir telefone em casa era sinal de status, era possível trocar um VW Sedan VW ou um Gordini por uma “linha 65,” conforme propunha um discreto tijolinho. E que tal um “Romi-Isetta-BMW” 59, em perfeito estado e com pneus novos, por 300.000 de entrada e oito parcelas de 100.000?

Havia os abonados que não precisavam se preocupar com financiamento e muito menos com consumo de combustível. Para esse público existiam lojas especializadas em importados.  Como a Petrolauto, aliás nome para lá de adequado aos produtos por ela comercializados. No anúncio de primeiro de abril o estabelecimento oferecia seis opções de Impalas, um Buick Skylark, um Mercedes-Benz 220S e um Oldsmobile Cutlass.

Mas nem os carros povoavam as páginas de classificados. Quem buscasse equipamentos não perderia a viagem ao consultar a seção do diário. Era possível encontrar ofertas de rádios como Telespark, Motoradio, Intertron, Radiomatic e Transtropic, de uma, três e cinco faixas (ondas médias, curtas e longas). Nada de FM, isso ainda era coisa de poucos importados. Também havia opções de bagageiro, espelhos laterais e trava de câmbio, entre outros acessórios.

Curiosamente, aquele primeiro de abril marcaria a chegada da locadora Hertz ao Brasil. O anúncio de apresentação dizia que a empresa havia adotado os veículos da linha Willlys e destacava o luxo do Itamaraty, “palácio sobre rodas”; o espaço do Aero-Willys, “que leva seis confortavelmente”, e a economia do Gordini, “que faz até 16 km com 1 litro de gasolina”. Como se pode ver, de 50 anos para cá muita coisa pode ter mudado, os anúncios têm imagem e até movimento, mas algumas preocupações continuam as mesmas.

SB





Anterior

PICAPE FORD RANGER 2017

Próximo

MINHA AMADA E ODIADA MARAJÓ – POR DANIEL S. DE ARAÚJO

Sérgio Berezovsky

Sérgio Berezovsky

Sérgio Berezovsky, fotógrafo, editor de fotografia e jornalista, depois de atuar em nas revistas Veja, Placar, Exame e nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, foi redator-chefe e diretor de redação da revista Quatro Rodas de 2000 a 2013.

Próximo

MINHA AMADA E ODIADA MARAJÓ – POR DANIEL S. DE ARAÚJO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In