• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

TESLA: PORCA TORCE O RABO?

identicon por Boris Feldman
28/03/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






Por enquanto, a Tesla é um fenômeno na indústria. Mas o aumento da produção poderá trazer problemas para Elon Musk

Conheci o Tesla, veículo elétrico produzido na Califórnia (EUA). A fábrica não tem concessionárias e vende pela internet ou lojas em shopping centers. Fui a um shopping de Miami e a loja exibia o Tesla S e seu chassi. Deu para perceber que não é um carro adaptado para a eletricidade, mas pensado para ser elétrico. Elon Musk, dono da ideia e da fábrica se opôs à ideia de o carro elétrico ser uma lesma, ter estilo controvertido e uma ridícula autonomia de 100 quilômetros.

O Tesla S (sedã de quatro portas) tem um belo design, faz de zero a 100 km/h em 3 segundos e tem autonomia de 400 quilômetros. Em vez do painel convencional, uma tela enorme, de 17”, com todos os mostradores e comandos. Custa US$ 70 mil (R$ 265 mil) com tração simples e US$ 90 mil (R$ 340 mil) com tração integral.

tesla2A grande tela de 17″ no painel do Tesla S (foto motortrend.com)

O segundo modelo da marca é um utilitário esportivo, o “X”, que custa a partir de US$ 132 mil (R$ 500 mil). Acomoda até sete passageiros, tem tecnologia para dar e vender e se destaca pelas portas traseiras se abrindo para cima, como o Mercedes Asa de Gaivota.

O terceiro é um compacto, o “3”, que será apresentado agora, no final de março, com produção a partir de 2017. A Tesla diz ter mais de 30 mil reservas (pagando-se US$ 1.000) para o carro que vai custar US$ 35 mil (antes dos subsídios do governo).

Por enquanto, a Tesla é um fenômeno na indústria automobilística e o pioneirismo de Elon Musk  foi comparado com o de Henry Ford. A rentabilidade da empresa é muito elevada, pois ao assumir o papel de concessionária, tem o lucro dobrado. Ainda não tem concorrentes, pois apenas a BMW  e a GM projetaram e lançaram elétricos (i3 e Bolt). Ao contrário das grandes fábricas, sua produção é muito verticalizada e poucos os fornecedores externos. Ele constrói em Nevada uma fábrica de baterias, que representa quase a metade do custo de um elétrico.

Musk diz que a Tesla se diferencia pois, mais que uma fábrica de automóveis, ela se considera uma fornecedora de tecnologia. O que pode ter funcionado até hoje uma vez que sua produção é de cerca de 50 mil unidades anuais. Mas agora pode ser a hora de a porca torcer o rabo: o novo compacto (“3”) seria o carro-chefe da marca e a produção da fábrica atingiria 500 mil veículos por ano em 2020. Números que levariam a Tesla a ser comparada com as fábricas tradicionais que produzem elevados volumes. E se ver às voltas com problemas na produção, distribuição e assistência técnica.

Além disso, com o novo modelo, muda-se também o perfil de seus clientes. Roda hoje com o Tesla o cliente mais “topo da pirâmide”, com recursos para instalar uma estação de carga rápida em casa. Ele supera os possíveis inconvenientes do carro elétrico pela consciência “tranquila” em estar “contribuindo” em termos ambientais. Mas, o “3” poderá ser o único na garagem e o dono não ter capacidade de investir (milhares de dólares) na estação de recarga.

Musk terá portanto, daqui para frente, que administrar vários problemas para manter sua rentabilidade: a verticalização da fábrica, o perfil de seu novo cliente, as concorrentes e a ausência de concessionárias. Tudo isso exige elevados investimentos. O valor em declínio de suas ações já sinaliza problemas à frente.

Henry Ford também se deparou com dificuldades para implantar suas ideias, mas, nem por isso, entregou os pontos.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: BMW i3Boltcarro elétricoTesla
Anterior

DE TOMASO E FRANK WILLIAMS

Próximo

CARROS DE ONTEM PARA O AMANHÃ?

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

CARROS DE ONTEM PARA O AMANHÃ?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021
Foto: motor1.com

MARKETING DO BEM, A TODA VELOCIDADE

13/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021
Foto: motor1.com

MARKETING DO BEM, A TODA VELOCIDADE

13/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In