• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

POR QUE FAZER SÓ O OBRIGATÓRIO?

identicon por Nora Gonzalez
31/03/2016
em NG, Visão Feminina






As organizações, de qualquer tipo, adoram dizer que são inovadoras, modernas. Algumas de fato o são, mas sou bastante descrente de modismos corporativos. Fruto de muitos anos de trabalho em todo tipo de empresa e de muito senso crítico. Sabem aquela frase que diz que não basta fazer tudo aquilo que se espera de você, funcionário, mas deve-se ir além? Pois é,  no trânsito e na condução de veículos me ensinaram que sim, que não basta fazer aquilo que está na lei. Podemos e devemos ir além.

Explico. Quando era pequena e meu tio César dava aulas de direção no Torino dele ao primo dele e a mim em Buenos Aires, nos ensinava não apenas o que devia ser feito, mas também o que era indicado. Apesar de eu ter uns 11-12 anos, ele pacientemente me explicava que tinha que trocar de marcha com xxx rotações por minuto do motor e me fazia prestar atenção ao som para acostumar o ouvido e fazer isso automaticamente, sem olhar o conta-giros. É necessário fazer isso para tirar CNH? Não, mas é importante para dirigir melhor.

Meu pai, que dirigia bem embora não tanto quanto meu tio, me ensinou que não se deve mudar de faixa em pontes nem túneis. Para minha surpresa, isso não está no código de trânsito do Brasil, mas minha mãe conta que ela aprendeu isso com meu avô, que dirigia muitíssimo bem e que na Argentina, sim, era proibido. Mas no Brasil raramente há faixa contínua entre as faixas nesses casos – coisa que só descobri quando em algum momento da minha vida algum veículo mudou de faixa e antes de reclamar percebi que o pontilhado assim o permitia. E nem carteira de motorista eu tinha. Apenas observava o trânsito.

Tanto meu pai quanto minha mãe sempre tiveram o hábito de não trocar de faixa em pontes ou túneis e o motivo que me deram era simples e lógico: se o veículo tiver uma pane durante a manobra, você vai parar o trânsito todo, pois estes quase nunca têm acostamentos ou rotas de fuga. Apenas por esse motivo. Como sempre achei lógico, é raríssimo eu mudar de faixa num túnel ou numa ponte. Tenho de ser praticamente obrigada a fazer isso, como nas bifurcações nos túneis de São Paulo que nos levam a mudar de faixa para não ir parar onde não queremos, como é o caso do túnel que passa sob o Parque do Ibirapuera ou para ultrapassar alguém que teima em andar na metade da velocidade máxima permitida pela faixa da esquerda. Mas ainda assim, quando o faço me lembro desses ensinamentos.

A foto de abertura mostra faixa tracejada, ou seja, é permitido mudar de faixa. Não deveria ser.

Outra lição do meu tio César que já comentei aqui é o de ao chegar ao cruzamento com via férrea desligar o rádio (ou parar a cantoria dentro do carro, ou mandar a molecada ficar quieta, o que estiver acontecendo) e abrir as janelas para escutar o trem. Sim, porque não basta olhar para os dois lados para ver os trilhos, nem à frente para ver se a cancela está abaixada (se ela existe). Temos que escutar para ter certeza de que não tem uma composição vindo depois de uma curva. Na Argentina há muitas ferrovias, inclusive que cruzam a cidade de Buenos Aires e outras capitais e é comum passar por elas. Até hoje sigo isso, seja no Brasil ou no exterior. Está na lei? Não. Está no código de trânsito? Não. Mas é um ótimo hábito.

Coluna 30-3-16 alemdoobrigatorio2
Escutar é fundamental, ainda mais com sinalização deficiente (Foto edmilsongomesnascimento.blogspot.com.br)

Braço para fora do carro não pode pelo CTB e eu não coloco nem a unha do dedo mindinho além do vidro. Trauma de adolescência, mesmo. Tive uma professora em Buenos Aires, senhora de meia idade já, que escrevia de forma estranhíssima na lousa, com o cotovelo totalmente para fora do corpo, em ângulo. Fruto de um acidente na viagem de formatura no segundo grau. Ônibus lotado de formandas, ela com o braço dobrado, a pontinha do cotovelo para fora da janela, quando ao entrar num túnel um carro se desgovernou na outra direção e o motorista do ônibus jogou o veículo contra a lateral do tunel. Foi uma ralada, apenas. Só que o “apenas” foram sei lá quantas cirurgias e o braço da minha professora nunca ficou normal. Se tivesse estado dentro da janela, nada teria acontecido – como nada aconteceu com o resto da turma.

Também como pedestre não atravesso a rua entre carros. Uma conhecida da minha mãe ficou paraplégica pois um carro estacionado empurrou outro para fazer baliza mais confortavelmente e acabou imprensando as pernas dela, metros adiante. É que na Argentina ninguém usa o freio de estacionamento e é normal as pessoas “empurrarem” os carros assim. Sei que aqui não, mas, e se tiver um argentino? Eu, hein.

Relendo o que já escrevi pode ficar a impressão de que sou uma chata no direção. Quem me conhece sabe que não. Nem atrás do volante nem no geral. Ao contrário, sou muito bem humorada e curto muitíssimo acelerar um carro. Sem neuras. É tudo bem automático, pois são anos de bons hábitos. É como passar marcha. Ou alguém fica pensando que tem de pisar a embreagem, mudar a alavanca de terceira para quarta, que a quarta neste carro é a segunda posição à frente… etc, etc, etc. Não, é automático. E é assim que são essas coisas que aprendi.

Minha mãe é daquelas pessoas que acham que com tudo deve se aprender algo. Ela pesquisou com muito cuidado cada método de ensino e escolheu cada escola para nós, independentemente da distância de casa. Para ela o importante era a qualidade e o método. Lembro com muito carinho do jardim de infância em que estudei em Buenos Aires. Não faltava nunca e minha irmã conseguiu uma autorização especial para entrar um ano mais cedo porque chorava em casa me vendo ir à escola tão feliz. Recomendo o método de ensino a todas minhas amigas por achar que é o melhor para as crianças. Chama-se Montessori e foi desenvolvido por uma educadora italiana, Maria Montessori. O filho dela contava que quando tinhas uns cinco ou seis anos e moravam na Itália durante a noite houve um pequeno tremor de terra. Nada muito forte, mas ainda assim ele foi acordado pela mãe e ela calmamente lhe disse: “Mario, acorde e veja isto. É um terremoto. Dificilmente você vai ter chance de passar por outro. Aproveite.” Tudo é uma chance de aprendermos algo.

Mudando de assunto: neste feriado fiquei conhecendo a história das filhas gêmeas de uma queridíssima amiga. Quando fazia pouco tempo que a Bruna e a Gaby tinham tirado CNH e iam pegar estrada o padrasto delas, prudentemente, sugeriu que elas calibrassem os pneus do carro antes de viajar. Elas foram ao posto e pediram ao frentista para fazer o serviço. E ele perguntou: “32 e 30?“. E elas: “Moço, não dá para fazer mais barato, não?” Affff!!!

NG

A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: ComportamentoDirigirTrânsito
Anterior

O REI FREIO

Próximo

AVISO: WORKSHOPS AE

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

AVISO: WORKSHOPS AE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In