• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

“LAMENTO, MADAME”….

identicon por Boris Feldman
21/03/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






Fábricas tentam escapar da responsabilidade e negam garantia diante de argumentos os mais duvidosos.  Uma de motocicletas conquistou o troféu “Cara de Pau”…

Concessionárias (devidamente instruídas pelas fábricas) escorregam o quanto podem para não assumir responsabilidade pelos defeitos em carros novos.  Recorrem a expedientes os mais duvidosos para não assumir problemas provocados por deficiência de projeto, manufatura ou de qualidade do componente.

O argumento campeão da concessionária para negar a garantia é o “mau uso”. O tal do consultor técnico tem na ponta da língua o “sinto muito doutor, mas sua embreagem pifou aos 10 mil km por culpa do motorista”. Ou “Lamento, Madame, mas a senhora não costuma dirigir com o pé esquerdo apoiado na embreagem?” E não adianta argumentar que o motorista em questão já esteve atrás do volante (e dos pedais) de inúmeros carros sem que o disco tenha pifado antes de 50 ou 60 mil km.

Pneu é outro prato predileto: o desgaste prematuro foi — “sem dúvida nenhuma” — provocado pelo buraco, ou desalinhamento ou falta de calibragem. Se o freguês insiste, a recomendação é de ir se queixar diretamente ao fabricante do pneu. Este, em geral, alega que o problema é do automóvel, não do seu produto. No final do jogo de empurra, quem paga o pato é o dono do carro. Aliás, quem concedeu à fabrica do automóvel o direito de empurrar a responsabilidade do pneu, bateria, som (e outros) ao seu fornecedor?

Vários automóveis passaram por um trecho alagado e saíram sem problemas lá na frente. Mas o motor de um deles morreu no meio do caminho e se recusou a funcionar novamente. Rebocado para a concessionária, o veredicto é imediato: “Calço hidráulico!”. E não adianta alegar que vários outros modelos sobreviveram ilesos ao passar pelo mesmo trecho, o que caracterizaria uma deficiência do projeto do automóvel em questão. Talvez a tomada do filtro de ar muito baixa, talvez mal localizada….

Se o pedal do freio começa a trepidar sem que o ABS esteja envolvido, é sinal de anormalidade no disco. “Empenou — diz a concessionária — por estar muito aquecido e ter sido submetido a um choque térmico num trecho alagado”. Argumento mais do que controverso, pois o disco deve ser projetado para resistir a choques térmicos. Além disso, porque muitas vezes não se trata de empeno, mas de uma espécie de “bolha” em algum ponto da superfície, provocada pelo aquecimento natural do sistema.

Gasolina (ou etanol) adulterado é tábua de salvação quando o motor começa a espirrar ou tossir. Ou se recusa a funcionar em marcha-lenta. “Estes postos estão cada vez mais desonestos” diz a oficina da concessionária, se recusando a aceitar o argumento de que todos os outros automóveis da casa são abastecidos no mesmo posto e nenhum outro apresentou problema…

Fábricas — algumas famosas e tradicionais  — nem se enrubescem ao fazer constar no próprio manual do proprietário parâmetros que permitem se safar da responsabilidade. Caso do consumo de óleo do motor. Apesar de um consenso entre engenheiros de toda a indústria automobilística de ser normal a queima de cerca de um litro a cada cinco mil km, basta colocar no manual ser razoável o consumo de um litro a cada mil km para não assumir a óbvia deficiência do motor.

Mas quem levou o grande troféu “Cara de Pau” foi uma fábrica de motocicletas que relacionou no manual a lista de componentes fora da garantia: “Lâmpadas, pneus, fusíveis, pastilhas de freio, disco de embreagem, velas, limpadores de para-brisa etc…”  A relação acabava assim mesmo, com um “etc” que dava o direito de negar garantia de qualquer componente da moto!

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

HONDA INICIA PRÉ-PRODUÇÃO DO NSX

Próximo

ACELERADOR ELÉTRICO, SEGUNDO MELHOR AMIGO DO HOMEM

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

ACELERADOR ELÉTRICO, SEGUNDO MELHOR AMIGO DO HOMEM

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In