• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

FNM 2000 JK, INESQUECÍVEL

identicon por Bob Sharp
04/03/2016
em BS, História






Quem conhecia um pouco automóvel ficou atônito quando o FNM 2000 JK foi lançado. Era o dia 21 abril de 1960, o dia de Tiradentes, e foi quando a nova capital do Brasil passou a ser Brasília. Eu tinha 17 anos e já estava enfronhado no mundo do automóvel, lia tudo quanto era revista e já dirigia fazia bom tempo. Sabia o que era a Alfa Romeo, sua tradição, seu histórico de carros notáveis e sua marcante presença no automobilismo, inclusive na Fórmula 1. As notícias de que a Fábrica Nacional de Motores iria fabricar o Alfa Romeo sedã eram mais do que auspiciosas. Mas levaria alguns meses para eu conhecer um, dirigi-lo.

Um tio, o Jeff, dentista muito conhecido no Rio de Janeiro, e também autoentusiasta, logo se interessou em comprar um, influenciado pelos sobrinhos (eu e meu irmão) e seus dois filhos homens, que também eram loucos por automóvel. Mas não era fácil, a produção era incipiente — 500 carros por ano — e a fila, enorme. Entre seus pacientes havia um político influente e ele conseguiu junto à FNM, uma empresa estatal, um carro para meu tio. O “pistolão” funcionava a mil por hora naquela época. Assim que recebeu o carro eu e meu irmão fomos vê-lo.

A Alfa Romeo havia feito o carro em 1958 visando principalmente o cobiçado mercado americano, mas sua aceitação na terra do V-8 de grande cilindrada e do câmbio automático um carro motor 4-cilindros de 2 litros e câmbio manual, ainda por cima de 5 marchas, além do preço elevado em relação aos carros locais, foi pífia. Daí que Alfa Romeo, que tinha na Fábrica Nacional de Motores um parceiro — já produzia desde 1950 o caminhão D-9.500, passando ao D-11.000 em 1958, o popular “Fenemê” — acertou de ter o Alfa Romeo Berlina (sedã em italiano) fabricado no Brasil.

O “JK”, como logo ficou conhecido, era objeto de desejo. Não havia nada parecido fabricado por aqui. Tínhamos o DKW-Vemag desde 1956 e o Fusca desde 1959, mesmo ano da chegada do Renault Dauphine e do Simca Chambord; o Aero-Willys havia sido lançado menos de um mês antes do JK. Portanto, o Alfa Romeo brasileiro era um destaque em si só.

jk3
(Foto en.wikipedia.org)

Era idêntico ao italiano exceto pela taxa de compressão, baixada de 8,25: para 7,5:1 por conta da baixa octanagem da gasolina da época, 87 octanas RON contra 95 atualmente. Com isso e a calibração correspondente o motor ficou com 95 cv, 1o cv menos que o italiano.

Mesmo assim, que motor! Bonito até de ver com o cabeçote de alumínio com dois comandos de válvulas, uma colírio para quem gostava de carros sofisticados.  Velas no centro, como em toda boa câmara de combustão hemisférica. As válvulas de escapamento tinham sódio na haste, para ajudar no seu arrefecimento. Tinha um carburador de corpo duplo Solex 35 APAI-G e o coletor da escapamento era “cacho-de-banana”, longo e de quatro tubos. A potência máxima era a 5.300 rpm mas ia a 6.000 rpm com facilidade. Torque, 15,5 m·kgf a 3.500 rpm. O som do escapamento denunciava a marca, grosso e com leve ardido. O motor era de 1.974 cm³ (84,5 mm de diâmetro por 88 mm de curso).

jk5
(Foto Cláudio Larangeira)

No interior, a alavanca de câmbio de cinco marchas — com a primeira sincronizada — era na coluna de direção mas fácil de usar. Era uma alavanca de haste grossa, robusta, diferente da do DKW, bem fina. À frente, um quadro de instrumentos com conta-giros 0-7.000 rpm e o velocímetro de escala horizontal, com três medidores na parte inferior do quadro, nível de combustível, termômetro d’água e manômetro de óleo. Os pedais de embreagem e freio eram pivotados no assoalho e o acelerador, suspenso. Desnecessário dizer que os pedais eram arranjado para o punta-tacco “telepático”, bem fácil.

jk4
(Foto commons.wikimedia.org)

O banco dianteiro era inteiriço — podia ser devido à alavanca de câmbio na coluna — e o encosto era reclinável, podendo chegar até à posição horizontal.  O espelho retrovisor era montado sobre o painel. Inusitado era o comando do acelerador de mão além do normal de pé.

A suspensão dianteira era independente por triângulos superpostos mas a traseira era de eixo rígido, porém localização criteriosa por meio de braço longitudinal, braço ligando a carcaça do diferencial ao monobloco, por cima, e barra transversal Panhard. Claro, molas helicoidais na frente e atrás.

O freios eram a tambor, mas obra de arte: tambores de alumínio aletados para aumentar a área de contato com o ar e os dianteiros eram duplex, com dois cilindros de freio, de modo a obter o efeito autoenergizante das sapatas — não era novidade, o DKW e o Simca Chambord adotavam a solução. Mas os freios, mesmo a tambor, eram potentes e precisos.

jk6
(Foto Cláudio Larangeira)

Havia outra novidade absoluta, os pneus radiais Pirelli Cinturato CF67 165-400 (sim, aro de 400 mm de diâmetro, correspondente a 15,7 polegadas). Além das características do carro em si, era um rodar completamente diferente do que se conhecia então. Como na época havia muitas ruas de paralelepípedos, havia uma aspereza inerente ao rodar até cerca de 40 km/h, depois desaparecia. Muitos não gostavam, mas eu adorava aquele comportamento. E a resposta de direção era notável. Muitos estranhavam a barriga nos flancos (o perfil era 80), mas era assim mesmo no pneu radial.

Andando com o JK

Dirigir o JK era uma sensação diferente de tudo o que havia. O jeito e o berro do motor empolgavam, eram herança perfeita da marca. A aceleração 0-100 km/h era em18 segundos, risível hoje mas excelente para a época, especialmente para um carro de 1.340 kg em ordem de marcha. Atingia 160 km/h, velocidade incrível no seu tempo, especialmente considerando o Cx 0,55, uma “parede”.  A v/1000 em 5ª era de 32,2 km/h, significando praticamente 5.000 rpm em velocidade máxima. Hoje uma referência, a 120 km/h o motor estava a 3.700 rpm.

A suspensão tinha calibração de molas e amortecedores voltada para estabilidade em curvas, mas nada tinha de desconfortável. Como todo Alfa Romeo daquele tempo, havia considerável rolagem nas curvas, mas o leitor do AE sabe que isso não me incomoda em absoluto e tampouco deixa o carro lento de curva. Era sempre levemente subesterçante, podia ser atirado nas curvas com vigor.

Dirigir o JK dava imenso prazer, como esticar a quarta até 145 km/h reais e engatar “mais uma”, a quinta. Um deleite para o jovem de 17 anos. E a quinta ficava como nos cinco-marchas de hoje, para a frente e para cima. Era demais!

Era um sedã de porte médio, com 4.715 mm de comprimento por 1.700 de largura e 1.435 mm de altura, com entre-eixos de 2.720 mm. A bitola dianteira era bem maior que traseira, 1400 e 1.370 mm, respectivamente. Seu diâmetro mínimo de curva era bem pequeno para o tamanho, 10,4 metros (no Fusca era 11 m). Tinha boa distância mínima do solo, 140 mm, poderia até passar bem pelas lombadas, caso existissem.

Era espaçoso até no banco traseiro, tinha seis lugares e porta-malas era de bons 450 litros, onde ficavam a bateria e um belo estojo de ferramentas que incluía medidor de pressão de pneus. Em tudo o JK estava bem à frente do seu tempo.

A família tinha uma grande propriedade em São Lourenço, MG, e era preciso buscar algum documento lá. Quem se encarregou disso foi meu primo, o Billy, claro, usando o JK do pai dele. Contou que fez a viagem de ida e volta em tempo recorde para os nossos padrões, coisa de 1 hora e meia, um absurdo de rápido. Só que quando chegou em casa viu que os Cinturados tinham acabado… o tio Jeff ficou louco! Não entendia como aquilo havia sido possível.

Quem mandou a Alfa Romeo fazer um sedã que incitasse dirigi-lo em regime de competição?

BS





Tags: Alfa RomeoFNMJK
Anterior

MEU CASO DE AMOR COM UMA LUZINHA

Próximo

ARROW É O MAIS NOVO MODELO GUMPERT

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

ARROW É O MAIS NOVO MODELO GUMPERT

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021
Foto: Lamborghini

F-1: SPRINT RACE É A RECEITA PARA CORRIDAS CURTAS E LUCRO LONGOS

13/04/2021
Foto Radschool Association Magazine - Vol 28

VW KOMBIS TORRES DE CONTROLE

12/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021
Foto: Lamborghini

F-1: SPRINT RACE É A RECEITA PARA CORRIDAS CURTAS E LUCRO LONGOS

13/04/2021
Foto Radschool Association Magazine - Vol 28

VW KOMBIS TORRES DE CONTROLE

12/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In