• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae AE Classic

FERRARI F430 EM INTERLAGOS

identicon por Autoentusiastas
08/03/2016
em AE Classic, AK






Relembrando um dia bem especial que originou matéria abaixo publicada originalmente em 8/1/11.

Vá somando aí, caro autoentusiasta:

1- Pilotar no Circuito de Interlagos, no Autódromo José Carlos Pace, é muito gostoso, seja com que carro for.
2- Se a pista estiver vazia, com toda aquela imensidão só para a gente, fica estranho, legal, dá uma sensação de privilégio.
3- Se o carro for um Ferrari F430, excelente, porque não há críticas a nada, só prazeres ao degustar uma máquina de refinamento supremo.
4- E se ainda por cima você estiver trocando o volante com um bom amigo, que pilota o fino e tem muito a te ensinar, bom… bom… isso é como realizar um sonho.

Pois é, mais um sonho que realizei, e sou grato a muitos por isso, principalmente ao Ronaldo Carbinatto, meu amigo de longa data, que nos emprestou sua máquina sem ciúme algum, dizendo: “Vai fundo. Esse carro foi feito para isso, ele precisa disso!” Como veem, esse é um verdadeiro autoentusiasta, esse é um a quem Don Enzo Ferrari venderia com gosto uma de suas máquinas, pois ela estaria em boas mãos.

Vamos lá.

O Bob e eu tivemos a difícil tarefa de testar este Ferrari F430, de cor amarelo Modena, motor V-8, 4,3-litros, 490 cv a 8.500 rpm, 47,4 m·kgf a 5.250 rpm, câmbio robotizado monoembreagem de seis marchas. Anda muito, mesmo em Interlagos, onde aquela amplidão faz com que muitos esportivos parrudos nos pareçam raquíticos. Vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, O a 240 km/h em 21 segundos, velocidade máxima de 315 km/h.

Se alguém lhe disse que ele é um carro arisco, que escapa de traseira e não há conserto, pois essa é uma característica intrínseca dos carros com motor central-traseiro, diga-lhe para inventar outra, pois o F430 avisa, e avisa direito. Quem o acertou, um pessoal lá de Modena, o fez com muita sabedoria. Souberam domar quase 500 cv. A escapada é rápida, mas nada que o piloto atento não corrija. Dando a dose certa nos comandos, ele imediatamente volta a entrar nos trilhos e segue acelerando, como se nada tivesse acontecido. Mas tudo tem limite, e não adiantam eletrônicos nem nada se o piloto se empolgar demais e bancar o idiota, passando da conta.

O galho é que quando se entra num superesportivo como este, o limite é bem mais em cima, então, não pense você que é entrar e ir mandando a bota. Não é não. O lance é ir com calma e ir sentindo o carro, volta a volta, até que, quando você vai ver, já sintonizou tudo e o carro já faz parte do seu corpo. Mesmo um piloto experiente, como o Bob — que já tem todos os sentidos preparados e aguçados para rapidamente ir recebendo as informações que o carro transmite — leva algumas voltas para realmente se sentir confiante para tirar tudo o que o carro tem para dar, sem que corramos riscos infantis e irresponsáveis.

F430, Bob e Ronaldo
F430, Bob e Ronaldo (foto: autor)

O que mais me agradou foi o modo como o F430 entra nas curvas. É frear forte e virar suavemente o volante, que ele segue firme na linha, como o traço de um bom desenhista. A frente entra bem plantada e rápida, como se o carro ficasse feliz por entrar em mais uma curva.

As trocas de marcha, nas borboletas, são feitas em 1/6 de segundo, muito mais rápidas que seriam com um câmbio manual, na grelha, mas confesso que fez falta, ao Bob e a mim, a tal da alavanca. O Bob a procurou por diversas vezes. Volta e meia ele levava a mão ao console, procurando-a, e toda vez eu caía na risada.

Já eu, por minha vez, fiz um punta-tacco na redução para o Bico de Pato, manobra absolutamente desnecessária, pois o câmbio faz isso sozinho, e perfeitamente certo, assim que damos a tal da puxadinha da borboleta esquerda. Por sinal, as borboletas fixadas à coluna de direção, e não ao volante, mais uma vez mostraram estar no modo correto, pois em momento algum tivemos que procurá-las quando queríamos trocar marchas com o volante esterçado, coisa que acontece quando as borboletas estão fixadas no volante.

Bom, aí vão dois filminhos, que o pior camerajacú do AUTOentusiastas — eu! — filmou. Mas está valendo.

Ah! Adianto que vou chutar o balde se algum porschista fanático vier meter o pau no F430, dizendo que Porsche dá pau em Ferrari. Se guiamos Porsche, vem ferrarista falar mal de Ferrari. Se guiamos Ferrari, lá vem o porschista.

Quem gosta de esportivos, mesmo, gosta de todos, absolutamente todos, e quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça, ou doente do pé.

AK

Veja também o vídeo feito da parceria do AE com o canal SpeedMasters.

E uma galeria para relembrarmos alguns detalhes do F430.
(fotos dessa galeria: Ferrari)

AE Classic: As matérias da categoria AE Classic são reedições de matérias publicadas entre 24 de agosto de 2008 e 30 de junho de 2014, quando o AE ainda era um blog. Vamos aos poucos reeditar as principais delas. Se você tem uma matéria preferida que não está disponível no novo site, por favor deixe um comentário.





Tags: F430FerrariInterlagos
Anterior

WORKSHOPS AE AUDI LOUNGE

Próximo

MEU QUERIDO VOYAGE - POR LUCIANO GONZALEZ

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

MEU QUERIDO VOYAGE - POR LUCIANO GONZALEZ

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In