• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Foto: Divulgação Mercedes-Benz

    MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

    O SUVE MUSTANG MACH-E, ELÉTRICO, EM “OS ESPECIALISTAS”

    Fotos, captação e edição de vídeo:Márcio Salvo

    VW up! XTREME, REVISITA DE UMA SEMANA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Foto: Divulgação Mercedes-Benz

    MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

    Fotos: autor

    AUDI Q3: A EVOLUÇÃO DO COMPACTO

    O SUVE MUSTANG MACH-E, ELÉTRICO, EM “OS ESPECIALISTAS”

    Fotos, captação e edição de vídeo:Márcio Salvo

    VW up! XTREME, REVISITA DE UMA SEMANA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Coluna Fernando Calmon

COMPETIÇÃO MAIS ACIRRADA

identicon por Fernando Calmon
25/03/2016
em Coluna Fernando Calmon, FC

A briga no relevante segmento das picapes compactas — hoje restrito a Strada, Saveiro, Montana e a anabolizada Duster Oroch — agora será bem mais acirrada. Apesar de haver apenas quatro modelos em oferta, é o terceiro maior segmento do mercado brasileiro, atrás apenas dos compactos e perdendo por pouco para os médios-compactos (27 modelos, sem contar à parte sedãs e hatches).

Nos últimos anos a Strada com suas opções de cabine simples, estendida e dupla (três-portas) dominou 50% das vendas. A chegada da Oroch quatro-portas começou a mudar o cenário. Porém, a nova Saveiro 2017, à venda a partir de abril, promete dificultar bastante a vida fácil da líder.

A Volkswagen, pela primeira vez, dá identidade própria à picape (lançada em 1982), diferente do Gol e do Voyage. Toda a parte frontal mudou de forma clara. Foi além, ao procurar contrastar com recursos estilísticos, a versão básica — Robust — da de topo – Cross. As intermediárias Trendline e Highline também apresentam pequenas diferenciações. Todas são de duas portas, mas a cabine dupla oferece mais espaço atrás do que a Strada, apesar do acesso limitado.

Painel, quadro de instrumentos e volante novos, aliados a materiais melhores de acabamento, dão um ar de modernidade ainda não visto no segmento. Isso se estende aos quatro sistemas de infotenimento — disponíveis conforme a versão — com telas táteis de até 6,3 pol. e conectividade de alto padrão. Suporte removível para telefone celular é muito bem projetado, facilita a visualização segura da tela e inclui entrada USB para recarregar a bateria com fio curto.

Saveiro já era superior mecanicamente às concorrentes, inclusive a única oferecer de série freio a disco nas quatro rodas. Adicionou recursos eletrônicos como ABS com função para freada em estrada de terra e auxílio para partida em rampa. Também tem controle eletrônico de estabilidade/tração e bloqueio eletrônico do diferencial (via frenagem da roda que perde tração). Em trecho fora de estrada, durante avaliação no interior de São Paulo, mostrou-se muito superior ao limitado sistema Locker (bloqueio mecânico só até 20 km/h) da Strada, que exige a parada do veículo para ser acionado.

Outra mudança, que deveria ter ocorrido bem antes, foi elevar a altura de rodagem em 1,5 cm. Ao mesmo tempo, o desenho da parte inferior do para-choque dianteiro permitiu aumentar o ângulo de ataque, ponto fraco da Saveiro anterior tanto ao rodar em pavimentação ruim quanto com carga total ao passar por quebra-molas e valetas. A tampa da caçamba, como antes, inclui uma mola a gás (exclusiva) para manuseio mais suave.

Versão Cross é a única disponível com o motor 1,6 L mais moderno da marca: bloco de alumínio, duplo comando de válvulas, 120 cv (etanol) e funcionamento particularmente suave desde a marcha-lenta. As demais continuam com o 1,6 L antigo de apenas 104 cv.

Por fim, a VW mudou a política comercial para tornar a Saveiro um competidor de peso frente às envelhecidas concorrentes diretas. Em especial ao se compararem versões equivalentes e diferenças na segurança ativa. Preços vão de R$ 43.430 a R$ 69.250, fora opcionais.

 

RODA VIVA

 

CROSSOVER compacto da Renault, menor que o Duster e com nova arquitetura, será lançado antes na Rússia. Para não se confundir com o Captur francês (baseado no Clio), pode se chamar Kaptur. O mesmo modelo estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Provavelmente, vendas se iniciarão depois do subcompacto Kwid, prioridade para a marca.

ARGENTINA endurece, de novo, o jogo com o Brasil quanto ao livre comércio de veículos entre os dois países. Acordo bilateral tem sido renovado anualmente por meio de um mecanismo torto de cotas. Este é um dos furos do Mercosul. Surgiu expectativa de acertar um cronograma plurianual, pois há câmbio flutuante, agora, nas duas economias. Virou só esperança.

CITROËN Aircross aos poucos inverte tendências. Ao longo de 2016, versão com estepe externo terá 40% das vendas (hoje 60%). No dia a dia, o motor de 1,5 L e câmbio manual revela-se insuficiente, quando transporta cinco passageiros. O 1,6 L automático (quatro marchas) vai bem melhor. Falta, em ambos, um simples botão para desligar o bom sistema multimídia.

GOOGLE liberou versão do Android Auto com comandos e telas em português. Agora, é possível conectar telefones inteligentes com S.O. Android à central multimídia dos carros e utilizar comandos de voz para aplicativos como Maps, Play Música e a Busca em si. Modelos Chevrolet, Honda e VW nacionais, além de vários importados, oferecem a conexão antes inacessível.

ESCLARECIMENTO: na coluna da semana passada ficou uma dúvida sobre marcas centenárias. Citou-se a Audi, mas faltou incluir a Bugatti, como exemplo de marca que desapareceu por décadas e voltou ao mercado. Todas as demais, fundadas há 100 anos ou mais, nunca pararam. Nesta lista inclui-se a Daihatsu, que começou com motores estacionários em 1907 (primeiro carro, 1930).

FC

fernando@calmon.jor.br
A coluna “Alta roda” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.



Tags: SaveiroStrada
Anterior

MERCEDES-BENZ INAUGURA NOVA FÁBRICA

Próximo

INFRAÇÃO FORJADA?

identicon

Fernando Calmon

Próximo

INFRAÇÃO FORJADA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto: Paulo Keller

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

23/03/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Flickr

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

07/12/2019

DESIGN – ERGONOMIA NO AUTOMÓVEL

07/12/2019
Foto: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

06/12/2019
Foto: Lucas Vane

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

05/12/2019

PUBLICIDADE

Foto: Flickr

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

07/12/2019

DESIGN – ERGONOMIA NO AUTOMÓVEL

07/12/2019
Foto: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ AMG: POTÊNCIA E TECNOLOGIA NA PISTA

06/12/2019
Foto: Lucas Vane

A ARTE DA “STANDARDIZAÇÃO” – PARTE III, FINAL

05/12/2019

AE NO INSTA

Siga!

  • Agradecemos a todos os seguidores que junto com o nosso autoentusiasmo s  o a raz  o da nossa exist  ncia  E tamb  m agradecemos o incans  vel  marciosalvo   nosso video maker  que teve um papel importante no alcance desses 100 000 seguidores
  • Voc   j   se inscreveu no YouTube do AE   Estamos quase nos 100 000  S   falta voc
  •  carrodoleitorAE  caioprendini
  • Aston Martin no novo filme do 007  Os Cl  ssicos DB5 e V8 Vantage  o DBS Superleggera e o Valhalla    007  NoTimeToDie
  •  gersonborini trabalhando duro   curvaAE
  •  carrodoleitorAE  jpcomenale   motodoleitorAE  curvaAE
  •  carrodoleitorAE o Fusca 65 do  pabloaverame transformado pela  trocar com br  Muota classe e nostalgia na  curvaAE

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Portal AE

  • Todos
  • MOTOentusiastas
  • Falando de Fusca & Afins
  • Fernando Calmon

KEN TYRRELL E SEU PROJETO 001

Foto: Flickr

Foto: Flickr

por Milton Belli
07/12/2019
SharePinSendSend

Parceiros AE

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In