• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

ACELERADOR ELÉTRICO, SEGUNDO MELHOR AMIGO DO HOMEM

identicon por Bob Sharp
21/03/2016
em BS, Tecnologia






O melhor amigo do homem, nem seria preciso dizer qual, mas não custa repetir: é o cão. O segundo, controlado eletronicamente “sob ordens” de um microcomputador, é o acelerador elétrico. Às vezes vejo comentários negativos aqui no AE a respeito desse controle da borboleta de aceleração, que o velho cabo Bowden (esse é o nome técnico de cabos trançados flexíveis de alta durabilidade e resistência) é que é bom, sabe-se o quanto a borboleta está abrindo — o que é um engano, pois depende do desenho da alavanca de acionamento fixada à árvore da borboleta (transmite movimento, portanto é árvore e não eixo) e outros atavismos, tradições do passado.

O primeiro comando de acelerador “sem cabo” surgiu no BMW Série 7 de 1988. Analisando friamente, o sistema até que é bem simples. O pedal do acelerador tem um sensor de posição, este manda um sinal elétrico para o microcomputador que o módulo de comando eletrônico (ECM) do motor, este analisa as condições de funcionamento do motor, e “manda” a borboleta abrir naquilo que “ele” acha que deve abrir.

throttle-by-wire-schematicTradução:
Gas pedal position sensor = sensor de posição do pedal do acelerador
Input = entrada do sinal
PCM = powertrain control module (o mesmo que ECM)
Output = saída do sinal
Throttle actuator = atuador da borboleta
Throttle position sensor = sensor de posição da borboleta
Feeback = sinal (“conversa”) de volta
Throttle-by-wire = acelerador elétrico

Deve ser lembrado que cabos de acelerador se rompem (difícil mas acontece). Um VW Fusca não venceu a I Mil Milhas Brasileiras porque a cinco voltas do final, depois de liderar meia corrida, partiu-se o cabo do acelerador (ainda terminou em segundo). Cabos Bowden correndo dentro de conduítes com o tempo podem começar a agarrar, deixando o pedal mais duro. Portanto, a saudade do cabo é injustificada.

Vantagens do acelerador elétrico

Elas são muitas:

– A carga do pedal do acelerador é a mesma desde quando o carro era novo até elevadas quilometragens ou tempo de uso.

– Permite à fábrica determinar a curva de abertura da borboleta mais adequada para o carro em função do motor, bem como oferecer quantos modos de curva de abertura se desejar (normalmente dois ou três, Eco, normal e sport).

–Torna o controlador de velocidade de cruzeiro e/ou limitador de velocidade extremamente simples de serem feitos.

– Permite aplicar o retardo de fechamento da borboleta para fins de controle de emissões, normalmente os óxidos de nitrogênio (NOx, ou seja, o NO e NO2). Muitos não gostam, dizem que atrapalha, mas é coisa do nosso tempo, não tem escapatória.

– Permite ao ECM interpretar com precisão a velocidade de acionamento do acelerador para determinar redução de marcha nos câmbios automáticos e robotizados (kickdown).

– Torna possível a função MSR, a que promove ligeira aceleração nas reduções de marcha para evitar que o efeito frenante do motor perturbe o comportamento do veículo.

– Analogamente, permite aplicar a aceleração interina automática nas reduções, independente do tipo de câmbio.

– Inversamente, permite fácil segunda fase do controle de tração, que é a redução de potência (a primeira é pelo freio na roda que patina, o EBD, freio de diferencial eletrônico, a partir da informação fornecida pelo ABS de um roda está patinando.

– Permite o corte de rotação limpo, ou seja, na rotação determinada de corte, a borboleta apenas fecha-se.

– No evento de o pedal do acelerador prender todo aberto por qualquer motivo, ao encostar o pé no freio o acelerador fecha-se. A maioria dos carros tem esse recurso hoje depois dos incidentes com a Toyota quatro anos atrás. Mas o punta-tacco continua possível, pois freando-se primeiro o acelerador pode ser acionado normalmente.

– Viabilizou o Ovo de Colombo aplicado ao novo Porsche 911 Turbo S, o  de manter a pressão de superalimentação ao levantar o pé do acelerador, quando a borboleta se mantém aberta e a inércia do turbo continua pressurizando os cilindros, ao mesmo tempo em que a injeção é cortada. Ao voltar a  acelerar a pressão nos cilindros ainda está bem alta, não é preciso esperar a turbina embalar.

E com o advento do acelerador elétrico, hoje praticamente na totalidade dos carros, acabou a conhecida expressão WOT (wide open throttle, acelerador todo aberto), dando lugar a TPS 100 (throttle position 100%, o WOT de ontem).

BS





Tags: Aceleradoracelerador elétricoCabo do aceleradorWOT
Anterior

“LAMENTO, MADAME”....

Próximo

ILHA DA FANTASIA

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

ILHA DA FANTASIA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação Lamborghini

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

22/04/2021
Foto: AE/Gerson Borini

MERCADO EM MARÇO: PRIMEIRO TRIMESTRE DO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA

22/04/2021
Foto: abc.com

TESLA SE ENVOLVE EM NOVA POLÊMICA

22/04/2021
Fotos: Divulgação VW

VOLKSWAGEN POLO 2022

22/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação Lamborghini

LAMBORGHINI MIURA SV COMPLETA 50 ANOS

22/04/2021
Foto: AE/Gerson Borini

MERCADO EM MARÇO: PRIMEIRO TRIMESTRE DO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA

22/04/2021
Foto: abc.com

TESLA SE ENVOLVE EM NOVA POLÊMICA

22/04/2021
Fotos: Divulgação VW

VOLKSWAGEN POLO 2022

22/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In