• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

NISSAN VERSA 1.6 UNIQUE PACK PLUS – 3ª SEMANA

identicon por Roberto Agresti
03/03/2016
em Destaques, RA, Testes de 30 dias


Roberto Agresti recomenda



O “cardápio” a ser servido ao Versa nesta terceira semana de avaliação foi o uso em diversas situações urbanas, alternando roteiros e ritmos. O pequeno sedã made in Resende rodou tanto em horários de pico quanto em momentos mais tranquilos (nem tanto, para dizer a verdade…) da grande metrópole paulista, que para variar apresentou um clima variado, com dias quentes e ensolarados alternados a jornadas mais fresquinhas e muita, muita chuva.

Tudo isso junto e misturado serviu para uma importante contraprova a respeito do consumo do motor 1,6 litro, que em sua estreia não impressionou muito bem neste quesito, revelando uma sede de álcool na ordem de 5,9 km/l e, na sequência, de 8,3 km/l de gasolina. Números não exatamente bons mas considerados normais especialmente por conta da topografia da região de São Paulo onde o Versa rodou prioritariamente, a zona oeste, cheia de pirambeiras. Porém, antes de falar mais sobre o consumo, vale comentar um aspecto crítico deste sedã: a climatização.

O que acontece? Desde o início do convívio com o Versa que em algumas situações o ar condicionado parece “pedir arrego”. Os dias quentes, abafados e chuvosos da semana serviram bem para fazer com que tal impressão se confirmasse. Mesmo com apenas o motorista a bordo, o sistema por vezes vacila, como se pegasse no sono por alguns instantes. Estranho. É certo que não ajuda ao Versa ter as bocas de distribuição do ar no painel tão pequenas, especialmente as duas centrais, mas o fluxo de ventilação não para e o que parece acontecer é simplesmente o ar frio esquentar. Alguns proprietários do Versa se manifestaram sobre deficiência parecida mas pode também ser que tal problema seja específico de nosso carro. Fica a dúvida.

Nos demorados quilômetros percorridos nesta semana (se o computador de bordo informasse a média horária teríamos algo como 15 km/h) o banco, especificamente o encosto, incomodou. A opção da Nissan foi pela espuma mais rígida, que associada com o revestimento em couro tornaria os assentos — na teoria — adequados para encarar muitas horas de direção. Porém, a parte alta do encosto é ligeiramente mais côncava no sentido horizontal do que o ideal. Não que eu tenha costas excessivamente largas, mas a impressão é que o pronunciado apoio lombar lateral sobe mais do que devia, deixando o meio das costas sem apoio, que por sua vez é exagerado pouco antes dos ombros. Outro aspecto infeliz é o comando da regulagem de inclinação do encosto e altura do assento, cujo acionamento exige enfiar a mão por uma fresta estreita entre banco e a coluna central.

Nesta vida em ruas acidentadas e congestionadas, alternadas a alguns trechos de via expressa (indigna do nome…) um ponto positivo foi a manobrabilidade do câmbio que, em parceria com uma embreagem leve, torna o para-e-anda pouco cansativo. Todavia, em algumas situações como ao sair em ladeirões mal pavimentados, o Versa se mostrou muito arisco, perdendo aderência com facilidade e exigindo uma suavidade no uso do pé direito maior do que acho normal. A tentativa de compensar esta tendência a patinar “queimando” a embreagem obviamente ajuda, mas por vezes senti uma vibração indevida. Seria a embreagem verdadeiramente um “calcanhar de Aquiles” deste Nissan, como comentado por alguns leitores?

Por outro lado, um item muito positivo, confirmado na buraqueira de São Paulo, é o acerto das suspensões. Nem rígidas, nem macias demais. Não transmitem as irregularidades do mau piso para o interior da cabine mas também não são do tipo exageradamente anestesiado, tornando o carro estranhamente pastoso. Bons parceiros são os pneus Continental Conti Power Contact, dos quais gostei em uso rodoviário na semana passada e que na cidade atuaram bem, especialmente no piso molhado. E falando em molhado, os limpadores de para-brisa varrem dignamente, não são barulhentos e tem velocidades e intermitência adequadas. Destaque para as seis possibilidades de varredura intermitente, que vai do intervalo de dez a dois segundos, o que significa sempre encontrar a medida certa em situação de garoa ou chuva fraca.

Quanto ao motor, o vai e vem na cidade por muitas vezes obrigou usar o acelerador de maneira mais enfática, levando o motor a rotação mais altas em situações diversas e frequentes. E daí? Daí que o quatro-em-linha do Versa não pode ser considerado um campeão de suavidade. Especialmente além das 4.000 rpm, regime ainda distante do limite – a faixa vermelha começa às 6.500 rpm – ele fica áspero e ruidoso. Incômodo demais? Não, apenas “presente” no interior da cabine, coisa que seria resolvida com um pouco mais de forração fonoabsorvente.

Nissan Versa 45
Quatro-cilindros de 1,6 litro com potência de 111 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 15.1 m·kgf a 4.000 rpm

E finalmente, vamos falar do consumo: a marca da 1ª semana (com gasolina) de 8,2 km/l melhorou significativamente, passando à favorável média de 9,6 km/l em uso sem trechos de congestionamentos pesados e com condução mais atenta. No meio da semana uma nova medição, desta vez com muitos usos em horários de pico e enfrentando o clássicos trânsito de fim de dia com tempestades, a média caiu drasticamente para 7,0 km/l, sempre com gasolina. Enfim, o Versa não faz milagre. Não é um beberão mas tampouco um recordista em consumo.

Por ocasião de um reabastecimento, um probleminha apareceu: o frentista avisou que a ponteira de escape estava torta. Bastou tocá-la com a ponta do pé para descobrir que ela estava é totalmente solta, prestes a cair. Foi a consequência das inúmeras raspadas nos desníveis paulistanos, do posicionamento infeliz (fica baixa e exageradamente distante do final do para-choque) e da fixação feita por apenas um parafuso. Bastou puxar a ponteira com a mão para que ela saísse, pura sorte não tê-la perdido. Agora ela “mora” na lateral da porta do motorista, ocupando o espaço circular dedicado a uma garrafa e ali ficará até o fim do teste. Com isso (viva!) acabaram as raspadas da traseira no solo. Para a semana de encerramento, a previsão é mais uso na cidade e a tradicional visita à Suspentécnica. Até lá!

RA

NISSAN VERSA 1,6 UNIQUE

Dias: 21
Quilometragem total: 1.168,3 km
Distância na cidade: 757,6 km (58,2%)
Distância na estrada: 410,7 km (41,8%)
Consumo médio: 8,4 km/l
Melhor média: 12,3 km/l (gasolina)
Pior média: 5,3 km/l (álcool)

Leia o teste completo:
2ª semana
3ª semana
4ª semana

Nissan Versa 03

 





Tags: 30 diasNissanNissan VersaVersa
Anterior

UMA BOA ISCA

Próximo

DODGE VIPER ACR É RECORDISTA EM 13 PISTAS

identicon

Roberto Agresti

Experiente jornalista especializado em veículos de duas rodas e quantas mais houverem. Foi editor e publisher da revista Motoshow de 1987 a 1994 e da Revista Moto! de 1994 a 2017. Foi colunista do G1 – coluna semanal DICAS DE MOTOS – de 2013 a 2016 e colunista do UOL – coluna semanal O MOTOCICLISTA de 2016 a 2018. Atualmente além de editor do AE (desde 2012) é comentarista da rádio CBN no programa CBN Moto, aos domingos às 11h50.

Próximo

DODGE VIPER ACR É RECORDISTA EM 13 PISTAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In