• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

H2O: A CONTA QUE NÃO FECHA

identicon por Boris Feldman
14/02/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






O hidrogênio poderia ser utilizado — teoricamente — como combustível. Mas na prática a teoria é outra…

O que não falta na internet é “Professor Pardal” oferecendo a tal bomba de geração de hidrogênio, que faz automóvel funcionar com água…

O sistema é simples e não é caro (entre R$ 2.000 e R$ 3.000): é composto de um depósito para água (com bicarbonato de sódio) e um dispositivo eletrolítico que recebe corrente da bateria. A eletrólise separa o hidrogênio (H2) do oxigênio (0) da água e o injeta no motor, sob forma de gás, misturado ao combustível original que pode ser gasolina, álcool, diesel ou gás natural. O resultado, segundo os “professores”, é aumento de desempenho e redução de consumo e poluição.

Simples mas não funciona, pois não resiste a uma análise com um rigor científico mínimo. Em primeiro lugar, porque a água não é combustível: é preciso isolar o hidrogênio, operação que requer intensa energia elétrica. No caso, fornecida pela bateria do automóvel. Nos primeiros quilômetros, o consumo realmente se reduz, pois a energia da bateria está sendo utilizada na produção do hidrogênio. Mas o alternador não dá conta de recarregá-la. Então, não existe mágica: a energia elétrica para se obter o hidrogênio não cai do céu…e a conta não fecha.

Além disso, há problemas operacionais: o gás de hidrogênio enviado para o motor pode conter vapor de água, que acaba oxidando seus componentes. Por ser mais leve, sua combustão é mais rápida que a da gasolina, alterando os padrões de funcionamento do motor. Fora o perigo de explosão, pois o hidrogênio é altamente inflamável. Mesmo que não fique armazenado, pode haver vazamentos, ressecamento de mangueiras etc. Já teve matéria na tevê em que o “professor pardal” fazia o carro rodar só com hidrogênio. Mas o motor só funcionava até descarregar a bateria.

Na internet, vários fabricantes anunciam o equipamento. Um deles tem a cara de pau de mostrar matéria da TV Globo exibindo um dos ônibus que rodam em São Paulo (EMTU) tendo o hidrogênio como combustível. Ótimo argumento favorável ao dispositivo, mas não passa de propaganda enganosa, pois não explica que, nestes ônibus, o hidrogênio não é usado como combustível para ser queimado no motor, mas para gerar energia elétrica numa célula a combustível (fuel cell). Nela, uma reação química entre hidrogênio e oxigênio produz energia elétrica para acionar os motores do ônibus.

BMW_Hydrogen_7_at_TED_2007
O BMW Hydrogen 7 era um bicombustível hidrogênio-gasolina com motor V-12 de 6 litros; só ficou três anos em produção (foto en.wikipedia.org)

A rigor, o hidrogênio poderia ser utilizado teoricamente como combustível. Mas, na prática a teoria é outra e todas as tentativas nesse sentido fracassaram. A BMW desenvolveu e chegou a fabricar, em 2006, um Série 7 movido a hidrogênio. Motorzão V-12, de 6 litros, para gerar míseros 260 cv. Eu dirigi este carro na Alemanha: como ele era bicombustível (um tanque de gasolina, outro de hidrogênio), um botão no painel permitia escolher entre os dois. Ao optar pelo segundo, dava a impressão de se ter desligado uns dois ou três cilindros…

O projeto (único no mundo) durou apenas três anos e se diz que a BMW só o desenvolveu por uma amizade mal explicada entre dois presidentes: da fábrica do automóvel e do fornecedor do equipamento…

Estas fabriquetas do “gerador de hidrogênio” no Brasil estão faturando graças à crescente divulgação dos automóveis com célula a combustível, principalmente agora que a Toyota iniciou a venda de um modelo com este sistema, o Mirai. Como eles utilizam o hidrogênio, quem não lê a matéria atentamente imagina que ele seja queimado como combustível. E corre para comprar o dispositivo do “professor pardal”…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: BMWHidrogênio
Anterior

MOONEY JÁ PRODUZ MONOMOTOR MAIS VELOZ DO MUNDO

Próximo

A COISA SE COMPLICA

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

A COISA SE COMPLICA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In