• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

NO CORDÃO DOS PUXA-SACOS…

identicon por Boris Feldman
08/02/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






O valorização do dólar fez desaparecer os chatonautas que acusavam o automóvel brasileiro de ser o mais caro do mundo,

A internet nos assediava até recentemente com textos que comparavam preços dos automóveis nacionais com similares produzidos em outros países ou dos nossos modelos em países para onde eram exportados, como o México, por exemplo.

Baseados em gráficos e infografias, os chatonautas insistiam nos lucros absurdos das fábricas brasileiras. Um Honda Fit custava no México a metade de seu preço no mercado brasileiro. Até o correspondente de uma revista norte-americana no Brasil enviou matéria ridicularizando o brasileiro que pagava aqui, por um Jeep Cherokee, mais que o dobro do preço nos EUA. E não adiantava tentar provar que as diferenças eram provocadas pela distorção cambial. Que o real estava artificialmente valorizado. E, além disso, o “custo Brasil” e os pesados impostos inflavam ainda mais o preço dos nossos automóveis. Eram todos radicais, emocionais, não se interessavam pelos argumentos e insistiam que a distorção era provocada pela sede com que as fabricantes iam ao pote. Pelo lucros absurdos que tinham no Brasil.

A desvalorização do real provocou uma verdadeira reviravolta. Além de estimular exportadores, outra vantagem foi ter silenciado os chatonautas. Como que num passe de mágica, desapareceram da internet com sua contas e gráficos mirabolantes.

Hoje, mesmo com o custo Brasil e os impostos ainda nas alturas, nosso automóvel passou a estar entre os mais baratos do mundo. Para o nosso bolso, continuam custando o mesmo, até um pouco mais, pois as fábricas reajustaram preços para enfrentar a inflação. Porém, com os valores referenciados em euro ou dólar, eles despencaram…

Exemplo? O VW take up! 1,0, 3-portas, fabricado na Europa, custa 10.100 euros que, convertidos para a nossa moeda, significam R$ 43.884. Entretanto, o mesmo take up! 1, 0 brasileiro custa R$ 31.990, ou seja, cerca de R$ 12 mil menos.

E os importados? O Mercedes-Benz A 200, 1,6, de 156 cv, produzido na Alemanha e importado para o Brasil, deveria custar aqui umas duas a três vezes mais que na Europa em função do transporte, seguro, despesas portuárias e a pesada carga de impostos. Não é o que acontece: sua tabela na Europa é de 29.300 euros. No Brasil, R$ 136.900 que, convertidos, significam 31.578 euros. Ou seja, sobram para a empresa 2.258 euros para todas as despesas e imposto de importação…

A grande distorção no comparativo de preços era provocada pelo real supervalorizado: quando a moeda norte-americana deixou de valer apenas R$ 2,00 e dobrou seu valor em dois anos, o subcompacto brasileiro que custava R$ 30.000 teve seu preço em dólares reduzido à metade, de US$ 15.000 para U$ 7.500. Sem se esquecer que, deste valor, quase US$ 3.000 são de impostos. Ou seja, a fábrica recebe, no Brasil, menos de US$ 5.000 pelo carro. Em que país se paga tão pouco por um automóvel? E lembrando que eles hoje incorporam airbags e freios ABS. Ou seja, um pouco mais caros em reais mas, mesmo assim, entre os mais baratos do mundo…

Quando eu fazia essas contas, exibia os números e dizia que a indústria tinha parte da culpa, mas a acusação do nosso automóvel ser o mais caro do mundo não se justificava, eu era chamado de “puxa-saco” das fábricas.

E o que dizem agora os chatonautas que raciocinavam em dólares? Continuam criticando, não dão o braço a torcer e apelam agora para o argumento de que não ganham em dólares, mas em reais…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: Custo BrasilDólarEuroimpostosPreços dos carrosReal
Anterior

CAMARO COPO TEM MAIS PEDIDOS QUE PRODUÇÃO

Próximo

ACOSTAMENTO, MORADA DO PERIGO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

ACOSTAMENTO, MORADA DO PERIGO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In