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Home BS

VW JETTA DE CORAÇÃO NOVO: 1,4-L TURBO

identicon por Bob Sharp
05/02/2016
em BS, Lançamentos






A Volkswagen brasileira parece estar mesmo apostando no Jetta e acaba de revitalizar o modelo. A novidade é ter substituído o motor 2-litros de aspiração natural de 120 cv e colocado em seu lugar o bem conhecido 1,4 TSI do Golf/Golf Variant, além de acrescentar uma versão de entrada , a Trendline disponível com câmbio manual e automático epicíclico (Aisin), ambos de seis marchas. Mas a Comfortline, agora a intermediária, passa a só ter esse câmbio automático. Nada muda na topo Highline, que permanece com o 2-litros turbo de injeção direta e 211 cv e câmbio DSG de seis marchas e embreagens em banho de óleo.

Preços:

Trendline 1,4 manual de seis marchas R$ 78,230
Trendline 1,4 automático de seis marchas   R$ 83.640
Comfortline 1,4 (só automático de seis marchas) R$ 89.750
Highline 2,0 (só DSG de seis marchas) R$ 103.990

Vendas começam em fevereiro.

O sedã médio-compacto, do segmento M1 na Europa — já não tão compacto com seus 4.659 mm de comprimento e entre-eixos de 2.651 mm— começou a ser trazido do México em março de 2011.  Havia acabado de ser redesenhado (seu desenho era de 2004), trazia duas motorizações.

Uma, 2-litros turbo de injeção direta, duplo comando e 16 válvulas, 200 cv e 28,5 m·kgf, câmbio DSG 6-marchas. Outra, de mesma cilindrada, mesmos diâmetro dos cilindros e curso dos pistões, porém de aspiração natural, só um comando e duas válvulas por cilindro, de 120 cv e 18,4 m·kgf, câmbio manual de cinco marchas ou automático epicicíclico de seis.

Uma diferença importante entre os dois estava na suspensão traseira: multibraço no Highline e eixo de torção, no Comfortline. Mas em meados de 2013, como ano-modelo 2014, o Comfortline passou a multibraço atrás também. E no início de 2015 começou a produção do Jetta na Fábrica Anchieta em regime importado semidesmontado (SKD).

Esse dois ingredientes, motor de 120 cv e suspensão traseira por eixo de torção, embora não impedisse a versão de prestar um bom serviço, atendia bem a uma boa parcela de consumidores. No teste com o de câmbio manual escrevi: “Não é nenhum expoente em desempenho mas também não é lento, como mostram os números divulgados pela fábrica: 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de 202 km/h, isso abastecido com álcool. É desempenho para ninguém ficar envergonhado ou se sentir inferiorizado. Nada disso.”

Mas o fato é o que mercado nunca acolheu o Comfortline. Inclusive, muitos achavam que o motor era o AP-2000 devido ao visual parecido e à cilindrada igual, com idênticos diâmetro dos cilindros e curso dos pistões, só que não era o mesmo motor “de Santana”, que era o EA-827, enquanto o do Jetta era o EA-113, de 1992 na Alemanha.

Agora com o 1,4 TSI de 150 cv (mais 10 cv que o Golf), mas com o mesmo torque de 25,5 m·kgf, o desempenho melhorou bastante. Não pela maior potência, como também pelo torque 36% maior e a uma rotação bem mais baixa, 1.500 contra a 4.000 rpm, levá-la ser produzida em nível palpável bem cedo, em giro baixo. A aceleração de 0 a 100 km/h, que era feita em 10 segundos ( com álcool), agora é em 8,6 s com gasolina; a velocidade mudou pouco, de 202 km/h para 203 km/h, embora aquela fosse com álcool no tanque (todos dados da VW).

Anda melhor que antes? Certamente. No percurso de teste oferecido pela VW ontem, da fábrica até o restaurante Frango Assado no final da rodovia Ayrton Senna, deu para perceber como acelera melhor e como nas curva de alta (sim, dá para fazer) a superioridade da suspensão traseira multibraço se manifesta. Eu tinha dois colegas comigo, o Fernando Calmon e o Eduardo Sodré, da Folha de S. Paulo, velho amigo.

O câmbio automático  é responsivo, tem modo S e troca as marchas com suavidade, Não tem aceleração interina nas reduções e passa para a marcha seguinte a 6.250rom em qualquer modo. A 125 km/h indicados o motor está a 2.100 rpm.

Torci para que chovesse, pois o carro, um Comfortline, estava com pneus Dunlop Sport Maxx, que aprecio no molhado, mas só pegamos leve e breve garoa.

Como ocorria com ouros Jettas, percebe-se ser um carro bem projetado e  construído, sem faltas nem excessos — aliás, continua faltando a faixa degradê no para-brisa. Tudo parece bem pensado, feito para bajular o motorista e os que eventualmente o acompanhem. Os bancos, o volante de direção de 370 mm de diâmetro, os materiais de maneira geral, o estofamento. A precisão da direção de assistência elétrica, o rádio que dispensa se precisar o manual para sintonizar uma emissora, os instrumento de leitura Wolfsburg ( nessa caso não precisa colocar entre aspas por motivos evidentes).

No banco traseiro as pernas ficam à vontade, quem se senta atrás em direito a usufruir do ar-condicionado. O porta-malas leva 510 litros e a carga útil chega a 585 kg.

 

As três versões

Trendline – câmbio manual ou automático epicíclico, ambos de seis marchas; traz o volante mundial da VW, bancos em tecido preto, direção com assistência elétrica, ar-condicionado automático com saída para o banco traseiro, rodas de alumínio desenho “Sedona” com pneus 205/55R16, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, alarme com comando remoto, volante com ajuste nos dois planos e sistema de infotenimento “Composition Touch”.

Comfortline – câmbio automático epicíclico somente; todos  os itens da Trendline mais volante revestido de couro com borboletas de câmbio, comandos do computador de bordo, de áudio e telefonia, rodas de alumínio desenho “Atlanta’ de 16”, controlador de velocidade de cruzeiro e sistema de infotenimento “Composition Media”.

Como opcionais, teto solar e o pacote Exclusive, que inclui o sistema de infotenimento “Discover Media”, acendimento de faróis ao deixar/aproximar-se do veículo,  rodas de desenho “Queensland” de 17″ com pneus 225/45R17, destravamento de portas por aproximação e acionamento do motor de partida por botão (chave presencial), e ar-condicionado de duas zonas, além de outros.

Highline – Além do motor EA-888 2-litros turbo e do câmbio DSG (0-100 km/h em 7,2 s e velocidade máxima de 241 km/h), teto solar panorâmico e os pacotes opcionais de equipamentos Executive e Premium. O Execuive inclui bancos de couro Vienna, preto ou bege, e aquecimento do dianteiros),  sensores de chuva e crepuscular, espelho interno fotocrômico, espelhos externos rebatíveis, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros e o acendimento de faróis ao deixar/aproximar-se do veículo.

O pacote Premium traz todos os itens do Executive, mais o sistema de infotenimento”Discover Media” com GPS, comando de voz, destravamento de portas por aproximação e acionamento do motor de partida por botão (chave presencial), faróis bixenônio e ajuste elétrico do banco do motorista.

Os preços desses pacotes ainda não foram informados.

O Trendline e o Comfortline vêm com bolsas infláveis frontais e laterais, e o Highline com esses mais cortina. As três versões trazem dois conjuntos de engates Isofix e de retenção superior para bancos infantis

Independente da versão, o novo Jetta traz controle de estabilidade e tração permanentes, bloqueio do diferencial pelo freio (a tração é dianteira) com função de vetorização de torque , e assistente de partida em rampa e auxílio à frenagem.

Avaliações mais completas à medida que formos tendo os carros.

BS

 

FICHA TÉCNICA VW NOVO JETTA TRENDLINE 1,4 TSI
Manual Automático
MOTOR
Tipo EA211, 4 cilindros em linha, turbocompressor com interrestriador, duplo comando, correia dentada, quatro válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e escapamento
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Alumínio
N° de cilindros/configuração 4 / em linha
Diâmetro x curso 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.395 cm³
Aspiração Forçada por turbocompressor
Taxa de compressão 10:1
Potência máxima 150 cv a 5.000 rpm
Torque máximo 25,5 m·kgf a 1.500 rpm
N° de válvulas por cilindro 4
N° de comando de válvulas/localização 2 / cabeçote
Formação de mistura Injeção direta
ALIMENTAÇÃO
Combustível Gasolina E20/27, 95 octanas RON
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes Dianteiras
Câmbio Manual Automático epicíclico
N° de marchas 6 à frente e uma à ré
Relações das marchas 1ª 3,778:1; 2ª 2,118:1; 3ª 1,360:1; 4ª 1,029:1; 5ª 0,857:1; 6ª 0,733:1; ré 3,600:1 1ª 4,409:1; 2ª 2,508:1; 3ª 1,556:1; 4ª 1,142:1; 5ª 0,851:1; 6ª 0,672:1; ré 3,185
Relações de diferencial 3,647:1 3,233:1
FREIOS
De serviço ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiro A disco ventilado de Ø 280 mm
Traseiro A disco de Ø 272 mm
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço em L inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável Servotronic
Relação de direção 14,96:1
Nº de voltas entre batentes 3
Diâmetro mínimo de curva 11,1 m
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6,5Jx16 (opc. 7Jx17)
Pneus 205/55R16V (opc. 225/45R17)
PESOS
Em ordem de marcha 1.285 kg 1298 kg
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, sedã de 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.659 mm
Largura com/sem espelhos 2,020/1.778 mm
Altura 1.473 mm
Distância entre eixos 2.651 mm
Bitola dianteira/traseira 1.535/1.538 mm
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,28
Área frontal (A) 2,19 m²
Área frontal corrigida (Cx x A) 0,644 m²
CAPACIDADES
Porta-malas 510 litros
Tanque de combustível 55 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima 203 km/h
Aceleração 0-100 km/h 8,6 s
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade 11,3 km/l 10,4 km/l
Estrada 13,9 km/l 13,8 km/l
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª 43,3 km/h 53,3 km/h
Rotação do motor a 120 km/h em 6ª 2.770 rpm 2.250 rpm
Rotação do motor à vel. máxima em 5ª 5.500 rpm 4,800 rpm

Obs: Esta ficha técnica atende também o novo Jetta Comfortline, considere apenas os dados referentes ao câmbio automático.

(Atualizado em 29/01/16 às 22h35, nova redação do primeiro parágrafo, correção de informação referente ao Comfortline)





Tags: EA211EA888JettaTSIVolkswagenVW
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