• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Do Leitor Histórias dos Leitores

MUDANDO DE PLANETA – POR JOSENILSON T. VERAS

identicon por Autoentusiastas
19/12/2015
em Histórias dos Leitores






Assim como a maioria dos motoristas brasileiros, meu primeiro carro foi um Fusca. Na verdade não era meu, era da minha esposa, mas era o carro da família. O Fusca não foi o primeiro carro que dirigi, nem o único até aquele momento. Meu pai teve diversos carros, de diversas marcas, que dirigi e aprendi a gostar. Lembro com muito gosto da VW Variant II, dos Chevrolet Opala Silverstar e as duas C- 10, entre outros.

Mas no sentido de um carro para o meu dia-a-dia, o Fusca foi o primeiro. O nosso era um modelo novo, da safra pós-renascimento do carro na era Itamar Franco. Esse valente besouro nos acompanhou em parte muito importante das nossas vidas. Porém, após tantos serviços prestados, resolvemos trocá-lo e compramos um Fiat Uno.
Foi uma mudança enorme! Saímos de um carro projetado na década de 30 para o conceito de carro mundial da década de 1980.

Sendo assim, lembro-me com clareza a sensação que tive ao dirigir o Uno a primeira vez. Era um modelo básico, não tinha absolutamente nada além do necessário, mas eu me sentia em um Mercedes última classe ou num Bentley! Tamanha era a diferença para mim.

Em primeiro lugar, me recordo bem da sensação de espaço interno, que era enorme, comparado com o Fusca. Depois a visibilidade em todas as direções. Como alguém já disse, o Uno era um aquário, e em relação ao claustrofóbico Fusca a sensação era ampliada. Algo que me chamava atenção, e até me divertia, era a distância que o pára-brisa ficava dos ocupantes. Era algo incrível, aquele vidro lá bem longe de mim. O do Fusca, reto, quase ia colado no meu nariz (que não é nada pequeno).

Após me sentir em um ginásio de esportes dentro do Uno, a coisa que mais me chamou atenção foi o silêncio e maciez ao rodar. Era coisa do outro mundo! Os pequenos pneus radiais proporcionavam grande conforto.

Em seguida eu me impressionei com a estabilidade, em todos os aspectos. Lateral, longitudinal e o comportamento em curvas. Excelente. O Fusca, na estrada, dançava feito uma bailarina louca. O Uno mantinha-se preso ao asfalto, contornando as curvas de forma obediente e tranquila.

E seguimos com minhas descobertas e sensações ao dirigir o Uno. Apesar da falta de regulagem de altura e distância do volante de direção, e o banco do motorista ter apenas a regulagem de distância, a posição de dirigir era muito confortável no auge dos meus vinte e tantos anos. Naquela idade não havia mesmo nada que me incomodasse. Mas de qualquer forma era mesmo uma qualidade do pequeno Fiat.

Além disso, os comandos estavam todos à mão. O sistema de pequenas alavancas em caixas quadradas em torno da direção era, em minha opinião, muito, muito superior em ergonomia a tudo que se tinha ao alcance de um simples brasileiro à época. Com  um simples estender dos dedos alcançava-se as pequenas alavancas para comandar os faróis, limpadores e outros, sem tirar as mãos do volante.

Os freios assistidos, a disco na dianteira, eram outro aspecto maravilhoso do Uno.
Minha filha era bem criança, e me recordo de nossas viagens, nas férias de fim de ano, à casa dos avós em São Paulo, a bordo do valente Uno. Toda a bagagem acomodada no minúsculo porta-malas, cadeirinha do bebê fixada à moda da época no banco traseiro e lá íamos nós numa felicidade só. Não raro pegávamos trechos de muita chuva nessa época do ano no sudeste e o Fiat se comportava muito bem na chuva.

O pequeno motor de 994 centímetros cúbicos sofria na minha mão! Eu queria tirar tudo que o coitado não tinha nas subidas e ultrapassagens!

Gostamos tantos que após esse primeiro Uno vermelhinho, duas portas, tivemos mais dois, depois um Prêmio e por fim uma Elba (daí por diante migramos para outros carros da marca, que á época oferecia inúmeras inovações). Todos excelentes carros para sua época.

Um dos últimos Unos que tivemos, era um luxo. Era a versão EP, com ar-condicionado, painel já bem mais moderno e muitas outras melhorias, além ter quatro portas.

Talvez nem todos concordem com minhas sensações ao dirigir o meu primeiro Uno, mas há que se comparar sempre com as características do Fusca, um gigante, sem dúvida, um ícone da indústria automobilística, mas uma concepção de carro pertencente a uma outra era.

Tentei ressaltar aqui as enormes distâncias entre esses dois projetos exitosos separados por 40 a 50 anos de diferença. Neles vemos retratados a evolução, os avanços e conquistas, sob vários aspectos, desse fantástico ramo industrial que é o da indústria automobilística.

JTV

 





Anterior

DE AMBULÂNCIAS QUE AMEAÇAM OS PACIENTES

Próximo

O FUSCA-ENFEITE DE ÁRVORE DE NATAL

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

O FUSCA-ENFEITE DE ÁRVORE DE NATAL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In