• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

HYUNDAI HB20 1-L, NO USO

identicon por Bob Sharp
20/12/2018
em BS, Testes






 

(Atualizada em 20/12/18 às 20h50, adição do gráfico dente de serra)

O Josias esteve no lançamento do HB20 2016 e escreveu ampla matéria a respeito das versões 1-L e 1,6-L. Acabei de usar um Comfort Plus 1-L e gostei muito. Destaques para o motor 3-cilindros e o câmbio quanto a operação, a sensação de bem construído e a qualidade de rodagem.

A versão custa R$ 42.595 e traz ar-c0ndicionado, direção assistida hidráulica, equipamento de áudio com comandos no volante, computador de bordo 8-funções inclusive com aviso de manutenção, ajuste de altura do banco do motorista, acionamento elétrico dos quatro vidros  com um-toque descida no do motorista, travas elétricas com travamento automático, chave-canivete com comando das travas,  alarme, maçanetas externas e carcaça dos espelhos cor-da-carroceria, ajuste elétrico desses espelhos e repetidoras de seta neles,  rodas de aço 15″ com pneus 185/60R15H  de baixo atrito de rolamento (Goodyear Efficient Grip) e engates Isofix para bancos de criança. O estepe é temporário 175/70R14T (Goodyear Duraplus).

DSC03847O motor é o mesmo Kappa 1,0 do Kia Picanto, que já conhecia de teste recente e que agrada pela suavidade de funcionamento e pela notável elasticidade. Imagina-se estar dirigindo um carro com cilindrada maior, tipo 1, 4 litro. Como pesa pouco, 990 kg, seu trabalho fica facilitado. Na cidade tem desenvoltura mais que suficiente, como mostra o 0-a-100 km/h em 15,5/14,6 s (gasolina/álcool) e na estrada vai junto com o tráfego sem dificuldade, uma vez que alcança 158/161 km/h.

DSC03849Mas como é 4,3% mais curto que primo Picanto em 5ª final, o motor gira 4.260 rpm a 120 km/h (verdadeira), enquanto no Kia é 4.080 rpm. Mas o único incômodo é o ponteiro do conta-giros indicando essa rotação, pois não chega a incomodar. Mas, de novo, do mesmo modo que falei do up! MPI, bem que poderia ser adotado o escalonamento que resultasse num “4+E”, potência e torque sobram para isso.

Veja o gráfico dente de serra do câmbio:

Gráfico dente de serra do Hyundai HB20 1-litro

O alcance das marchas, a 6.500 rpm, é 1ª 36 km/h, 2ª 65 km/h, 3ª 105 km/h, 4ª 147 km/h e 5ª 161 km/h (nesse caso a 5.730 rpm, portanto bem abaixo do corte).

 

DSC03846O motor de 998 cm³ é de curso bem longo (Ø 71 mm x 84 mm de curso; up! Ø 74,5 x 76,4 mm; Ka, Ø 71, 9 x 81,8 mm), contribuindo para a elasticidade observada, ajudada pelo variador contínuo de fase de admissão; acionamento dos comandos é por corrente. A potência é de 75/80 cv (G/A) a 6.200 rpm com corte limpo a 6.500 rpm, com torque de 9,4/10,2 m·kgf a 4.500 rpm. O bloco também é de alumínio e o motor é importado completo da Coreia do Sul. Utiliza óleo 5W30 API SL com troca anual ou a cada 10.000 km (metade, em uso severo). O Josias havia informado sobre melhorias internas destinadas a reduzir atrito.

DSC03857
O eficiente e elástico motor Kappa 3-cilindros de 1 litro

Dos três tricilindros de 1 litro é o de taxa de compressão mais alta, 12,5:1 (up! 11,5:1 e Ka, 12:1), mas é o único que requer injeção de gasolina nas partidas a frio estando com álcool no tanque.

O consumo Inmetro/PBEV é de 12,5/8,5 km/l na cidade e de 14,1//9,9 km/l ma estada e tem nota A na categoria e na classificação geral. Num trecho plano da rodovia dos Bandeirantes cheguei a observar 10,5 km/l com álcool, ar-condicionado ligado.

O transeixo, também importado, tem comando de câmbio a cabo e acionamento de embreagem hidráulico. O toque de engate de marchas é “Wolfsburg” sem discussão e o seletor tem um detalhe cativante: ao tirar da 5ª a alavanca nunca encosta na trava contra engate involuntário de ré, vem direto e apenas para a 4ª. Perfeito.

O volante de 370 mm de diâmetro é perfeito de pega e tato, levemente macio. Não é ajustável nem em altura e para o meu biotipo não faz falta. O desenho e grafismo dos instrumentos é “Wolfsburg”, com conta-giros na esquerda, e a iluminação é permanente.  Ao se ligar lanternas ou faróis, diminui; não tem reostato. O interruptor de luzes é na alavanca da seta — minha preferência atualmente — e o seletor do computador de bordo é num botão de premer à direita do quadro de instrumentos, grafado como Trip, de uso fácil. O limpador de para-brisa tem a essencial uma-varrida, mas em compensação não há o útil pisca-3.

DSC03864
“Wolfsburg”, e à direita o botão do computador de bordo

Dinamicamente, roda bem, faz curva sem vícios e sem excesso de subesterço, e freia como deve, com modulação de freio que não exige adaptação. O punta-tacco é possível, mas longe de ser “telepático”. O rodar é firme porém sem desconforto e para dar partida é preciso apertar a embreagem; lamentável não haver a faixa de degradê no para-brisa e a pintura das partes “invisíveis” ser diferente em aspecto do resto da carroceria.

DSC03851
Porta-malas acomoda bons 300 litros

O espaço interno é mais do que adequado, ajudado pela maior distância entre eixos dos carros de 3 cilindros, 2.500 mm, contra 2.402 mm do up! e 2.491 mm do Ka. Eu fico bem no banco traseiro sentado atrás de quem usa o banco dianteiro na posição que eu uso e o porta-malas acomoda 300 litros, também o maior dos três. Mas o encosto do banco não é dividido. E o rádio só funciona com ignição ligada.

DSC03877
Eu “atrás de mim”, bem acomodado

Dando uma olhada no manual do proprietário, alguns detalhes saltam à vista. O  fluido de freio não precisa ser trocado nunca; as velas, com eletrodos de irídio, tem duração de 160.000 km;  folga de válvulas, inspecionar a cada 90.000 km; óleo do câmbio manual, inspecionar a cada 60.000 km/4 anos (só em uso severo precisa ser trocado, assim mesmo a cada 120.000 km); o fluido hidráulico do câmbio automático não precisa ser inspecionado, sendo livre de manutenção (trocar só se em serviço severo, a cada 100.000 km; líquido de arrefecimento do motor, 1ª troca aos 100.000 km/6 anos, depois a cada 40.000 km/2 anos. Interessante, não?

O sucesso do Hyundai B20 no mercado brasileiro está mesmo longe de ser por acaso.

BS

Mais fotos (veja ficha técnica adiante)

FICHA TÉCNICA HYUNDAI HB20 1-L 2016
MOTOR
Instalação/configuração Dianteiro, transversal /L-3
Material do bloco/cabeçote Alumínio
Diâmetro x curso 71 x 84 mm
Cilindrada 998 cm³
Aspiração Atmosférica
Taxa de compressão 12,5:1
Potência máxima 75/80 cv (G/A) a 6.200 rpm
Torque máximo 9,4/10,2 m·kgf (G/A a 4.500 rpm
N° de válvulas por cilindro 4
Árvore de comando de válvulas Duas, admissão de fase variável contínua; corrente
Formação de mistura Injeção no duto
Combustível Gasolina e/ou álcool
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes Dianteiras
Transeixo Hyundai
N° de marchas 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão 1ª 3,909:1; 2ª 2,167:1; 3ª 1,346:1; 4ª.0,964:1; 5ª 0,774:1; Ré 3,636:1
Relação do diferencial 5,071:1
FREIOS
De serviço Hidráulico, ABS + EBD
Dianteiro A disco ventilado
Traseiro A tambor
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Diâmetro mínimo de curva n.d
RODAS E PNEUS
Rodas 5,5Jx15, aço + calota integral
Pneus 185/60R15H Goodyear Efficient Grip baixo atrito rol.
Estepe (temporário) Roda 5,0Jx14, aço, pneu 175/70R14T Goodyear Duraplus
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
PESOS
Em ordem de marcha 990 kg
Carga máxima 425 kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 3.920 mm
Largura 1.680 mm
Altura) 1.470 mm
Distância entre eixos 2.500 mm
Altura livre do solo 165 mm
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (estimado) 0,33
Área frontal (calculada) 1,97 m²
Área frontal corrigida 0,650 m²
CAPACIDADES
Porta-malas 300 litros/900 litros com banco rebatido
Tanque de combustível 50 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima 158/161 km/h (G/A)
Aceleração 0-100 km/h 15,5/14,6 s (G/A)
CONSUMO (INMETRO/PBE)
Cidade 12,5/8,5 km/l (G/A)
Estrada 14,1/9,9 km/l (G/A)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª 28,1 km/h
Rotação a 120 km/h, 5ª 4.260 rpm
Rotação à vel. máx., 5ª 5.730 rpm
GARANTIA
Prazo 5 anos sem limite de quilometragem





Tags: HB20Hyundai
Anterior

A ERA NADER: VEZ DO CONSUMIDOR COMEÇOU HÁ 50 ANOS

Próximo

MR. WARD & LADY DILMA

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

MR. WARD & LADY DILMA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In