• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

ARGENTINA 4 X 1 BRASIL

identicon por Autoentusiastas
25/12/2015
em BF, Opinião de Boris Feldman






Brasileiro não se preocupa com equipamentos de segurança, pois acha (ou tem certeza?) de que acidente só acontece com os outros. Como não os exige, a maioria dos nossos automóveis é equipada apenas com os dispositivos de segurança ativa ou passiva exigidos pela legislação.

Segurança ativa? É o conjunto de dispositivos que evitam o acidente. Tornam o carro mais estável ou reduzem o espaço da freada, entre outros. Sistema de freios ABS é um bom exemplo. Segurança passiva? É a que reduz as conseqüências do acidente. Airbag, por exemplo.

Sabe qual dispositivo foi considerado por técnicos e autoridades em segurança como o mais importante já desenvolvido para o automóvel, depois do cinto de segurança? Nem airbag, nem ABS: é o controle eletrônico de estabilidade (ESP, da Bosch ou ESC, genérico). Tanto que, numa recente conferência internacional de segurança veicular (Brasília, novembro último), a entidade inglesa GlobalNCAP sugeriu que o Brasil torne obrigatório o ESC. É o sistema que atua nos freios seletivamente assim que sensores detectam o início de uma derrapagem lateral e trazem o carro de volta para a trajetória correta. Estas derrapagens podem ser provocadas por excesso de velocidade em curvas ou por um golpe do motorista no volante para desviar de um obstáculo, como um cachorro atravessando a pista. Elas são responsáveis por um considerável número de graves acidentes, pois o carro dá um cavalo-de-pau ou sai da pista. O ESC é equipamento de série em todos os automóveis de Primeiro Mundo. Será obrigatório na Argentina a partir de 2018. No Brasil, o Contran decidiu, na semana passada, torná-lo obrigatório. Mas só em 2022, quatro anos depois da Argentina, pois o governo não tem pressa para exigir um dispositivo que já poderia evitar milhares de acidentes, mortos e feridos a partir de 2018, como decidido pelos “hermanos”.

Desde janeiro de 2014, ABS e airbag equipam todos os automóveis comercializados no Brasil, mas só mesmo porque se tornaram obrigatórios, pois eram raros os motoristas que os exigiam. Sua preferência sempre foi por rodas de liga leve, ar-condicionado, som da pesada e revestimento em couro. É tamanha a ignorância em relação à segurança que a maioria dos passageiros no banco traseiro considera desnecessário afivelar cintos. Com a conivência do motorista.

No Brasil, vários modelos médios e alguns compactos já contam com o ESC. Mas está enganado quem pensa que ele equipa todos os nossos modelos mais sofisticados: o dispositivo não existe nem como opcional, por exemplo, no “top-of-line” Corolla Altis, que custa mais de R$ 100 mil. Culpa da Toyota? Parte dela, parte do consumidor que não exige, pois nem sabe do que se trata; parte da imprensa que não esclarece o motorista; das concessionárias, que também o desconhecem e não incentivam o cliente a exigi-lo; e do governo, que demorou uma eternidade para torná-lo obrigatório.

O ESP não custa, como muitos pensam, milhares de dólares: não chega a R$ 1.000 desde o carro já tenha o ABS. Muito pouco, diante de sua importância para evitar acidentes e reduzir o número de feridos e mortos nessa nossa carnificina rodoviária.

Segurança é tema de faz-de-conta no Brasil. Governo, indústria, parlamentares, todos fazem de conta se preocuparem com o assunto. Mas só tomam qualquer decisão diante da pressão de lobistas defendendo as empresas interessadas no faturamento.

Até que o dispositivo seja tornado obrigatório, em 2022, motoristas deveriam se preocupar, ao comprar um automóvel, de conferir se ele é dotado do ESC. Para resguardar a sua integridade e da sua família.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 





Anterior

ENSINAR CEDO A GUIAR, BEM CEDO

Próximo

MERCEDES-BENZ, A BOA ESTRELA

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

MERCEDES-BENZ, A BOA ESTRELA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In