• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

PROTEÇÃO DIVINA, MAS COM MANUTENÇÃO PREVENTIVA

identicon por Nora Gonzalez
26/11/2015
em NG, Visão Feminina






Como verdadeira autoentusiasta, mas também como cidadã, fico estarrecida com alguns objetos que vejo se arrastando pelas ruas e estradas brasileiras. Não digo circulando nem me refiro a eles como veículos porque seria muito otimismo da minha parte assim defini-los.

Recentemente, em meio a um engarrafamento, comecei a me questionar: o que leva alguém a se colocar, e colocar os outros, numa situação de risco tal? Já sei, tem gente que é adepta da teoria do coitadismo — são pessoas simples, sem recursos, que não tem como manter adequadamente um carro. Como já disse aqui, carro não é questão de data de fabricação e sim de manutenção. Aqui na redação do Ae muitos de nós temos carros com vários anos de uso (alguns têm modelos com duas décadas) em perfeitíssimas condições de uso. Ou seja, não é por aí. E não são somente pessoas humildes que andam com carro caindo aos pedaços ou com falhas de manutenção — às vezes bobas, porém perigosas. Cansei de ver carros do ano sem todas as luzes funcionando. Absurdo! Quanto custa uma lâmpada veicular? Em alguns casos, alguns poucos reais. E a maioria das seguradoras faz a substituição daquelas mais comuns gratuitamente, na hora, sem burocracia. Eu mesma sou useira e vezeira de uma dessas empresas. É chegar, encostar e eles substituem. Vou pela comodidade, pois pelo valor bem que poderia comprar numa loja — mas aí teria de tirar todo o plástico do farol, recolocar. Eles fazem em minutos. Nunca passei mais do que o tempo necessário para chegar até a seguradora sem alguma luz.

Isso, claro, também é hábito. Tenho o costume de olhar sempre se está tudo OK. Checo na parede da garagem para ver se a ré e os freios estão OK e quando estou no trânsito sempre olho os reflexos do meu carro no da frente para ver se não falta nenhuma luz. E, claro, peço ajuda ao marido regularmente. Um senta no carro e outro fica sinalizando se está tudo bem. O porteiro debe se divertir nos vendo pelas câmeras da garagem. Ou já se acostumou com nossas maluquices no que diz respeito a carros.

A mesma coisa para a suspensão, o alinhamento, tudo. Não que vá toda hora na concessionária ou na oficina. Tem coisas que eu mesma verifico, claro. Não entendo como alguém anda com pneu careca, por exemplo, ou carro de lado. Tem uns que eu digo que tem “tração independente nas quatro rodas”. Vistos de trás, parece que cada roda puxa para um lado diferente.

O pior é que muitos nem sabem que dependendo do caso, se se envolverem num sinistro o seguro não cobre o acidente. Por exemplo, se um carro bater atrás mas o da frente estiver sem luz de freio, babau. O seguro do da frente pode se recusar a pagar. E o de trás ainda pode cobrar os prejuízos. Ou seja, aquela história que quem bate atrás é culpado vai até a página cinco.

O mesmo se aplica a pneus em má conservação. Se houver um acidente, mas a suspensão ou os pneus estiverem, digamos, fora do prazo de validade, esqueça. Prejuízo do acidente e do seguro, que foi pago à toa pois não haverá cobertura.

 

mau estado 2
Tem lâmpada que custa apenas alguns reais (aceleraraposo.wordpress.com)

Claro que muitos dos carros que andam sem manutenção não têm seguro. Mas nesse caso, me vem outra questão. O que leva alguém a colocar a própria vida em perigo e a colocar a de outras pessoas em risco num veículo sem condições de segurança? Tem gente que cola adesivo: “Dirigido por mim, guiado por Deus” e acha que está protegido. Coitado de Deus. Com tanto problema na Síria, guerras tribais na África, tragédias naturais na Ásia, ainda tem de cuidar de um carro sem freios e com pneus carecas? Mesmo sendo onipotente e onipresente é querer muito dele, não? Outros dizem que vão “aqui pertinho”. Ah é? Metade dos acidentes de carro ocorrem a menos de 10 quilômetros de distância da residência, segundo avaliam as seguradoras em todo o mundo. Vai forçar a barra e querer fazer parte dos outros 50%? Mas aí também vai estar abusando da boa vontade de Deus que estará ocupado cuidando daquele motorista que apenas dirige o carro, mas deixa Deus guiá-lo.

Sei lá. Minha bisavó, que como boa espanhola sempre tinha uma frase para qualquer situação, contava que mesmo nas guerras temos que lutar, ainda que rezemos. Dizia em espanhol algo que numa tradução livre seria equivalente a: a Deus rezando e com o bastão batendo. É por aí. Ou seja, pode pedir a Deus se quiser e se acreditar. Mas faça sua parte também. Peça proteção divina, OK, mas faça manutenção preventiva. Viram? até rimou. Poderia fazer slogan de seguradora.

Mudando de assunto: O prefeito de São Paulo vai reduzir em 13%, ou quase 2.000 ônibus, a frota da cidade, de 14.812 para 12.898. Ele diz que não haverá prejuízo aos usuários porque serão realizadas 17% mais viagens, das atuais 186.000 para 217.000 por dia. Mas peraí. Numa média, entre ônibus biarticulados, que levam até 270 passageiros, ônibus convencionais, que levam até 75 passageiros e microônibus, podemos estimar 150 pessoas por veículo por viagem. Como hoje são feitas 12,55 viagens por ônibus, cada um transporta 23.625 pessoas por dia. Se um fica parado, é essa quantidade de pessoas que é prejudicada por dia. Com a nova modalidade, cada veículo fará 16,82 viagens diárias, transportando 42.436 pessoas diariamente que ficariam a pé para cada dia que o veículo ficasse inativo. E, claro, quanto mais rodar cada veículo mais rápido ele se desgastará e mais vezes ele deverá parar para manutenção. Ou seja, na nova modalidade, para cada dia que um ônibus fique parado, mais gente será prejudicada.

NG

Foto de abertura: www.jornaldelondrina.com.br
A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autoria e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: manutenção
Anterior

LAVOISIER SEMPRE PRESENTE

Próximo

VOCÊ É UM AUTOENTUSIASTA NA ESSÊNCIA?

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

VOCÊ É UM AUTOENTUSIASTA NA ESSÊNCIA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In