• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Tóquio, sem novidades

identicon por Boris Feldman
13/11/2015
em Colunas, Opinião de Boris Feldman






 

O salão é fraco. Mas a imprensa tem condições de conhecer e dirigir as principais tecnologias das marcas japonesas

 

Não gostei do Salão do Automóvel de Tóquio de 2015. Foi uma confirmação de que importantes mesmo são as mostras de Frankfurt, Paris e Genebra, onde se exibem as grandes novidades mundiais. A japonesa atrai multidões (900 mil pessoas), mas continua fraca de novidades.

Quem dá o tom em Tóquio são as próprias japonesas, que dominam o pedaço. Além delas, só três alemãs (Grupos VW, BMW e Mercedes), as francesas (PSA e Renault) e a inglesa (indiana?) Jaguar Land Rover. Nenhuma outra asiática (coreana ou chinesa), ou americana. Nem mesmo as esportivas italianas deram as caras. Novidades, só para o mercado local, alguns conceitos e “sobras” de Frankfurt. O prêmio de consolação é a paixão e a liderança do japonês na eletrônica, tecnologia, conectividade, autonomia. E alternativos: híbridos e elétricos com bateria ou célula a hidrogênio.

Mas as centenas de jornalistas que rodaram mundo para chegar ao Japão não ficaram chupando dedo, pois receberam (fora do salão) tratamento diferenciado. As marcas locais ofereceram — em suas pistas de testes — a oportunidade de conhecer suas mais recentes tecnologias. E de dirigir as principais delas.

Na pista da Honda (Tochigi), sensação foi a segunda geração do NSX. A primeira, produzida entre 1990 e 2005, foi desenvolvida sob supervisão de Ayrton Senna, que corria na época com motores Honda (McLaren). O atual, lançado este ano, tem motor V-6 biturbo e três elétricos (total de 573 cv), caixa de dupla-embreagem com nove marchas e mais um show de tecnologia. E também o Clarity, com célula a combustível, além de dispositivos de segurança que freiam e desviam de pedestres distraídos. Tinha até um Accord autônomo que acelerava sozinho (e forte) na pista de Tochigi.

Dois carros especialmente focados pelos jornalistas brasileiros (não por acaso…) foram a perua Jade e o Civic Hatch. Virão para o Brasil? Nada disso, mas seus motores eram o 1.5 quatro cilindros com turbo e injeção direta de 173 cv. Vai equipar o Civic que chega ao nosso mercado em 2016. O outro, um 1,0 de três cilindros, como tantos já presentes no Brasil. Mas, com turbo e injeção direta como ele, só o VW up! TSI. Mas, se o compacto alemão tem 105 cv (álcool), o japonês que virá (2017) para equipar Fit e City, tem 130 cv (gasolina). E mais uns cavalinhos ao se tornar flex…

A Toyota não deixou por menos e badalou a recém-lançada quarta geração do Prius, o híbrido mais vendido do mundo (mais de sete milhões de unidades). E que será produzido brevemente no Brasil. Além do primeiro elétrico com célula a combustível (no lugar da bateria) produzido em série no mundo, o Mirai.

A Nissan também não deixou por menos: se no Salão seus destaques eram os conceitos (e seu presidente, o “one-man show” Carlos Ghosn), ela levou para a pista o “Godzilla”, seu super-esportivo GT-R. Anunciou, na pista, para a imprensa brasileira, que será importado (sob encomenda) em 2016. Fera de 550 cv ou sua versão Nismo, embalada por seu departamento de “veneno”, com 600 cv. Deu para dirigir também o elétrico campeão mundial de vendas, o Nissan Leaf.

Ahhh…. um dos “destaques” de Tóquio foi no estande da VW: o presidente mundial da marca usou 10 dos 15 minutos de sua apresentação para pedir desculpas pela lambança mundial. Os outros cinco para anunciar investimentos pesados em automóveis “limpos”…

BF

Foto: autouniverse.org
Boris Feldman, jornalista especializado em veículos e colecionador de automóveis antigos, autoriza o Ae a publicar sua coluna veiculada aos sábados no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte (MG).
A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 

 





Anterior

CHEFE DE DESIGN DO GRUPO VW DEIXA A EMPRESA

Próximo

EU NA VENEZUELA

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

EU NA VENEZUELA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In