• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

NOVO PASSAT CHEGA AO BRASIL

identicon por Bob Sharp
30/11/2015
em BS, Lançamentos






O novo Passat, em sua 8ª geração, chegou ao Brasil. Lançado no último Salão de Paris, em setembro de 2014, recebeu retoques de estilo  e está com estrutura monobloco inteiramente nova, construída sobre a mais recente plataforma de motores transversais do Grupo VW, em que uma de suas qualidades é a elevada rigidez torcional, 30.000 N·m/°, 2.000 N·m/° mais em relação ao monobloco anterior, que já era bom. Novo Passat é comercializado nas versões Comfortline (R$ 144.500) e Highline (R$ 151.300), com as opções Premium (R$ 4.900, Highline somente) e teto solar panorâmico (R$ 5.400, ambas a versões).

O pacote Premium consiste de controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistência dianteira com frenagem de emergência (Front Assis), quadro de instrumentos digital programável, assistente de estacionamento (Park Assis 3.0),  assistente lateral, proteção ativa dos ocupantes,  sistema de infotenimento Discover Pro, com navegador, e sistema de áudio premium Dynaudio Confidence.

O motor é o 2-litros turbo EA888, de dupla injeção (direta e no duto), de 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm, com torque de 35,7 m·kgf de 1.400 a 4.400 rpm. O câmbio é o DSG, robotizado de seis marchas com dupla embreagem em banho de óleo, com trocas seqüenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas atrás do volante. O percurso de teste oferecido foi de São Paulo ao km 102 da rodovia Castello Branco, portanto em autoestrada apenas. Mas deu para sentir como está o Passat, modelo lançado na Alemanha em 1973 e no ano seguinte no Brasil, sendo aqui fabricado até 1988. O novo Passat é produzido na fábrica VW de Emden, a que foi construída só para produzir o Fusca para os EUA e Canadá no tempo de sua alta demanda nos anos 1960.

Além das suas conhecidas características de espaço interno — seu entreeixos é de 2.791 mm — o aporte  de tecnologia é apreciável. Há novos sistemas de assistência ao motorista, de infotenimento e de comodidade, tornando o rodar ainda mais seguro. Há uma nova geração do controle dinâmico do chassi, com cinco modos de condução e amortecedores com controle eletrônico. Tecnologias como assistência dianteira com frenagem de emergência na cidade e alerta de tráfego traseiro foram incorporadas. As duas versões contam com a função desliga-liga motor nas paradas no trânsito.

 

O dono do show é mesmo o painel virtual
No Passat 2016 o dono do show é mesmo o painel virtual

Uma notável mudança é o quadro de instrumentos totalmente virtual e programável (opcional), já visto no Audi TT,  que é um show à parte. Além da precisão de leitura e sem nenhuma paralaxe, o mapa do GPS pode ser colocado entre o conta-giros (à esquerda) e o velocímetro, proporcionando consulta ideal. No velocímetro há uma pequena janela na parte de baixo mostrando a velocidade em dígitos, muito útil.

Anda muito bem, inclusive o berro do motor parece-se com um V-6, sem nenhum artificialismo. O ponto de corte é 6.800 rpm, limpo. Acelera com disposição,  o 0-a-100 km/h é em 6,7 segundos e atinge 246 km/h. O Cx é baixo, 0,28 e a área frontal corrigida é interessante, apenas 0,630 m². O carro pesa 1.499 kg, apenas 30 kg mais que o anterior.  A 125 km/h indicados, 2.000 rpm.

 

"Eu atrás de mim", espaço de sobra no Passat
“Eu atrás de mim”, espaço de sobra no Passat

O motor tem variador de fase na admissão e no escapamento, mais levantamento variável em dois limites neste último. O acionamento dos dois comandos é por corrente e a bomba de óleo é de pressão variável, sob demanda, controlada eletronicamente. O bloco é de ferro fundido e o cárter usa solução híbrida (como no Golf) de parte superior em alumínio estrutural, parte inferior em plástico.

O câmbio DSG tem comportamento mais “civilizado” que no Golf ou nos Audi, com acoplamentos de embreagem mais suaves.  Está mais para epicíclico do que robotizado de dupla embreagem.

Vamos programar um teste “no uso” com esse novo Passat e explorar todo os seus recursos noturnos, como a assistência dinâmica dos faróis. Há muito mais o que falar sobre ele.

BS

Nota: galeria acrescentada às 14:00 e correção de informação do painel.




Tags: EA888Novo PassatVW
Anterior

BRASMOTOR E VOLKSWAGEN, O ELO PERDIDO

Próximo

AUTOMOBILISMO BRASILEIRO DE ESPERANÇA E TRISTEZA

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Sprint Race

AUTOMOBILISMO BRASILEIRO DE ESPERANÇA E TRISTEZA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação Land  Rover

LAND ROVER APRESENTA O NOVO DISCOVERY

11/04/2021
Daytona, 1990 (foto: ISC Images and Archives)

1990, AS ÚLTIMAS GRANDES VITÓRIAS DA JAGUAR

11/04/2021
Fotos: Divulgação Lamborghini

QUADRIGENTÉSIMO LAMBORGHINI HURACÁN

11/04/2021
Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação Land  Rover

LAND ROVER APRESENTA O NOVO DISCOVERY

11/04/2021
Daytona, 1990 (foto: ISC Images and Archives)

1990, AS ÚLTIMAS GRANDES VITÓRIAS DA JAGUAR

11/04/2021
Fotos: Divulgação Lamborghini

QUADRIGENTÉSIMO LAMBORGHINI HURACÁN

11/04/2021
Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In