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Home Avaliações

NOVA VAN MERCEDES-BENZ VITO

identicon por Paulo Keller
27/11/2015
em Avaliações, Lançamentos, PK, Testes






Mirando um segmento abaixo do Sprinter que tem peso bruto total de 3.500 a 5.000 kg, o comercial leve Mercedes-Benz Vito acaba de ser lançado com peso bruto total de 3.050 kg.

O novo Mercedes-Benz Vito pode ser descrito como um cruzamento do Sprinter com um Classe C. Obviamente pelo maior peso do Sprinter, o Vito é mais parecido com ele. Mas mesmo sendo uma van comercial, a Mercedes conseguiu trazer elementos dos carros de passeio na dianteira, como faróis e grade. Nem todas as vans são um tijolo. O Vito tem linhas mais arrojadas e menos retas, proporcionando mais leveza e beleza.

Outro elemento importante dividido com a Classe C (e outros modelos de passageiros também) são os motores, o M274 4-cilindros ciclo Otto turbo (flex no Vito) e o 4-cilindros diesel turbo OM622 (um Renault R9M).

Com um tamanho mais compacto que o Sprinter, a aposta da Mercedes-Benz é na melhor mobilidade do Vito para enfrentar o caos do trânsito nas grandes cidades brasileiras, facilitando inclusive a vida do motorista, já que requer habilitação categoria B apenas, a mesma dos carros de passeio. As dimensões do Vito são:  5.140 mm de comprimento, 2.249 mm de largura (incluindo retrovisores), 1.910 mm de altura e 3.200 mm de distância entre eixos.

O modelo está disponível em três versões que proporcionam uma gama grande de possibilidades de aplicações como turismo, traslados, transporte VIP, ambulância, frigorífico, entregas, oficinas móveis, famílias grandes e assim vai. Todas elas têm porta traseira que abre para cima, e com a altura de quase 2 m é necessário um bom espaço atrás para abri-la. Todas as versões também tem duas portas dianteiras e apenas uma porta lateral, direita, corrediça, sem acionamento elétrico.

A três versões

Furgão: Vito 111 CDI: é equipado apenas com motor diesel turbo, caixa manual de seis marchas, com capacidade de carga de 1.225 kg e 6 m³ de volume de carga; ar-condicionado é opcional. Na frente há o banco do motorista individual, mas colado ao banco dos dois passageiros dianteiros, com encosto fixo e o passageiro do meio bem apertado.

 

Vito Furgão, turbo-diesel
Mercedes-Benz Vito Furgão, diesel turbo para transporte de carga

Van: Vito Tourer 119: apenas com motor turbo flex e caixa manual de seis marchas em duas versões. A Comfort 8+1, com capacidade para oito passageiros mais o motorista, a mesma configuração de bancos dianteiros da versão furgão, e mais seis lugares atrás, todos individuais e com cintos de três pontos, e com um nível bem básico de equipamentos. A versão Luxo 7+1 leva sete passageiros e o motorista, com apenas dois lugares na frente e mais seis lugares atrás, todos também individuais e com cintos de três pontos, e um nível de equipamentos um pouco melhor; ambas com um belo porta-malas de 900 litros.

 

Vito Tourer 2-litros flex turbo com roda de 17" opcionais
Mercedes-Benz Vito Tourer 2-litros flex turbo com roda de 17″ opcionais, para transporte de passageiros

A Mercedes quer  vender o Vito como referência em segurança ativa em todas as versões. Ele é equipado com o Programa Eletrônico de Estabilidade, o ESP adaptativo 9.1i. Essa versão, a mais recente, adapta a reação do ESP de acordo com a condição de carga, que em veículos comerciais afeta a localização do centro de gravidade com mais intensidade. Além do ESP o Vito ainda é equipado com ABS, ASR (Controle de Tração), BAS (Assistência a frenagens de emergência) e EBD (Distribuição Eletrônica das Forças de Frenagem). Para mitigar a chance de colisões traseiras as luzes de freio sinalizam uma frenagem de emergência (piscando) para o condutor do veículo que vem atrás. Nas versões de passageiros há engates Isofix para pelo menos 4 bancos infantis — importante para famílias.

Todas as versões do Vito também tem outros destaques:  O Attention Assist (assistente de monitoramento de cansaço)  e o Crosswind Assist (assistente de vento lateral)

O Attention Assist  analisa o comportamento do condutor ao volante e, caso identifique sinais de cansaço e baixo nível de atenção do motorista, recomenda uma pausa por meio de sinal do painel e de um aviso sonoro. Esse sistema faz uma leitura constante de uma miríade de parâmetros com tempo viajado em uma mesma marcha, distância percorrida, acionamento de comandos, acionamento dos freios e muitos outros. A partir da interpretação dessas informações o sistema pode entender que o motorista esteja cansado e assim emitir o alerta sugerindo uma pausa para um descanso ou cafezinho.

O Crosswind Assist  ameniza o efeito de ventos laterais, mais acentuado em veículos de grande superfície lateral, por meio do acionamento unilateral dos freios, fazendo com que o veículo mantenha sua trajetória ao ser golpeado por ventos fortes. Uma mensagem no painel informa o motorista que o sistema está ativo.

Também há o Hill Start Assist (assistente de partida em rampa), já comum em muitos carros de passeio e importante em veículos comerciais, que mantém os freios aplicados nas partidas em inclinações de 2 a 3 segundos, de modo que o motorista tenha tempo de tirar o pé do pedal de freio e colocar no acelerador sem que o veículo se desloque de forma indesejada.

 

Mercedes-Benz Vito Tourer Luxo
Mercedes-Benz Vito Tourer Luxo

Andando com o Vito

A versão Luxo com motor flex de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 rpm e com excelente torque máximo de 30,6 m·kgf entre 1.250 e 4.000 rpm e caixa manual de seis marchas, apenas com motorista e um passageiro, apresentou respostas muito rápidas e um desempenho bem interessante com uma excelente elasticidade. O isolamento do motor é perfeito e sua operação é muito suave. No trecho de estrada fizemos 16 km/l (a Mercedes não informa o consumo). O escalonamento das marchas é muito bom assim como o posicionamento da alavanca.

A versão Furgão com o diesel turbo de 4 cilindros e 1,6 litro, 114 cv de potência a 3.800 rpm, com torque máximo de 27,5 m·kgf entre 1.500 e 2.500 rpm e caixa manual de seis marchas foi bem melhor que a expectativa gerada pelos dados. Vazio, o desempenho também foi satisfatório. Imagino que carregado esteja bem de acordo com a proposta comercial do modelo. Destaco também a suavidade e silêncio de operação do pequeno diesel. Na estrada obtive a média de 16,5 km/l.

 

Posição de dirigir confortável com ajuste de altura e profundidade do volante e excelente posição da alavanca de câmbio
Posição de dirigir confortável com ajuste de altura e distância do volante e excelente posição da alavanca de câmbio

Comum nos dois modelos é a boa posição de dirigir, que embora seja mais elevada e vertical, é confortável, com destaque para o ajuste de altura e distância do volante. A direção com assistência elétrica é bem leve em manobras e mais firme de acordo com a velocidade. Achei a calibração muito boa. A modulação dos freios é excelente. Ambos estavam equipados com pneus 195/65 R16. As suspensões, independentes na frente e atrás, são muito bem calibradas na condição sem carga. A versão Luxo me pareceu um pouco mais seca e a diesel um pouco mais confortável. Andei atrás também na versão Luxo e gostei.

A Mercedes espera vender mais as versões furgão e Comfort, com maior apelo comercial. A Luxo deve servir transportes VIP e famílias grandes. Todas elas têm um excelente acabamento, mas claramente voltado para trabalho. A Luxo poderia ter caixa automática e muitos outros mimos. Do jeito que está pode frustrar os amantes da estrela que têm famílias grandes que já experimentaram minivans derivadas de carros de passeio.

Preços e equipamentos

Furgão Vito 111 CDI R$ 114.990
• Capacidade para dois acompanhantes mais o motorista
• Vidros elétricos na frente
• Chave com trava central elétrica e imobilizador de motor
• Direção elétrica e volante com regulagem de altura e distância
• Rádio com Bluetooth, entrada USB e cartão de memória SD
• Tomada 12 V no console central
• Porta-luvas com chave
• Bancos com cinto de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça
• Piso naval no comportamento de carga
• Parede divisória no compartimento de carga
• Revestimento lateral e luz no comportamento de carga
• Painel e portas com porta-copos e porta-objetos
• Relógio e indicador temperatura exterior no painel
• Rodas de aço de 16″
• Ar-condicionado (opcional)
• Programa eletrônico de estabilidade (ESP Adaptativo 9.1i®)
• Assistente de monitoramento de cansaço
• Assistente de vento lateral
• Assistente de partida em rampa
• Bolsa inflável para motorista e acompanhantes
• Luzes de freio adaptativas

 

Vito Furgão, 1.225 kg de carga ou 6 m³
Vito Furgão, 1.225 kg de carga ou 6 m³

Van Vito Tourer 119 Comfort 8+1 R$ 129.990
• Capacidade para oito passageiros mais o motorista
• Chave com trava central elétrica e imobilizador de motor
• Vidros elétricos na frente
• Janelas fixas atrás
• Saídas de ar-condicionado e aquecimento dianteiras e traseiras
• Direção elétrica e volante com regulagem de altura e distância
• Rádio com Bluetooth, entrada USB e cartão de memória SD
• Tomada 12 V no console central
• Porta-luvas com chave
• Painel e portas com porta-copos e porta-objetos
• Relógio e indicador temperatura exterior no painel
• Alça de acesso ao salão de passageiros
• Apoios de cabeça ajustáveis em todos os bancos
• Cinto de segurança de 3 pontos em todos os bancos
• Engates Isofix para 4 bancos de crianças
• Bancos com sistema de fixação de fácil remoção e engate rápido
• Trava para crianças na porta corrediça lateral
• Rodas de aço de 16″
• Programa eletrônico de estabilidade (ESP Adaptativo 9.1i®)
• Assistente de monitoramento de cansaço
• Assistente de vento lateral
• Assistente de partida em rampa
• Bolsa inflável para motorista e acompanhantes
• Luzes de freio adaptativas

 

Vito Comfort com três lugares na frente, assim como no Furgão
Vito Comfort com três lugares na frente, assim como no Furgão

Van Vito Tourer 119 Luxo 7+1 R$ 139.990
• Capacidade para sete passageiros mais o motorista
• Chave com trava central elétrica e imobilizador de motor
• Vidros elétricos na frente
• Janelas fixas atrás
• Saídas de ar-condicionado e aquecimento dianteiras e traseiras
• Direção elétrica e volante com regulagem de altura e distância
• Volante multifuncional com computador de bordo
• Rádio com Bluetooth, entrada USB e cartão de memória SD
• Tomadas 12 V no console central e ao lado dos bancos dos passageiros
• Porta-luvas com chave
• Painel e portas com porta-copos e porta-objetos
• Relógio e indicador de temperatura exterior no painel
• Luzes internas de LED (frontal e de leitura)
• Alça de acesso ao salão de passageiros
• Bancos rebatíveis individualmente em courino com encosto reclinável e apoio para braços
• Banco do motorista e acompanhante também com regulagem de altura
• Apoios de cabeça ajustáveis em todos os bancos
• Cinto de segurança de 3 pontos em todos os bancos
• Engates Isofix para 4 bancos de crianças
• Bancos com sistema de fixação de fácil remoção e engate rápido
• Trava para crianças na porta corrediça lateral
• Retrovisores externos elétricos com aquecimento
• Rodas de liga leve de 16″ (série) e de 17″ (opcional)
• Pára-choque na cor do veículo e faróis de neblina
• Programa eletrônico de estabilidade (ESP Adaptativo 9.1i®)
• Assistente de monitoramento de cansaço
• Assistente de vento lateral
• Assistente de partida em rampa
• Bolsa inflável para motorista e acompanhante
• Luzes de freio adaptativas

 

Vito Tourer Luxo, bem confortável e espaçoso para os passageiros também
Vito Tourer Luxo, bem confortável e espaçoso para os passageiros também

PK

Galeria Vito Tourer Luxo

 

 

Galeria Vito Furgão





Tags: LançamentoMercedes-BenzVanVitoVito Tourer
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Engenheiro mecânico com pós-graduação em marketing e administração de negócios iniciou um grupo de discussão sobre o mundo do automóvel no final dos anos 90. Em 2008 percebeu que a riqueza do conteúdo desse grupo não deveria ser restrita aos seus integrantes e então criou o blog AUTOentusiastas. Seus posts são enriquecidos com belas fotos que ajudam a transmitir sua emoção e sensibilidade. Além de formatar e manter as mídias sociais do site. Visite: www.paulokeller.tumblr.com.

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