• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

CAMINHÃO DO TIO ZEZÉ: UM PLAYGROUND NO FUNDO DO QUINTAL

identicon por Autoentusiastas
20/01/2018
em AE, Histórias dos Leitores






Uma história do leitor Mauro César Reis e Lima

Não estamos mais em outubro, o mês das crianças, mas resolvi compartilhar com os amigos-leitores um pouco das minhas memórias de infância. Como se trata de um site sobre carros, escrevo sobre o Chevrolet Brasil 1958, o meu brinquedão. Enquanto as outras crianças tinham carrinhos de lata, eu tinha um caminhão de verdade!

Começo falando um pouco sobre o senhor José Carlos Martins. Ou melhor, Tio Zezé. Este foi mais um dos milhões de bravos brasileiros que existem/existiram em nosso país. Nascido em família pobre no interior de Minas Gerais, criado “brincando” no cabo da enxada na lavoura de mandioca, Tio Zezé saiu de casa muito cedo, mudando-se para a capital antes mesmo de completar 14 anos. Aqui, em Belo Horizonte fez de tudo um pouco para sobreviver dignamente. Foi pedreiro, capinador, carroceiro, sapateiro, comerciante. Trabalhou duro até dias antes de adoecer e falecer em 2003.

Em 1958, a construção de Brasília estava a pleno vapor. Tio Zezé que sempre tinha “tino” para bons negócios, enxergou na nova capital uma boa oportunidade para trabalhar. Comprou um caminhão Chevrolet novo, 0-km, e passou a levar mercadorias de Belo Horizonte para Brasília. Por ser distante de grandes centros urbanos, Brasília carecia de tudo, Tio Zezé ganhou um bom dinheiro com a venda de itens alimentícios e de vestuário para os candangos e depois para os primeiros habitantes da Capital Federal.

Com a inauguração de Brasília em 1960 e depois com o crescimento da concorrência, Tio Zezé largou o trecho. Passou a trabalhar com mudanças e carretos em Belo Horizonte. O Chevrolet o acompanhava nessas empreitadas.

Certo dia, lá por volta de 1973/74, o velho Chevrolet teve um defeito mecânico qualquer e Tio Zezé pediu se poderíamos dar um abrigo provisório ao caminhão até o conserto. Eu e meus pais morávamos numa casa de esquina que possuía um enorme quintal na lateral do lote, e como espaço não era problema, o Chevrolet foi encostado lá, à sombra da frondosa mangueira. Tio Zezé recebeu uma boa oportunidade de trabalho no Rio de Janeiro e se mudou para a Cidade Maravilhosa. Bom, aí o que era para ser provisório se tornou definitivo…

Por um tempo, meus pais proibiram a mim e ao meu irmão de brincar no caminhão, talvez na esperança de conservá-lo para quando o Tio o retirasse do quintal. Mas depois de uns anos parado e vendo que dificilmente o Chevy Brasil não sairia do lugar, o playground foi liberado. Sim, playground.

A criançada toda do bairro vinha brincar no caminhão. Era engraçado porque todos já tinham as profissões de brincadeira definidas: Eu e meu irmão, “os donos” do caminhão, éramos os motoristas, havia os chapas, que enchiam a carroceria com caixas de papelão e madeira recolhidas na vizinhança, tinha os mecânicos que explorava o velho truck de cabo-a-rabo. Como tudo era democrático, tinha espaço para as meninas. Elas ajudavam na limpeza dos vidros e varriam a carroceria. A cabine se tornou sede do nosso clubinho, a carroceria virou um palco para shows de calouro e também foi o esconderijo da molecada do pique-esconde (tinha um vão entre a carroceria e o chassi que era perfeito!). Na safra das mangas, o caminhão virava uma perfeita escada, ideal para apanhar as mangas mais altas. Apesar de a chapa ser espessa, a lataria ficava toda amassada, pois toda hora o caminhão tomava uma “mangada”. Nós, às vezes contribuíamos com os amassados e a lataria virava alvo dos nossos bodoques

No Chevrolet não havia tédio. Tudo podia virar brincadeira e ser divertido (e perigoso). Uma vez, Luís Pedro, nosso colega da rua, propôs um desafio de coragem. Vencia quem pulasse mais alto do caminhão. Maurício, meu irmão, por ser o menor e o mais novo, pulou do pára-choque. Davi, outro colega, foi mais alto e pulou do pára-lama. Eu, tentando ser o mais corajoso, pulei do capô. Estava ganhando a aposta até que Luís Pedro pulou do teto. Ele levou a aposta, um belo gesso no braço e algumas semanas de castigo em casa. Arranhões, farpas nos dedos e cortezinhos eram freqüentes. Aí chegava mamãe e com um pouco de carinho e Merthiolate®, resolvia tudo.

Também foi palco da vida. Vanusa, nossa gatinha, pariu diversas vezes dentro do tanque de combustível, que enferrujado, parecia mais com uma peneira do que com o tanque. Cada ninhada dela fazia a alegria da meninada que adorava brincar com os filhotes.

Porém, a cada ano que se passava o caminhão se deteriorava cada vez mais. Em 1982, eu já com meus 12 anos, vivenciei uma das cenas mais tristes da minha infância. De manhã cedo, fui acordado com o barulho de um caminhão Mercedes no portão de casa. Fiquei até animado achando que era outro caminhão para mim. Mas não. Um homem barbudo conversou com meu pai e logo começou a mexer no meu playground. Alguns minutos depois chegaram mais homens armados com ferramentas e machados. Era o fim da brincadeira. Aos poucos, foram saindo as rodas, pára-lamas, capô, portas, cabine, motor, caixa de câmbio, carroceria. O chassi tentou lutar, mas foi vencido no maçarico. Ao final do dia, a caçamba do Mercedes estava lotada. E o quintal vazio. Tio Zezé finalmente cumpriu a promessa de tirar o caminhão do quintal. E foi tudo direto para o ferro-velho. Agora eu só teria a rua para brincar.

O tempo passou e cresci. Tive filhas e sobrinhos. Para matar a saudades do caminhão cheguei a levá-los para brincar num ferro-velho de um conhecido. Só que essa geração hi-tech não curtiu muito se sujar de graxa e poeira. Muito menos de correr entre carros velhos e cacarecos.

Um dia desses passeando por Santa Luzia, MG, vi um caminhão semelhante ao meu parado no quintal de uma casa em ruínas (localizei a rua no Google Maps e usei foto do Streetview para ilustrar). Toda minha história de infância veio à tona e decidi escrever este texto. Pensando muito cheguei a conclusão de que os carros mesmo depois de “mortos” ainda podem dar alegrias a muitas crianças.

E vocês? Já tiveram um playground automobilístico?

MCRL

Fotos: abertura Google Maps; caminhaoentigobrasil.com.br; arquivo do autor





Anterior

EU E OS PESADOS

Próximo

BRASMOTOR E VOLKSWAGEN, O ELO PERDIDO

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo

BRASMOTOR E VOLKSWAGEN, O ELO PERDIDO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021
Foto Divulgação GM

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

23/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In