• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Tecnologia

SOLUÇÃO RÁPIDA PARA TAMPÕES DESNIVELADOS

identicon por Juvenal Jorge
15/11/2015
em Tecnologia






Todo mundo que dirige já sentiu o dissabor de passar com seu veículo por cima de um tampão desnivelado, desses circulares de ferro fundido que servem de acesso a galerias subterrâneas — os poços de visita — seja de esgoto, elétricas, telefone, gás ou mistas.

Quando temos sorte, a empresa que faz o serviço de recapeamento de uma via pode acertar a altura com o asfalto, eliminando o degrau entre a borda do tampão e a pista, mas um desnível sempre ocorre. Normalmente, fica mesmo uma depressão criminosa, daquelas de estragar pneu ou coisa mais cara, ou no mínimo causar desconforto aos ocupantes.

 

O pedaço de madeira é apenas para se ver o desnível (O Globo)

.

ipva
Essa foto tem alguns anos, é hilária. Note o tampão afundando

Essa falta de qualidade nos reparos das vias é patente em muitos lugares do Brasil, e sempre que saio de São Paulo fico de olho para saber onde se consegue ser pior do que aqui. Raramente se encontra asfalto tratado com carinho, de qualidade, com reparos feitos com capricho. O normal é que a rua seja tratada com desleixo, o que só deixa uma cidade mais feia e inóspita do que o necessário.

No caso de motocicletas, esses tampões com degraus e depressões ao redor podem causar quedas com conseqüências graves. Muitos motociclistas já caíram devido a esse problema, ou pelo menos levaram um belo susto. Pior ainda se estiver próximo de outros veículos, principalmente os mais pesados.  Para as bicicletas, mesma dificuldade, já que pelo baixo peso e ausência de suspensão na maioria delas as imperfeições são mais severas, jogando para cima o veículo com facilidade.

Na foto abaixo uma tentativa de nivelar o tampão, a aplicação de asfalto na forma de um cone bem aberto, para evitar degraus. Com pouco tempo e tráfego pesado, tem pouca durabilidade.

 

Imagem1

Essas tampas  estão por toda parte, e nós muitas vezes não entendemos por que precisam estar no meio da rua, onde mais atrapalham. Sendo a localização destas função do projeto das galerias subterrâneas, e por isso mesmo um problema maior que não pode ser solucionado de forma rápida, é ótimo que já exista uma solução robusta, de qualidade e fácil aplicação para consertar os desníveis e fazer a vida mais suave.

Incomodado com a situação comum e desagradável, o engenheiro Ciro Amaral Faria, de Belo Horizonte, MG, sócio da empresa Artefacil, pensou e criou um sistema simples que ele chama de alteamento de tampões. Trabalhando há 19 anos com soluções para galerias de esgoto e seus acessos, além de projetos para cabeamento subterrâneo, o sistema é patenteado por Ciro,  e a empresa Artefacil  Consultoria e Produtos Hidrosanitários é a detentora da patente.

Invenção simples

Como todas as grandes invenções, esta também é simples. Trata-se de dois anéis de ferro fundido que são colocados como calços, para que a tampa fique nivelada com o asfalto. Dependendo da altura do recapeamento, ou seja, a espessura da camada de asfalto que será colocada, o anel pode ser único, com a função dupla de apoiar no telar original e servir de apoio para a tampa. Isso acontece quando a espessura do recapeamento for maior que a espessura da tampa. O telar é a borda da abertura da galeria, que tem construção em metal, para estabilidade de forma da entrada da galeria e para evitar que a tampa saia do lugar no caso de danos ao asfalto que está ao redor.

 

Imagem6

Imagem3

 

 

Imagem4

A aplicação dos anéis é um trabalho que pode  ser feito em duas ocasiões. Quando se faz o recapeamento de uma via em extensão, ou se for determinado apenas eliminar a depressão ao redor do tampão. Para esse último caso, uma área ao redor desta deve ter o asfalto removido, os anéis fixados sobre o telar e  posteriormente ser colocada nova camada de asfalto ao redor, já com o tampão no mesmo nível do leito carroçável.

A empresa  Artefacil  também fabrica anéis em ângulo, para casos de ruas desniveladas ou de telares que se moveram da posição original, deixando o tampão inclinado.

 

inclinado

Imagem5

Há algumas medidas variadas disponíveis, para que o nivelamento chegue o mais próximo possível da camada de asfalto nova, relocando assim o tampão à melhor condição.

No vídeo anexo, uma mostra do reparo sendo efetuado, bastante ilustrativo do trabalho rápido e eficiente.

Sem dúvida uma solução prática que deveria ser adotada em qualquer cidade, para diminuir os estragos causados aos veículos.  Façamos nossas preces de autoentusiastas.

 

Link do site da Artefacil aqui.

Imagens: Artefacil, exceto onde indicado

JJ





Tags: Juvenal Jorgetransito urbano
Anterior

Land Rover muda, Evoque virá primeiro

Próximo

FCA MOSTRA FOTO DO PICAPE FIAT TORO

identicon

Juvenal Jorge

Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.

Próximo
Autodesk VRED Design 2015 SP4

FCA MOSTRA FOTO DO PICAPE FIAT TORO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021
Fotos: Divulgação Hyundai

GENESIS G80 ELÉTRICO É EXIBIDO NO SALÃO DE XANGAI 2021

20/04/2021
Foto: McLaren

SEMANA NA F-1 TEM NEGÓCIOS DE ALTO PERFIL E PNEUS ARO 18″

20/04/2021
Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021
Fotos: Divulgação Hyundai

GENESIS G80 ELÉTRICO É EXIBIDO NO SALÃO DE XANGAI 2021

20/04/2021
Foto: McLaren

SEMANA NA F-1 TEM NEGÓCIOS DE ALTO PERFIL E PNEUS ARO 18″

20/04/2021
Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In