• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    (Foto: Márcio Salvo)

    FIAT STRADA HARD WORKING CABINE DUPLA, NO USO

    Nova linha de Equinox  (Foto: divulgação GM)

    GM APRESENTA OS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS DE 2019

    Fotos: autor

    ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

    NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    (Foto: Márcio Salvo)

    FIAT STRADA HARD WORKING CABINE DUPLA, NO USO

    Nova linha de Equinox  (Foto: divulgação GM)

    GM APRESENTA OS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS DE 2019

    Fotos: autor

    ALFA ROMEO STELVIO Q4, PARADIGMA QUEBRADO

    NOVO HYUNDAI HB20S DIAMOND PLUS 1,0 TURBO 2020 EM “OS ESPECIALISTAS”

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Trapaças lá, trapalhadas cá

identicon por Boris Feldman
13/11/2015
em Colunas, Opinião de Boris Feldman


 

Os carros da Volkswagen do Brasil contam com a imbatível manufatura germânica, mas a marca não pára de despencar no ranking.

 

Está lembrado do Santana (foto), um ótimo sedã produzido no Brasil entre 1984 e 2006? Descontinuá-lo no Brasil foi uma bela trapalhada da VW, que não o substituiu e abriu um vácuo entre Voyage e Jetta. Ainda vende bem até hoje na China, onde é produzido com entre-eixos alongado. Os “gênios” da VW entregaram este segmento “de bandeja” para a concorrência, mesmo cientes de que, só entre taxistas, perderiam milhares de clientes que o a-do-ra-vam. Foram os mesmos “gênios” que exibiram a linha Audi no Salão do Automóvel (Anhembi, 1992) e anunciaram sua importação. Meses depois, desistiram de trazê-la alegando que prejudicaria o VW Santana. A família Senna agradeceu, penhorada, mais essa trapalhada. E cobrou caro, depois, para devolver a marca…

A Volkswagen liderou durante dezenas de anos o mercado brasileiro e o Gol foi campeão de vendas durante 27 anos. Mas entregou ambos os títulos para a Fiat, que assumiu a liderança do mercado em 2002. E o Palio tomou o título do Gol no ano passado.

A própria Fiat deixou de investir nos últimos anos e sua linha tornou-se anacrônica, pois colocou quase todas suas fichas nos modelos de Pernambuco. O Palio corre o risco de entregar para o Chevrolet Ônix o podium do mais vendido de 2015. Aliás, enquanto a GM investiu e renovou sua gama nos últimos três anos, a VW insistia em manter a produção do Polo, típica decisão de alemães distantes e indiferentes às tendências do nosso mercado. A GM, menos arrogante, não hesitou em eliminar Agile e Sonic que vendiam mal e faziam estrago dentro da própria família Chevrolet.

Se a VW fez trapaça com o motor diesel em outros países, fez aqui tantas trapalhadas mercadológicas que despencou para a terceira posição (atrás da Fiat em primeiro, GM em segundo) e conseguiu derrubar o Gol, de líder em 2014 para a 12ª. posição no ranking em setembro. Assistiu, impassível, a subida meteórica dos utilitários esportivos e não se mexeu para concorrer com o EcoSport lançado em 2003. Além do Duster, HR-V, Renegade, 2008 e outros que vieram surgindo. Fez-se de cega, surda e muda com o Logan, primeiro sedã com preço de compacto e tamanho de médio, sucesso da Renault logo ameaçado por Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena e Nissan Versa. E nem assim se preocupou com a lacuna entre Voyage e Jetta.

Picape? Os italianos deitaram e rolaram com a Strada e só muitos anos depois os alemães reagiram com a Saveiro. A VW Amarok (epa, quatro cilindros diesel!) custou a emplacar até que os “gênios” concordaram em equipá-la com câmbio automático.

Ranking nacional? Entre os dez mais vendidos do Brasil em setembro, a Volkswagen conseguiu emplacar um mísero oitavo lugar com o Fox, muito atrás do Ônix na ponta, seguido do HB20 (fenômeno de mercado) e Palio em terceiro.

A Volkswagen não vai bem sequer no segmento de sua especialidade, o de entrada: o up! tem a imbatível manufatura germânica e, entre os nacionais, é o de menor consumo (etiqueta do Inmetro), tem a mais moderna tecnologia, nota máxima de segurança em crash test (pelo Latin NCAP) e menor custo de reparo, segundo o Cesvi. Mas, sabe-se lá por quê (design, campanha de publicidade?), suas vendas crescem lentamente e ainda se debate no 16º lugar no ranking.

Como a matriz da VW está hoje totalmente focada em corrigir suas trapaças ecológicas, pode ser que a filial brasileira tenha — agora — autonomia para corrigir suas trapalhadas mercadológicas…

BF

Foto: carros.ig.com.br
Boris Feldman, jornalista especializado em veículos e colecionador de automóveis antigos, autoriza o Ae a publicar sua coluna veiculada aos sábados no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte (MG).
A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.



Anterior

FORD ANUNCIA POTÊNCIA DE 355 CV DO NOVO FOCUS RS

Próximo

PROBLEMAS SIMPLES, SOLUÇÕES COMPLICADAS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

PROBLEMAS SIMPLES, SOLUÇÕES COMPLICADAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto: Paulo Keller

FIM DO CÂMBIO AUTOMATIZADO: JÁ VAI TARDE…

23/03/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: diariodigital.com.br

SOLUÇÃO QUE JAMAIS ADOTARÃO

14/12/2019
Foto: AE/BS

MUSTANG BLACK SHADOW: AO VOLANTE, UMA EMOÇÃO SÓ

13/12/2019

GMA T.50, O SUCESSOR DO MCLAREN F1 ESTÁ CHEGANDO

13/12/2019
Foto: divulgação

FORD ANUNCIA O MUSTANG BLACK SHADOW

13/12/2019

PUBLICIDADE

Foto: diariodigital.com.br

SOLUÇÃO QUE JAMAIS ADOTARÃO

14/12/2019
Foto: AE/BS

MUSTANG BLACK SHADOW: AO VOLANTE, UMA EMOÇÃO SÓ

13/12/2019

GMA T.50, O SUCESSOR DO MCLAREN F1 ESTÁ CHEGANDO

13/12/2019
Foto: divulgação

FORD ANUNCIA O MUSTANG BLACK SHADOW

13/12/2019

AE NO INSTA

Siga!

  • Uma ilustra    o conemorativa aos nosso 10 anos completados em 2018 e que virou adesivo
  •  carrodoleitorAE o VTI nervoso do  modojulio
  •  carrodoleitorAE
  • O  gersonborini est   testando o Honda Civic Touring 2020   Logo no AE
  •  savethewagons  savethewagons
  • Adivinhe de qual editor do AE foi esse Defender 90   mao4100    juvenaljorge911   gersonborini ou  paulokeller    carrodoeditorAE
  •  fernandocalmonoficial nos levou para um teste r  pido com o Golf GTE h  brido  Veja l   nos stories alguns coment  rios r  pidos  E aproveite para seguir o Calmon   fernandocalmonoficial  Bom domingo a todos   golfgte  vwgolfgte

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Portal AE

  • Todos
  • MOTOentusiastas
  • Falando de Fusca & Afins
  • Fernando Calmon

SOLUÇÃO QUE JAMAIS ADOTARÃO

Foto: diariodigital.com.br

Foto: diariodigital.com.br

por Celso Franco
14/12/2019
SharePinSendSend

Parceiros AE

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In