• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

CICLOMOTORES FINALMENTE LIBERADOS DE HABILITAÇÃO

identicon por Bob Sharp
15/11/2015
em Análises






Código de Trânsito Brasileiro, seção Conceitos e Definições:

CICLOMOTOR – veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora.

Na compilação do Código de Trânsito Brasileiro, na década de 1990, alguém se atrapalhou, pois ciclomotor sempre foi uma bicicleta à qual um motor é adicionado, mantendo pedais e transmissão que permitam impulsão humana.

 

VeloSolex
Velosolex, francês, motor de 0,85 cv (foto buyvintage1.wordpress.com)

Por força da definição acima, valem as motocicletas e scooters (motonetas) para fins de enquadramento na categoria ciclomotor, mesmo que não se possa pedalar neles. Há vários scooters com motor de 50 cm³ e logo me vem à cabeça a Vespa 50.

 

Vespa 50 web
Vespa 50 (youtube.com)

Seja como for, o fato é que a decisão, dia 20 último, da juíza Nilcéa Maria Barbosa Maggy, da 5ª Vara Federal de Pernambuco,  concedendo liminar à ação civil pública impetrada pela Associação Nacional de Usuários de Ciclomotores (Anuc) no sentido de condutores desses veículos serem dispensados de habilitação, é merecedora de todo aplauso. O meu receio é essa liminar ser derrubada por algum desembargador.

No mundo inteiro o ciclomotor é tratado como bicicleta e, portanto, não requer habilitação para conduzi-lo. A pequena cilindrada não permite que tenha grande potência. Mesmo hoje, com o avanço da tecnologia de motores, chega-se, por exemplo, a 2,7 cv na Traxx Sky 50 da foto de abertura. Com essa potência o desempenho é muito próximo do de uma bicicleta, se  não igual.

No Brasil criou-se a necessidade de se ser penalmente imputável (ser sujeito ao Código Penal) para conduzir qualquer veículo automotor, e como para ser imputável é preciso ter no mínimo 18 anos completos, resulta que para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou, no caso dos ciclomotores, ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), só tendo 18 anos.

Qual a idade para conduzir ciclomotor

Em geral, mundo afora, mesmo dispensada a habilitação,  há a exigência de se ter no mínimo 14 anos para conduzir ciclomotor, o que tem sua lógica, visto tratar-se de praticamente uma bicicleta em termos de desempenho, e com a vantagem de uma ciclística incomparavelmente superior a uma “magrela”, portanto uma questão indiscutível de maior segurança. Além disso, impensável precisar-se ter 18 anos para andar de bicicleta.

Nesse ponto a liminar em questão é falha ao suspender os efeitos da Resolução nº 168/04 do Contran, entre os quais precisar o candidato à CNH ou à ACC ser penalmente imputável, deixando brecha para que não haja idade mínima para conduzir um ciclomotor. Enfim, um imbróglio só, e inversamente proporcional à cilindrada de um ciclomotor.

A solução

Como no caso recente, em São Paulo, um senhor ter sido atropelado e morto numa ciclovia por uma bicicleta, se o ciclista fosse menor de idade (inimputável), nada poderia lhe acontecer senão ser conduzido à Fundação Casa. Analogamente, um condutor de ciclomotor com menos de 18 anos estaria sujeito ao mesmo tratamento. Desse modo, a solução para o “caso do ciclomotor”, na minha visão, seria:

1. Redefinir ciclomotor no CTB,  exigindo que tenha elementos mecânicos para tração humana. Não tendo, será considerado motocicleta ou montoneta (scooter), independente da cilindrada do motor.

2. Dispensar qualquer forma de habilitação ou autorização para conduzir ciclomotores com motor de até 50 cm³, mas só poderão pilotá-los os maiores de 14 anos, desde que portadores de carteira de identidade.

3. Obrigar o licenciamento dos ciclomotores de modo a poderem ser identificados e lavradas autuações por infração de trânsito, cabendo ao pai ou responsável do condutor a responsabilidade pelo pagamento de multas. Para isso, este terá que ser, obrigatoriamente, o proprietário do ciclomotor.

4. Consoante o ponto acima, o ciclomotor será alvo do DPVAT.

5. Condutores de ciclomotores serão obrigados a cumprir o estabelecido no Código de Trânsito como qualquer condutor habilitado, cabendo-lhes se inteirarem do seu conteúdo, hoje facilmente encontrável na internet, sendo desnecessário cursos ou treinamento a respeito.

Vantagens

Possibilitar o acesso dos menores de 18 anos ao ciclomotor é altamente vantajoso sob vários aspectos. Entre as vantagens:

1. Possibilitar o ingresso do jovem ao mundo motorizado legalmente, de grande utilidade para sua vida futura, aumentando significativamente a possibilidade de vir a ser um bom motorista.

2. Inseri-lo desde cedo no sistema de tráfego com conhecimento das regras de trânsito e responsabilidade.

3. Dar mobilidade de baixo custo ao jovem, que naturalmente se absterá de pegar o carro do pai ou da mãe para se deslocar.

4. Por ser um veículo mais veloz que a bicicleta, o ciclomotor pode se misturar melhor e com mais segurança à corrente de tráfego urbano.

5. Incutir no jovem tecnologia e noções de como cuidar de veículo automotor, igualmente útil para sua vida futura.

Tudo o que foi exposto nesta matéria é pragmático, dado que passei por essa experiência quando adolescente e tenho certeza e consciência do valor que representou para mim nos anos que se seguiram, experiências que guardo e utilizo até hoje com quase 73 anos.

 

victoria-1
Foi com uma bicicleta com motor Victoria de 38 cm³ e 1 cv, duas marchas, como a da foto, que começou minha vida motorizada aos 14 anos (foto 50kubk.de)

Que legisladores e autoridades de trânsito tenham um rasgo de luz e voltem seus olhos para uma questão tão importante.

BS

 





Anterior

Quem paga o pato?

Próximo

EBMI, OU ESCOLA BRASILEIRA DE MOTORISTAS IDIOTAS

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

EBMI, OU ESCOLA BRASILEIRA DE MOTORISTAS IDIOTAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Renault

RENAULT EMBARCA NA “NOUVELLE VAGUE”

15/01/2021
Fotos: Emilio Camanzi exceto abertura e mais outra, ambas divulgação

MEU ENCONTRO CASUAL COM O BATMÓVEL HÁ EXATOS 10 ANOS

15/01/2021

SAIU O RESULTADO DA ELEIÇÃO DO MELHOR COMENTÁRIO DE 2020

14/01/2021
Foto: Ford

REFLEXOS DO FIM DA PRODUÇÃO DA FORD

14/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In